Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00554
Acrónimo :
00554
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Políticas Públicas

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2018/2019

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável

Objetivos Gerais / Objectives


Desenvolver competências ao nível da metodologia de investigação social, aplicada à Administração Pública, que habilitem os discentes à realização da sua dissertação e ao desenvolvimento de projetos de pesquisa no desempenho das suas funções profissionais.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Pretende-se que os discentes saibam: (a) conceber um projeto de pesquisa; (b) desenhar uma pesquisa conducente à prossecução dos objectivos delineados; (c) proceder a uma revisão da literatura; (d) recolher e analisar dados pertinentes para a investigação; (e) redigir trabalhos científicos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


A investigação em Ciências Sociais (2 horas) - Abordagens quantitativas, qualitativas e mistas - Percursos metodológicos Projeto de investigação (4 horas) - Atitudes perante a investigação - Elementos do projecto de investigação Etapas preambulares da investigação (6 horas) - Formulação da pergunta de partida - Revisão da literatura - Construção do modelo de análise Técnicas de recolha de dados (4 horas) - Análise documental - Observação - Entrevistas - Questionários - Análise de conteúdo Análise de dados (2 horas) - Análise de dados na investigação quantitativa - Análise de dados na investigação qualitativa Estudo de caso (2 horas) Redação de trabalhos científicos (4 horas)

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A unidade curricular visa abordar a metodologia de investigação nas ciências sociais de um modo pragmático, optando-se por, em cada etapa, realçar os aspectos chave a atender, para evitar erros e para que o processo de investigação se revele eficaz. Chama-se ainda a atenção para as diferenças existentes entre a investigação qualitativa e quantitativa. Procura-se contemplar todo o processo de investigação, desde a escolha do tema e formulação da pergunta de partida, até à redação final.

Avaliação / Assessment


Para a realização da avaliação continua deverão apresentar uma exposição oral (25%) e um trabalho individual escrito (75%), no final das aulas, que consiste na elaboração de um projeto de pesquisa e/ou intervenção (15/20 pp.). Caso não realizem a avaliação contínua poderão apresentar-se a exame final que consiste na elaboração de um projeto de pesquisa e/ou intervenção - trabalho escrito final individual (15/20 pp). O Regime de presença nas aulas: 75% de assiduidade para avaliação contínua.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Os discentes têm por base 25h de contacto, sendo 24h teóricas e teórico-praticas e 1h de orientação tutorial. Nas aulas teóricas e teórico-práticas será apresentada e discutida a matéria com recurso à exposição pelo docente.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As aulas de natureza expositiva servem para transmitir os cuidados básicos para um desenvolvimento consistente do processo de investigação em Ciências Sociais, com especial ênfase para a Ciência da Administração. Serão dados exemplos que possam concretizar o que está ser transmitido, facilitando a incorporação das razões subjacentes à escolha das diferentes ferramentas de investigação. A bibliografia da unidade curricular contempla várias obras que poderão ajudar os alunos de modo pragmático a conceber o seu plano de pesquisa e a aplicá-lo empiricamente.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Silva, Glauco P. da 2018. Desenho de pesquisa. Brasília: Enap. Gil, Antonio C. 1989. Metodos e Técnicas de Pesquisa Social. 2nd ed. São Paulo: Atlas. Filho, Dalson B. F., Ranulfo Paranhos, Enivaldo C. d. Rocha, Silva Junior, José Alexandre da, e Santos, Manoel Leonardo Wanderley Duarte. 2012. "Levando Gary King a Sério: Desenhos de Pesquisa em Ciência Política." Revista Eletrônica de Ciência Política 3 (1-2): 86-117. Carmo, Hermano, e Manuela M. Ferreira. 2008. Metodologia da Investigação: Guia para Auto-Aprendizagem. 2nd ed. Lisboa: Universidade Aberta. Bryman, Alan. 2012. Social Research Methods. 4th ed. Oxford: Oxford University Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Yin, Robert K. 2009. Case Study Research: Design and Methods. 4th ed. Los Angeles: Sage. Sousa, Gonçalo de Vasconcelos e (1998), Metodologia da Investigação, Redacção e Apresentação de Trabalhos Científicos, Porto, Livraria Civilização Editora Silva, Augusto Santos e José Madureira Pinto (orgs.) (1986), Metodologia das Ciências Sociais, 8ª ed., Porto, Edições Afrontamento Quivy, Raymond, e Luc van Campenhoudt. 2005. Manual de Investigação em Ciências Sociais. 4th ed. Lisboa: Gradiva. Punch, Keith F. (2005), Introduction to Social Research: Quantitative and Qualitative Approaches, 2nd ed., Los Angeles, Sage Publications Phillips, Estelle M. e D. S. Pugh (1998), Como Preparar um Mestrado ou Doutoramento: Um Manual Prático para Estudantes e seus Orientadores, Mem-Martins, Lyon Edições Neuman, W. Lawrence (2004), Basics of Social Research: Qualitative and Quantitative Approaches, Boston, Pearson Education, Inc. McNabb, D. E. (2002), Research Methods in Public Administration and Nonprofit Management: Quantitative and Qualitative Approaches, Armonk, M.E. Sharpe. McNabb, David E. 2010. Case Research in Public Management. Armonk: M.E. Sharpe. Maxwell, Joseph A. (1996), Qualitative Research Design: An Interactive Approach, Thousand Oaks, Sage Higgins, Silvio S., e Antônio C. Ribeiro. 2018. Análise de Redes em Ciências Sociais. Brasília: Enap. Ghiglione, Rodolphe e Benjamin Matalon (1997), O Inquérito: Teoria e Prática, Oeiras, Celta Editora Frada, João José Cúcio (1999), Guia Prático para a Elaboração e Apresentação de Trabalhos Científicos, 8ª ed., Lisboa, Edições Microcosmos Foddy, William (2002), Como Perguntar: Teoria e Prática da Construção de Perguntas em Entrevistas e Questionários, Oeiras, Celta Editora Cunha, Eleonora S. M., e Carmem E. L. Araújo. 2018. Process tracing nas Ciências Sociais: fundamentos e aplicabilidade. Brasília: Enap. Creswell, John W. 2009. Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. 3rd ed. Los Angeles: Sage. Coutinho, Clara Pereira (2013), Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: Teoria e Prática, 2ª ed., Coimbra, Almedina Ceia, Carlos (2003), Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos, 4ª ed., Lisboa, Editorial Presença Betarelli Junior, Admir A., e Sandro d. F. Ferreira. 2018. Introdução à análise qualitativa comparativa e aos conjuntos Fuzzy (fsQCA). Brasília: Enap. Bardin, Laurence (2006), Análise de Conteúdo, Lisboa, Edições 70 Babbie, Earl. 2013. The Practice of Social Research. 13th ed. Belmont: Wadsworth Cengage Learning. Babbie, Earl. 2014. The Basics of Social Research. 6th ed. Belmont: Wadsworth Cengage Learning. Azevedo, Mário (2004), Teses, Relatórios e Trabalhos Escolares: Sugestões para Estruturação da Escrita, 4ª ed., Lisboa, Universidade Católica Editora

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16