Sumários
T.6. Funções e Técnicas da Gestão Operativa na AP: Serviços partilhados. Capacidades legais, financeiras, materiais e humanas. Gestão de Projetos.
15 Novembro 2021, 18:00 • Rita Sousa
Este tema teve como objetivo analisar as funções técnicas da política integrada, através da articulação de vários serviços e organismos públicos, com base na seguintes referências bibliográficas:Elston, Thomas (2014): "Shared Corporate Services in the Public Sector: A Critical Review", Elston, Thomas (2015), "To share or not to share? Delivering corporate services in 21st century government", Elston, Thomas (2015): "Sharing services, saving money? Five risks to cost saving when organizations share administrative services", Janssen, M. & Joha, A. 2006. "Motives for establishing shared service centres in public administration", Hood, Christopher (2014):"Four ways of containing running costs on goverment and public services" e Lau, Edwin (2015): "A Public Sector Innovation Framework for Managing Shared Services". Também foi analsado o caso português através do estudo de Oliveira, A. et all. (2015):"Estudo sobre a integração e partilha de serviços entre municípios. Um contributo da sociedade civil."
T.5. Funções e Técnicas de Gestão Política: Mobilização de Apoios e Legitimidade. Prestação de Contas. Promoção, Negociação e Liderança. Transparência
8 Novembro 2021, 18:00 • Rita Sousa
Nesta sessão são apresentadas as principais funções e técnicas de gestão política para a mobilização de apoios, de forma a compreender como e porquê a liderança é crítica para o sucesso das organizações, aprender as bases de uma liderança eficaz, saber como utilizar as competências de liderança para trabalhar de forma eficaz com as equipas e usar a liderança para organizar e influenciar as equipas. Também foram identificados os principais estilos de liderança e o perfil dos dirigentes.
T.4. Processos de NGP e principais reformas: a) Reformas de caráter estrutural (especialização horizontal e vertical); b) Reformas de Gestão (devolução, delegação da autoridade, autonomia); c) Reformas de Contenção: cortes e disciplina orçamental; d) impacto COVID
25 Outubro 2021, 18:00 • Rita Sousa
Nas últimas décadas , foi introduzida na Administração Pública Portuguesa uma dinâmica que foi acompanhada de profundas alterações legislativas e a construção de novos instrumentos de gestão, os quais visam introduzir , nos serviços e organismos da Administração Direta e Indireta do Estado, uma estrutura organizacional cuja uniformização permitiria interna e externamente, ampliar a eficiência das atividades e processos em cada organismo, descentralizar a autoridade e a responsabilidade, identifica r a respetiva missão e funções, garantir a participação dos cidadãos e facilitar o acesso aos serviços e a aproximação dos serviços às populações. Com base nas leituras selecionadas é analisado o confronto de dois paradigmas sobre as estruturas da AP: a NGP e o modelo hierárquico weberiano.
T.3. Trajetórias de Modernizção e Reforma dos Recursos Humanos
18 Outubro 2021, 18:00 • Rita Sousa
São apresentadas as principas reformas no âmbito dos recursos humanos pararacionalizar e modernizar a estrutura do Estado assim como para reavaliar as funções do Estado e promover uma cultura de avaliação e responsabilidade, distinguindo o mérito e aexcelência. Esta sessão foi apresentada com base nas leituras recomendadas:Robert Paton & MacCalman (2008), Pollitt & Bouckaert (2011) & Chistopher Pollitt (2003).
T2. Modelo de Reforma de Gestão Pública: Sistema Político, Sistema Administrativo e Processo de Decisão
11 Outubro 2021, 18:00 • Rita Sousa
Nesta sessão foram analisadas as principais reformas implementadas nas últimas décadas.
EM primeiro lugar, é apresentada a dicotomia entre a administração pública e a politica a partir de diferentes modelos teóricos da AP: modelo ortodoxo, modelo neoclássico, NGP, teoria da escolha pública e complementariedade. Uma das principais conclusões a reter da leitura dos textos é que efetivamente não há uma verdadeira separação entre a Política e a Administração Pública e vice-versa. Uma está subjacente à outra, uma toma decisões e a outra executa.
Em segundo lugar, a Administração Pública evolui para um modelo de gestão pública, no sentido de que poderá procurar um caminho para uma maior eficiência, eficácia e economia mas nunca descurando a prossecução do interesse público, o que traz uma outra perspetiva, diferente da preconizada pelo modelo de gestão preconizado pela New Public Management.
Por último, foi apresentado com base na bibliografia, que nenhum modelo de gestão/administração é melhor que o outro, poder-se-ia pensar que o futuro da Administração Pública passará por um modelo que possa combinar as melhores características que os modelos burocráticos, os modelos de gestão pública e os modelos de Governança têm. Vários pensadores ao estudar a Administração Pública enquanto disciplina na área da Sociologia, começaram por quererem separar a politica da Administração Pública, como se estas duas áreas de intervenção do Estado pudessem ser dissociáveis, independentes uma da outra.