Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Métodos de Pesquisa Social
Departamento / Department
Departamento de Métodos de Pesquisa Social
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem
Objetivos Gerais / Objectives
Introdução à pesquisa empírica em ciências sociais. Estratégias de investigação e articulação com procedimentos operatórios de recolha e de tratamento da informação. Metodologias quantitativas e qualitativas accionadas no contexto da pesquisa: procedimentos de recolha e de análise da informação. Estes objectivos de aprendizagem compaginam-se com o recurso constante a exemplos; à participação dos estudantes interpelados pelo docente; role-playing; exercícios práticos a partir dos interesses dos estudantes.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1- desenvolver perspectiva crítica sobre a produção de conhecimento científico; OA2 - introdução às regras e procedimentos de construção de um desenho de pesquisa; OA3 - de articulação entre a estratégia metodológica e objecto e objectivos de pesquisa; OA4 - reflexão sobre os resultados da pesquisa empírica à luz dos conceitos metodológicos de fiabilidade e validade.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Projecto de investigação sociológica 1. Objectivos, níveis de análise e estratégia de investigação 2. Ruptura e construção do objecto teórico 3. Problemática teórica e o modelo de análise 4. Delimitação do campo empírico, estratégia e plano de observação 5. Construção de amostras, selecção de casos, constituição de corpus de análise empírica CP2. Inquérito por questionário 1. Objectivos, hipóteses de trabalho e construção do questionário 2. Limitações e enviesamentos, regras de redacção e estruturação do questionário e formas de aplicação CP3. Análise de dados estatísticos e interpretação sociológica CP4. Entrevistas e Histórias de Vida 1. Tipos de entrevistas - articulação com o objecto 2. Condução da entrevista CP5. Observação e trabalho de campo CP6. Análise de Conteúdo 1. Documentos produzidos pelo investigador (entrevistas e histórias de vida) 2. Documentos produzidos noutros contextos sociais (ex: imprensa e discurso político)
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os CP definidos no programa respondem directamente a OA1 e OA2; a pesquisa que os alunos deverão realizar p/avaliação cumpre, em particular o OA3. Os exemplos apresentados em aula, as aulas práticas, a realização do trabalho para avaliação e a sessão de acompanhamento destes trabalhos respondem aos quatro objectivos e, em particular, ao OA4.
Avaliação / Assessment
O processo de avaliação, periódica, implica i) apresentação oral do projecto de pesquisa a realizar-se em data a acordar com os alunos (20% da nota final); ii) um relatório sobre a investigação, cujo conteúdo e data de entrega serão comunicados pelos docentes, no início do semestre (80% da nota final). Na Avaliação Periódica (AP) os alunos têm que estar presentes em, pelo menos, 60 % das aulas. Todos os estudantes podem recorrer ao exame final, a realizar nas 1ª e 2ª Época e Época Especial, incluindo aqueles que não tiverem obtido aprovação na avaliação periódica.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Dado o carácter instrumental da UC e o conteúdo teórico prático do programa, a metodologia de ensino reflecte esta dupla natureza, As aulas combinam um método expositivo com demonstrativo, através de exemplos práticos ilustrativos. A discussão é também estimulada a partir dos percursos académicos e profissionais dos estudantes- Serão usados materiais pedagógicos (vídeos, por exemplo) que apelam directamente para a participação/exploração/descoberta, dos estudantes
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Dado que a UC tem uma componente prática dominante, os materiais pedagógicos são de carácter prático (exercícios práticos, visionamento de vídeos, consulta de arquivos, análise de documentos, etc.). Estes recursos pedagógicos permitem i) a experimentação dos conteúdos, ii) a apropriação da linguagem da investigação, iii) a passagem da teoria á prática, essencial para a aquisição das ferramentas envolvidas num processo de pesquisa em ciências sociais.
Observações / Observations
Por se tratar de uma Unidade Curricular metodológica, de natureza instrumental, não se aplica a integração de ODS.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
GUERRA, I., Pesquisa Qualitativa e Análise de Conteúdo. Sentidos e formas de uso, São João do Estoril, Principia, 2006, 2006, São João do Estoril, Principia, POIRIER,J., CHAPIER-VALADON, S., Histórias de Vida- Teoria e Prática, 1995, Oeiras, Celta, SANTOS SILVA e MADUREIRA PINTO (orgs.), Metodologia das Ciências Sociais,, 1987, Porto, Afrontamento, BARDIN, L., Análise de conteúdo, 2000, Lisboa, Edições 70, BEAUD, S., Weber, F., Guia para a pesquisa de campo, 2007, Petropolis, Vozes Lda, BERTAUX, D.,, As Narrativas de Vida, 2020, Lisboa, Mundos Sociais, BRAVO, R.S., Técnicas de investigación social. Teoria y Ejercicios, 1995, Madrid, Paraninfo, BRYMAN, A., CRAMER, D., Análise de dados em ciências sociais - introdução às técnicas utilizando o SPSS, 1992, Oeiras, Celta, pp. 79-96, BURGESS, R.G., A pesquisa de terreno : uma introdução,, 1997, Oeiras, Celta, FODDY, William, Como perguntar. Teoria e Prática da construção de perguntas para entrevistas e questionários, 1996, Oeiras, Celta Editora, GHIGLIONE, R., MATALON, B., O inquérito. Teoria e Prática, 1996, Oeiras, Celta, PERETZ, H., Métodos em Sociologia, 1998, Lisboa, Temas e Debates,
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
FRANKFORT-NACHMIAS, C., NACHMIAS, D.,, Research Methods in The Social Sciences, Londres, 1992, St.Martin?s Press, BERTAUX D., Delcroix, C., Case histories of Families and social processes. Enriching sociology? in PRUE CHAMBERLAYNE et al.(eds), The Turn to Biographical Methods in Social Science. Comparative issues and examples, 2000, London, Routledge, BLAIKIE, N., Designing Social Research, 2000, Cambridge, Polity Press, BLANCHET, A., GOTMAN,A.,, L'enquête et ses méthodes : l'entretien, 1992, Paris, Nathan, BRYMAN, A., Social research methods,, 2012, Oxford, Oxford University Press, DROESBEKE, J., THOVERON, G.,, Au royaume des sondages, 1990, Bruxelles, Editions de l'Université de Bruxelles, 1990, pp. 23-70, DUPOIRIER,E., PARODI, J.-L.,, Les indicateurs socio-politiques aujourd?hui, 1997, Paris, L'Harmattan, DUCHESNE, S., Haegel, F.,, L'entretien collectif, 2005, Paris, A.Colin, FESTINGER, L., KATZ, D, Los métodos de investigacion en las ciências sociales, 1992, Barcelona, Paidós, 1992, pp. 171-234, FLICK, U.,, An Introduction to Qualitative Research, 1998, Londres, Sage, GILBERT, N (org.), Researching social life,, 2001, Londres, Sage, GRAWITZ,M.,, Méthodes des sciences sociales (4a ed.),, 1979, Paris, Dalloz, 1979, Livre II - ch.2 - sections 1 e 2, Livre III - Titre II - ch.1 - section 3., KRIPPENDORf, K.,, Metodología de análisis de contenido. Teoría y práctica, 1997, Barcelona, Ediciones Paidós Ibérica, MATALON, B.,, Décrire, expliquer, prévoir. Démarches expérimentales et terrain, 1988, Paris, A. Colin, 1988, SUE, V. M.,, Conducting Online Survey, 2007, London, Sage, OSUNA, J.R.,, Métodos de muestreo, 1991, Madrid, CIS, OSUNA, J.R.,, Métodos de muestreo. Casos prácticos,, 1993, Madrid, CIS, PONS, I., Programación de la investigación social, 1993, Madrid, CIS, SCOTT, J., A matter of record - Documentary sources in social research, 1990, , Cambridge,Polity Press, 1990, [caps. 1,2,3], SUE, V. M.,, Conducting Online Surveys, 2007, London, Sage,
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16