Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00552
Acrónimo :
00552
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
48.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
24.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
3.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
27.0h/sem
Trabalho Autónomo :
1173.0
Horas de Trabalho Total :
1200.0h/sem

Área científica / Scientific area


Políticas Públicas

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2012/2013

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável

Objetivos Gerais / Objectives


- Estimular o processo de investigação de problemas definidos no âmbito da administração pública ou de elaboração de modelos susceptíveis de constituir propostas de resolução de problemas de funcionamento / procedimentos dos organismos da administração pública - Acompanhar e orientar a construção metodológica da dissertação ou do Trabalho de Projeto em Administração Pública

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


-Identificar problemas e elaborar diagnósticos de situações específicas num dado organismo da administração pública, central, regional ou local - Planear e monitorizar o processo de pesquisa autónoma - Experimentar ? em sala de aula - capacidade de comunicar com os seus e com a sociedade em geral sobre a área científica da administração pública e, em particular, sobre problemas por eles especificamente investigados, tornando claros os fundamentos, os procedimentos e as conclusões das suas análises

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Dada a natureza laboratorial desta unidade curricular, as aulas consistem sobretudo em actividades práticas, a realizar pelos estudantes (individualmente e em grupo) sob orientação do docente. O tempo lectivo semanal termina com um balanço da actividade, com breves apresentações feitas pelos alunos e uma sistematização realizada pelo docente. 1. Administração pública: objectivos, especificidades, modalidades e problemas. 2. Reflexão acerca dos exemplos de modelos de gestão públicas; 3. Dissertação - Trabalho de projecto: modelos e temas 4. Linha orientadora para a elaboração do projeto de pesquisa 5. Apresentação de diagnósticos em organismos da administração pública 6. Integração de conhecimentos prévios de forma adaptada ao diagnóstico – apresentado na sala de aula – com o objectivo de desenvolver projetos de trabalho de pesquisa em administração pública 7. Apresentação dos planos de dissertação e projeto 8. Debate em sala e orientações específicas 9. Problemas de operacionalização 10. Debate sobre projetos apresentados pelos estudantes.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


- Os objectivos orientam a definição dos conteúdos, iniciando-se por uma reflexão sobre os conhecimentos adquiridos e os diagnósticos apresentados - O programa termina com a monitorização e discussão sobre instrumentos, quer de pesquisa, quer de elaboração de propostas de trabalho de projeto (propostas de melhorias de funcionamento, de interoperabilidade, de procedimentos, etc.,)

Avaliação / Assessment


Apresentação pelos discentes do tema definido, da estrutura do trabalho, dos métodos a utilizar e das fases de elaboração do mesmo Consulta da bibliografia de referência e pesquisa autónoma de bibliografia complementar, de exemplos ilustrativos e de informação pertinente (individual e/ou em grupo); Debate e reflexão analítica sobre os temas de trabalho dos mestrandos | A progressão do trabalho é monitorizada na orientação tutorial, conforme as seguintes datas de controlo do trabalho ( e correção do mesmo): - Entrega do Registo do tema na sala de aula: 30.10.2012; - Capítulo I- Enquadramento: 30.01. 2013;- Capítulos II e III ? Análise e interpretação: 30.04.2013 ; -Versão provisória: 30.05. 2013; - Primeira entrega final: 30.06.2013; - Segunda entrega final: 30.09.2013 - Defesa: até 15.12.2013.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Apresentação pelos discentes do tema definido, da estrutura do trabalho, dos métodos a utilizar e das fases de elaboração do mesmo Consulta da bibliografia de referência e pesquisa autónoma de bibliografia complementar, de exemplos ilustrativos e de informação pertinente (individual e/ou em grupo); Debate e reflexão analítica sobre os temas de trabalho dos mestrandos

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


- Exposição temática e referências bibliográficas, disponibilizadas aos alunos e alunas - Reflexão pela interrogação do docente aos discentes sobre os problemas que pode enfrentar e as soluções que pode apresentar - Incentivo ao debate com os colegas, forma de controlo das análises e das propostas de resolução de problemas - Relação e reflexão com os conteúdos teóricos e analíticos das matérias apreendidas da trajectória escolar

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Rocha, Oliveira, J.A. (2011), Gestão pública ? Teorias, modelos e prática, Escolar Editora Peters, G. Guy (2009) ?Still the cintura of bureaucracy) - The roles of public servants?, Public Policy and Administration, nº 30;Quivy e Campenhoudt (2008 ), Mozzicafreddo, Juan e João Salis Gomes (2011) (Org.), Projecto de inovação na gestão pública. Lisboa, Editora Mundos Sociais; Normas de formatação Gráficas e de Referências Bibliográficas, Escola de Sociologia e Políticas Públicas, ISCTE-IUL (2009, 1ª edição); Moderna Gestão Pública ? Dos meios aos resultados (2000), INA; Melhor gestão para uma melhor administração, Fórum 2000, ISCSP/UTL; Manual de investigação em ciências sociais, Gradiva; Reforma da Administração e da Gestão Pública, Revista Portuguesa de Administração e Políticas Públicas, Vol. II, nº 2 Ferlie et al. ,(2007) The Oxford Handbook of Public Management, Oxford, Oxford University Press;

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Silva, Augusto Santos e José Madureira Pinto (orgs.) (1986), Metodologia das Ciências Sociais, 8ª ed., Porto, Edições Afrontamento Rocha, Oliveira, J. A. (2005), Gestão de Recursos Humanos na Administração Pública, Lisboa, Escolar Editora Rocha, Oliveira, J. A. (1999), Gestão pública e modernização administrativa, Oeiras, INA Mozzicafreddo, J. e J. Salis Gomes (2007), Interesse Público, Estado e Administração, Oeiras, celta Editora Mozzicafreddo, J. e J. Salis Gomes (2003), Ética e Administração ? como modernizar os serviços Públicos? Oeiras, celta Editora Modernizar a Administração Pública, Fórum (2000), Revista Portuguesa de Administração e Políticas Públicas, Vol. I, nº 1 Ghiglione, Rodolphe e Benjamin Matalon (1997), O Inquérito: Teoria e Prática, Oeiras, Celta Editora Fonseca, Fátima e Carlos Carapeto (2005), Administração Pública ? Modernização, Qualidade e Inovação, Lisboa, Edições Sílabo Denhardt, Janet V. e Robert B. Denhardt (2003), The New Public Service - Serving, not Steering, New York, M.E. Sharp

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16