Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Métodos de Pesquisa Social
Departamento / Department
Departamento de Métodos de Pesquisa Social
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular tem como objetivo geral capacitar os/as estudantes a planear e conduzir investigações empíricas em ciências sociais, desenvolvendo competências para a compreensão e a aplicação dos métodos de pesquisa social, tanto quantitativos como qualitativos. São discutidas as potencialidades e os limites das estratégias metodológicas extensivas e intensivas, permitindo a aquisição de conhecimentos teórico-metodológicos para a definição e seleção apropriada dos métodos em contexto de investigação. A UC habilita os/as estudantes à elaboração de questionários e guiões de entrevista, ao planeamento da recolha de informação empírica e à interpretação de dados estatísticos e qualitativos. Desta forma, proporciona uma formação baseada na interconexão entre conceptualização e operacionalização reflexiva dos métodos de pesquisa social, facultando competências teóricas, técnicas e analíticas para a elaboração e realização de investigações no campo das ciências sociais.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da UC, cada estudante deverá ter adquirido as competências necessárias para: OA1. Definir as etapas de um processo de investigação em ciências sociais, identificando o papel dos métodos e das técnicas de pesquisa na produção do conhecimento científico; OA2. Distinguir as estratégias metodológicas extensiva e intensiva, demonstrando as suas características, potencialidades e limitações; OA3. Elaborar e validar instrumentos para a recolha da informação no contexto da investigação extensiva, com definição do processo de amostragem e construção de questionários; OA4. Elaborar e validar instrumentos para aplicação em investigações intensivas, com elaboração de guiões de entrevista e definição do trabalho de campo; OA5. Perceber a estrutura de uma base dados, classificando as variáveis e interpretando tabelas e gráficos; OA6. Analisar e interpretar dados qualitativos, recorrendo à análise de conteúdo de entrevistas e outros documentos.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1 - O processo de investigação 1.1 Introdução ao processo de investigação em ciências sociais 1.2 As etapas do processo de investigação 1.3 Métodos e técnicas de investigação: principais noções e características CP2 - Investigação extensiva 2.1 Investigação extensiva: características principais 2.2 Planeamento e condução de inquéritos por questionário 2.3 Principais técnicas de amostragem 2.4 Tipos de perguntas, construção e validação de questionários 2.5 O inquérito online CP3 - Investigação intensiva 3.1 Investigação intensiva: características principais 3.2 Tipos de entrevistas e níveis de directividade 3.3 Planeamento e condução de entrevistas 3.4 Elaboração de guiões de entrevista 3.5 Observação e trabalho de campo CP4 - Análise e interpretação de dados quantitativos e qualitativos 4.1 Exploração e análise de bases de dados com SPSS 4.2 Produção e interpretação de tabelas e gráficos 4.3 Análise de conteúdo de entrevistas e outros documentos
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos (CP) são coerentes com os objetivos de aprendizagem (OA), garantindo o desenvolvimento das competências previstas na UC. Cada CP apoia múltiplos AO, promovendo uma formação integral e interconectada: CP1, que cobre o processo de investigação, está relacionado com OA1 e OA2, pois introduz os/as estudantes às etapas da investigação sociológica e à metodologia das ciências sociais, promovendo uma compreensão crítica e reflexiva dos métodos de pesquisa social. CP2, focado na investigação extensiva, está correlacionado com OA3 e OA5, capacitando os/as alunos/as para conduzir inquéritos, construir questionários, explorar bases de dados e interpretar dados quantitativos. CP3, que aborda a investigação intensiva, relaciona-se com OA4 e OA6, habilitando os/as estudantes para conduzir entrevistas, elaborar guiões e analisar dados qualitativos. CP4 integra-se com OA5 e OA6, enfatizando a exploração de bases de dados e interpretação de dados quantitativos e qualitativos.
Avaliação / Assessment
Os/as estudantes podem optar por uma das duas modalidades de avaliação estabelecidas para esta UC em consonância com o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências (RGACC) do Iscte: 1) Avaliação ao longo do semestre; 2) Avaliação por exame. Avaliação ao longo do semestre: modalidade de avaliação composta por duas componentes: Percurso de Aplicações Metodológicas (60%) e Trabalho de Grupo (40%). a) Percurso de Aplicações Metodológicas: esta componente traduz-se numa sequência de exercícios metodológicos que desafiam os/as alunos/as a colocarem em prática os conhecimentos adquiridos em cada bloco de conteúdos programáticos da UC. Os exercícios são realizados individualmente ao longo do semestre, de forma síncrona ou assíncrona, permitindo uma avaliação contínua dos/as estudantes e do seu progresso no domínio dos métodos de pesquisa em ciências sociais. Para se manterem em avaliação ao longo do semestre, os/as estudantes podem prescindir da entrega de apenas um dos exercícios metodológicos propostos. A nota obtida nesta componente corresponde a 60% da classificação final da UC. b) Trabalho de Grupo: esta componente consiste na elaboração de uma análise de duas investigações empíricas, uma intensiva e outra extensiva, a partir do exame de duas dissertações de mestrado dedicadas a áreas temáticas relacionadas aos interesses dos/as estudantes. Deve-se privilegiar a análise de dissertações de mestrado desenvolvidas na área científica do curso em que os/as estudantes estão inscritos. Os trabalhos podem ser realizados em grupo (dois elementos) ou individualmente. O documento deverá ser escrito de acordo com a estrutura do trabalho proposta pela equipa docente. Para se manterem em avaliação ao longo do semestre, os/as estudantes devem obter nota mínima de 10 valores no trabalho de grupo. A nota obtida nesta componente corresponde a 40% da classificação final da UC. Além dos requisitos mínimos em cada componente, a avaliação ao longo do semestre implica a presença dos/as estudantes em pelo menos 60% das aulas. Avaliação por exame: ocorre, exclusivamente, durante o período de avaliações e incide sobre toda a matéria lecionada na unidade curricular, com questões de natureza teórica e teórico-prática. Consiste numa prova escrita individual composta por questões que visam aferir tanto as competências práticas para a aplicação dos métodos de pesquisa social quanto o conhecimento teórico propiciado pela leitura da bibliografia principal. São admitidos/as a esta modalidade de avaliação os/as estudantes que por ela tenham optado e os/as estudantes que não tenham obtido aprovação na modalidade de avaliação ao longo do semestre.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As metodologias de ensino e aprendizagem desta UC refletem a sua natureza Teórico-Prática (TP) e estão alinhadas com o Modelo Pedagógico do Iscte. As metodologias adotadas objetivam transmitir conhecimentos teóricos e teórico-práticos para a promoção de habilidades práticas para a elaboração e condução de investigações extensivas e intensivas em ciências sociais. As aulas combinam a exposição de conceitos teóricos e princípios metodológicos com atividades práticas que facilitam a compreensão e aplicação dos métodos e técnicas de investigação. Adota-se, portanto, uma combinação de metodologias de ensino que inclui abordagens expositivas, demonstrativas, participativas e ativas. Concretamente, estas metodologias traduzem-se em: Exposição de conteúdos: apresentação teórica sobre o processo de investigação, sobre as metodologias extensiva e intensiva e sobre os métodos quantitativos e qualitativos em ciências sociais. Discussão de exemplos: análise de casos reais e hipotéticos que ilustram a aplicação dos conceitos teóricos e das práticas metodológicas, com discussão ativa. Realização de exercícios: prática de técnicas de investigação, incluindo a elaboração de questionários e de guiões de entrevistas, e análise e interpretação de dados quantitativos e qualitativos. Sessões tutoriais: apoio adicional na elaboração e análise de procedimentos metodológicos, instrumentos para a recolha de informação empírica e análise de dados, com especial atenção à realização do Percurso de Aplicações Metodológicas e elaboração do Trabalho de Grupo, conforme necessidade. Além dos tempos letivos, a UC pressupõe a realização de trabalho autónomo por parte dos/as estudantes. Estes serão incentivados a realizar leituras e análises de investigações empíricas, com especial atenção à articulação entre os métodos de pesquisa social e as demais fases do processo de investigação. Espera-se que os/as estudantes identifiquem e leiam dissertações de mestrado sobre temas que os/as interessam, preferencialmente desenvolvidas na área científica do curso do mestrado em que estão inscritos/as, de modo que possam explorar e conhecer as opções teórico-metodológicas que poderão mobilizar, a posteriori, para o desenvolvimento das suas próprias investigações e dissertações de mestrado.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino e os métodos de avaliação estão estruturados de forma a garantir a coerência com os objetivos de aprendizagem da UC, especificamente da seguinte forma: Exposição de conteúdos: a apresentação teórica sobre o processo de investigação e métodos extensivo e intensivo fornece as bases necessárias para definir as etapas de um processo de investigação (OA1) e distinguir as estratégias metodológicas (OA2). Esta abordagem prepara os/as estudantes para o Percurso de Aplicações Metodológicas e para a análise crítica e reflexiva sobre a operacionalização dos métodos em investigações empíricas, como o farão no Trabalho de Grupo. Discussão de exemplos: a análise de casos reais e hipotéticos facilita a compreensão prática dos conceitos teóricos, ajudando os/as estudantes a perceberem a lógica e conduzirem investigações extensivas e intensivas, bem como a elaborarem procedimentos de recolha de informação (OA3 e OA4). Esta metodologia é aplicada nos exercícios que integram o Percurso de Aplicações Metodológicas. Realização de exercícios: a prática de técnicas de investigação, elaboração de questionários e guiões de entrevistas, e análise de dados quantitativos e qualitativos, está relacionada aos OA3, OA4, OA5 e OA6. Estas três competências norteiam a avaliação ao longo do semestre, permitindo um acompanhamento contínua do progresso dos/as estudantes no domínio dos métodos de pesquisa em ciências sociais. Sessões tutoriais: o apoio adicional no estudo dos conteúdos programáticos da UC possibilitará aos estudantes a aquisição de competências para distinguir as etapas do processo de investigação, construir instrumentos para a recolha de informação e analisar dados. Isso garante um feedback contínuo e direcionado aos /às estudantes, essencial para alcançar os OA1, OA3, OA4, OA5 e OA6. O Percurso de Aplicações Metodológicas desafia os/as alunos/as a aplicarem conhecimentos teórico-práticos, consolidando a aprendizagem contínua e prática dos métodos de pesquisa. O Trabalho de Grupo reforça a análise crítica e comparativa de metodologias extensivas e intensivas, permitindo aos/às estudantes aprofundarem o seu entendimento sobre a coerência entre as diferentes etapas do processo de investigação. Assim, as metodologias de ensino e a avaliação são coerentes e integradas, assegurando que todos os objetivos de aprendizagem sejam alcançados.
Observações / Observations
O uso de ferramentas de inteligência artificial, como o ChatGPT, deve ser devidamente referenciado, incluindo a prompt utilizada para a geração de conteúdos. Estas ferramentas devem ser usadas exclusivamente para apoiar o estudo de conceitos e métodos complexos, e não para substituir o trabalho próprio. Sempre verifique a precisão das informações fornecidas, evite plágio e use-as como um complemento ao seu aprendizado. Trabalhos ou exercícios que utilizem texto produzido por IA não serão aceites.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Albarello, L. et al. (2011). Práticas e métodos de investigação em ciências sociais. Gradiva. Bardin, L. (2020). Análise de conteúdo (Edição revista e ampliada). Edições 70. Beaud, S., & Weber, F. (2007). Guia para a pesquisa de campo. Editora Vozes. Bryman, A. (2022). Social research methods (6th ed.). Oxford University Press. Campenhoudt, L. V., Marquet, J., & Quivy, R. (2023). Manual de investigação em ciências sociais (2ª ed. rev.). Gradiva. Creswell, J. W., & Creswell, J. D. (2018). Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches (5th ed.). SAGE Publications. Flick, U. (2018). An introduction to qualitative research (6th ed.). SAGE Publications. Foddy, W. (1996). Como perguntar – Teoria e prática da construção de perguntas para entrevistas e questionários. Celta Editora. Ghiglione, R., & Matalon, B. (1992). O inquérito – Teoria e prática. Celta Editora. Maroco, J. (2021). Análise estatística com o SPSS Statistics (7ª ed.). ReportNumber.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Becker, H. (1997). Métodos de pesquisa em Ciências Sociais. Hucitec. Bertaux, D. (2020). As narrativas de vida. Mundos Sociais. Bryman, A. & Cramer, D. (1993). Análise de dados em ciências sociais: introdução às técnicas utilizando o SPSS. Celta Editora. Burgess, R. (2001). A pesquisa de terreno: uma introdução. Celta Editora. DeCastellarnau, A. (2018). A classification of response scale characteristics that affect data quality: A literature review. Quality & Quantity, 52(4), 1523-1559. https://doi.org/10.1007/s11135-017-0533-4 Della Porta, D., & Keating, M. (Orgs.). (2008). Approaches and methodologies in the social sciences: A pluralist perspective. Cambridge University Press. Denzin, N. K., & Lincoln, Y. S. (Eds.). (2018). The SAGE handbook of qualitative research (5th ed.). SAGE Publications. Laureano, R., & Botelho, M. C. (2017). IBM SPSS Statistics: O meu manual de consulta rápida (3ª ed.). Sílabo. Moreira, J. M. (2004). Questionários: Teoria e Prática. Almedina. Oliveira, A. et al. (2021). O questionário online na investigação em educação: reflexões epistemológicas, metodológicas e éticas. Universidade Aberta. Paugam, S. (Coord.). (2015). A pesquisa sociológica. Editora Vozes. Silva, A. S., & Pinto, J. M. (2014 [1986]). Metodologia das ciências sociais. Edições Afrontamento. Silverman, D. (2011). Interpreting qualitative data (4th ed.). SAGE Publications. Sue, V. e Ritter, L.A. (2012). Conducting Online Surveys (2ª ed.), Thousand Oaks, Sage. Vicente, P., Reis, E. & Ferrão, F. (2001). Sondagens. A amostragem como factor decisivo de qualidade. Sílabo.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-23