Sumários
Aula 10
26 Maio 2022, 18:00 • Rita Sousa
Estatísticas das migrações a partir do World Migrations Report 2021. Migrantes internacionais e refugiados por continentes, regiões e países. Fluxos migratórios: principais países emissores e recetores. Comparação entre população migrante e populção residente.
Análise da imigração por país na Europa e por origem dos migrantes ao longo da última década a partir do Eurostat.
Aula 9
19 Maio 2022, 20:30 • Rita Sousa
Desigualdade de rendimento e risco de pobreza na Europa através de diferentes perspetivas e indicadores. Rácio S80/S20 e índice Gini na Europa e no mundo. Rendimento mediano por adulto equivalente e pontos de corte nos quintis. Rendimento por qualificação escolar e proporção do rendimento por quintil. Risco de pobreza por grupo etário e tipo de alojamento. Trabalhadores pobres na Europa.
Aula 8
12 Maio 2022, 20:30 • Rita Sousa
Estatísticas da Sociedade da Informação em Portugal e na Europa. O processo de abertura de uma nova área de estatísticas oficiais no INE e no EUROSTAT.
O início da produção de informação a partir do Setor TIC e o desenvolvimento dos primeiros inquéritos. A idade e a escolaridade como variáveis explicativas fundamentais da variabilidade no acesso e uso das tecnologias da informação e da comunicação.
Novos processos de produção de dados: o big data e a criação de novas fontes e métodos analíticos.
Aula 7
5 Maio 2022, 20:30 • Rita Sousa
A aproximação das catacterísticas estruturais da estrutura do emprego em Portugal e na Europa 28 entre 2008 e 2018. Diferenças na taxa de desemprego segundo o sexo e a idade.
Quadros de pessoal. Desigualdades de género na remuneração e ganho.
Aula 6 (Online por Isolamento Profilático do docente)
28 Abril 2022, 20:30 • Rita Sousa
Estatísticas do mercado de trabalho e a importância das mesmas no pulsar da economia e sociedade. As diversas fontes disponíveis em Portugal (Desemprego Registado, Inquérito ao Emprego e Relatório Único - Quadros de Pessoal) e que diferenças fundamentais entre as mesmas.
Estatísticas do mercado de trabalho no mundo a partir do Employment Outlook da Organização Internacional do Trabalho. A população ativa, a população empregada e a população ativa potencial no mundo. A diferença dos regimes contratuais entre o ocidente e o resto do mundo com destaque para o trabalho informal.
Atividade (população desempregada e empregada) e inatividade na poulação entre os 15 e os 64 anos em Portugal desde o inicio do século através de um gráfico compósito.
Evolução da população ativa e população empregada em Portugal e na Europa desde o início do século.