Sumários
Aula 5
23 Outubro 2024, 20:30 • Maria Asensio Menchero
O objetivo desta sessão foi concentrar-se na definição do problema de investigação como passo essencial para a construção de uma pesquisa académica relevante e rigorosa. Em primeiro lugar, é importante entender os conceitos-chave: tema, problema e caso de estudo. O tema corresponde ao contexto geral e abstrato da área de investigação, por exemplo, a reforma da Administração Pública, enquanto o caso de estudo representa a situação específica sobre a qual incide a pesquisa, como o contexto de um país. Já o problema de investigação é uma questão específica e relevante que conecta o tema ao caso de estudo e orienta a pesquisa, sendo o foco central da análise.
A relevância do estudo deve ser claramente justificada, considerando o seu interesse científico e social. Este aspeto é essencial para demonstrar o valor da investigação e a sua contribuição tanto teórica quanto prática, ao propor soluções ou esclarecer questões cruciais na área de estudo.
Aula 3
9 Outubro 2024, 20:30 • David Alexandre Correia Ferraz
O objetivo desta
sessão foi tratar de uma parte essencial da metodologia de pesquisa no campo da
Administração Pública: a distinção entre o tema, o problema e o estudo de caso.
Esta etapa é fundamental no processo de investigação, pois auxilia os alunos a
organizarem a abordagem e alcançarem resultados relevantes. O tema da pesquisa
é o ponto inicial, que define a área de interesse e fornece o contexto geral da
investigação. Como mencionado, a escolha do tema deve considerar os interesses
do investigador, a relevância para a comunidade científica e a
importância prática no contexto da Administração Pública. Um tema bem escolhido
deve ser claro e específico para orientar a investigação, mas ao mesmo tempo suficientemente amplo para possibilitar a exploração de
diferentes aspectos.
A problematização é o
processo de transformar o tema
numa pergunta de pesquisa
clara e precisa. Isso envolve a identificação de lacunas no conhecimento atual,
questões não resolvidas ou áreas problemáticas que merecem investigação. A
pergunta de pesquisa deve ser relevante, viável e passível de investigação,
além de ser formulada de forma a incentivar a reflexão e discussão.
Por fim, a escolha do
estudo de caso é um passo crucial na definição do problema de pesquisa. O
estudo de caso pode envolver uma organização ou qualquer outra unidade de
análise relevante para o estudo. A seleção do caso deve ser guiada pela sua
pertinência em relação à pergunta de investigação. Também é importante considerar o acesso a dados, a representatividade
e a possibilidade de generalizar os resultados obtidos.
Aula 2
2 Outubro 2024, 20:30 • David Alexandre Correia Ferraz
O propósito desta sessão foi proporcionar uma introdução à
investigação, onde exploramos as características distintivas do conhecimento
científico. As características fundamentais da investigação científica abarca
os seus objetivos, abordagens, métodos e estruturas. Por exemplo, a
investigação científica visa principalmente contribuir para o avanço do
conhecimento em um domínio específico, utilizando a recolha de dados, análise
criteriosa e a geração de novos dados.
Além disso, abordamos os possíveis objetivos de uma
investigação e esclarecemos as distinções entre os métodos indutivo e dedutivo.
A sessão também incorporou uma componente prática, permitindo a identificação
de exemplos concretos relacionados aos temas que vão escolher para as suas
dissertações.
Aula 1
25 Setembro 2024, 20:30 • David Alexandre Correia Ferraz
Apresentação da UC