Sumários

Aula 30-10

30 Outubro 2024, 20:30 David Alexandre Correia Ferraz


Modelo de análise
Métodos e técnicas de investigação

Aula 5

23 Outubro 2024, 20:30 Maria Asensio Menchero


O objetivo desta sessão foi concentrar-se na definição do problema de investigação como passo essencial para a construção de uma pesquisa académica relevante e rigorosa. Em primeiro lugar, é importante entender os conceitos-chave: tema, problema e caso de estudo. O tema corresponde ao contexto geral e abstrato da área de investigação, por exemplo, a reforma da Administração Pública, enquanto o caso de estudo representa a situação específica sobre a qual incide a pesquisa, como o contexto de um país. Já o problema de investigação é uma questão específica e relevante que conecta o tema ao caso de estudo e orienta a pesquisa, sendo o foco central da análise.

relevância do estudo deve ser claramente justificada, considerando o seu interesse científico e social. Este aspeto é essencial para demonstrar o valor da investigação e a sua contribuição tanto teórica quanto prática, ao propor soluções ou esclarecer questões cruciais na área de estudo.

aula 16-10

16 Outubro 2024, 20:30 David Alexandre Correia Ferraz


Aula prática [Alunos]: Apresentação e discussão de temas e problemas de investigação dos alunos

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Aula 3

9 Outubro 2024, 20:30 David Alexandre Correia Ferraz


O objetivo desta sessão foi tratar de uma parte essencial da metodologia de pesquisa no campo da Administração Pública: a distinção entre o tema, o problema e o estudo de caso. Esta etapa é fundamental no processo de investigação, pois auxilia os alunos a organizarem a abordagem e alcançarem resultados relevantes. O tema da pesquisa é o ponto inicial, que define a área de interesse e fornece o contexto geral da investigação. Como mencionado, a escolha do tema deve considerar os interesses do investigador, a relevância para a comunidade científica e a importância prática no contexto da Administração Pública. Um tema bem escolhido deve ser claro e específico para orientar a investigação, mas ao mesmo tempo suficientemente amplo para possibilitar a exploração de diferentes aspectos.

A problematização é o processo de transformar o tema  numa pergunta de pesquisa clara e precisa. Isso envolve a identificação de lacunas no conhecimento atual, questões não resolvidas ou áreas problemáticas que merecem investigação. A pergunta de pesquisa deve ser relevante, viável e passível de investigação, além de ser formulada de forma a incentivar a reflexão e discussão.

Por fim, a escolha do estudo de caso é um passo crucial na definição do problema de pesquisa. O estudo de caso pode envolver uma organização ou qualquer outra unidade de análise relevante para o estudo. A seleção do caso deve ser guiada pela sua pertinência em relação à pergunta de investigação. Também é importante considerar o acesso a dados, a representatividade e a possibilidade de generalizar os resultados obtidos.

Aula 2

2 Outubro 2024, 20:30 David Alexandre Correia Ferraz


O propósito desta sessão foi proporcionar uma introdução à investigação, onde exploramos as características distintivas do conhecimento científico. As características fundamentais da investigação científica abarca os seus objetivos, abordagens, métodos e estruturas. Por exemplo, a investigação científica visa principalmente contribuir para o avanço do conhecimento em um domínio específico, utilizando a recolha de dados, análise criteriosa e a geração de novos dados.

Além disso, abordamos os possíveis objetivos de uma investigação e esclarecemos as distinções entre os métodos indutivo e dedutivo. A sessão também incorporou uma componente prática, permitindo a identificação de exemplos concretos relacionados aos temas que vão escolher para as suas dissertações.