Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00556
Acrónimo :
00556
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Métodos de Pesquisa Social

Departamento / Department


Departamento de Métodos de Pesquisa Social

Ano letivo / Execution Year


2013/2014

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem

Objetivos Gerais / Objectives


A presente disciplina visa discutir e potenciar a utilização sociológica do conceito de rede, visto como uma poderosa ferramenta teórica e metodológica. Neste sentido, combina uma reflexão teórico-analítica sobre o conceito de rede com a apresentação de estratégicas metodológicas de análise de redes sociais. Serão apresentados algumas aplicações informáticas específicas para a análise de redes, bem como algumas medidas estatísticas de análise de redes sociais, algo que será complementado com indicações bibliográficas e referências a pesquisas realizadas neste âmbito.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


A disciplina tem 3 objetivos de aprendizagem fundamentais: OA1 - . Os alunos devem conhecer e aplicar do forma adequada o conceito de rede, sendo capazes de enunciar as diferentes acepções do conceito de rede social e as diferentes correntes teóricas que têm feito uso deste termo. OA2: Os alunos devem saber distinguir entre diferentes aplicações metodológicas do conceito de análise de redes sociais, sendo capazes de utilizar de forma básica as metodologias de análise de redes, quer enquanto metáfora conceptual, quer enquanto ferramenta estatística. OA3: Os alunos devem conseguir aplicar o que aprenderam a um caso empírico concreto que trabalharão no âmbito da disciplina.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Rede Social: conceito e noções básicas 2. Aproximações teóricas com recurso à metáfora da rede - um guia 3. Apropriações metodológicas da análise de redes 4. Análise estatística de redes sociais? uma introdução 5. Representações gráficas: grafos e matrizes 6. Medidas analíticas básicas: coesão, envolvimento e subgrupos

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos programáticos decorrem directamente dos objectivos considerados para a UC, combinando análise e discussão teórica do conceito de rede com a introdução de algumas estratégias metodológicas, em particular para a análise estatística de redes sociais (ARS).

Avaliação / Assessment


A disciplina engloba 50% de aulas teóricas e 50% de aulas práticas. Estas incluem: aulas práticas com o software escolhido para análise de redes; aulas de discussão em grupo e com o docente sobre os temas dos trabalhos e breves apresentações orais dos trabalhos em curso. | Um trabalho individual que utilize teórica e metodologicamente o conceito de rede. O trabalho deve ter uma componente empírica, e nas aulas haverá oportunidade para desenvolver algumas das tarefas requeridas. Haverá também uma sessão individual com a docente de preparação do trabalho. O trabalho, na sua versão escrita, deve ter 10 a 20 páginas, excluindo anexos.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A disciplina engloba 50% de aulas teóricas e 50% de aulas práticas. Estas incluem: aulas práticas com o software escolhido para análise de redes; aulas de discussão em grupo e com o docente sobre os temas dos trabalhos e breves apresentações orais dos trabalhos em curso.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos programáticos visam explorar os objectivos da disciplina, introduzindo o conceito de rede social teorética e metodologicamente. Os alunos começam por discutir amplamente o conceito de rede e as diferentes aproximações teóricas ao mesmo, o que corresponde ao objectivo nº 1. Posteriormente os alunos serão introduzidos às diferentes estratégias metodológicas de análise de redes, o que corresponde ao segundo objectivo de aprendizagem. Finalmente os alunos, com o acompanhamento da docente, prosseguirão o OA3, aplicando o que aprenderam a um caso concreto.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Castells, Manuel (2000), The Information Age: Economy, Society and Culture, Volume I - The Rise of the Network Society, Oxford, Blackwell (2nd edition - 1997)1) Granovetter, Mark (1973) ? The strength of weak ties?, American Journal of Sociology, 78 (6) Hanneman, Robert (2001), Introduction to social network methods, dept. of Sociology, University of California, Riverside (online guide) Wellman, Barry (1998), ?From Little Boxes to Loosely-Bounded Networks: The Privatization and Domestication of Community?, <http://www.chass.utoronto.ca/~wellman> (Abril 2001)

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Wittek, Rafael, (2003) ?Social capital in organizations, Forms, sources and effects?, summer course: Introduction to Social Network Analysis for Organisation StudiEs?, ISEG Wasserman, Stanley e Katherine Faust, ?Affiliations and Overlapping Subgroups?, in Wasserman, Stanley e Katherine Faust (1994) Social network analysis, methods and applications, Cambridge, University Press Ugarte, David, (2004) 11 M, Redes para ganar una guerra, Icaria, Barcelona Simmel, Georg (1955) ?The Web of Group Affiliation?, em The Conflict- The Web of Group Affiliation, New York, The Free press Santos, Felix Requena, (1989) ?Los lazos sociales? in Amigos y redes sociales, elementos para una sociologia de la amistad, CIS, Madrid Pereira, Inês, ?Movimentos em rede, Uma história do Software Livre?, em Cardoso, Gustavo, Rita Espanha (orgs.) (2006), Comunicação e Jornalismo na Era da Informação, Campo dos Media. Miranda, David, (2003) ?Em rede?: Algumas questões epistemológicas, em José Rebelo (coord.) Novas Formas de mobilização popular, Porto, Campo das Letras Hannerz, Ulf, (1980) Exploring the city, inquiries toward and urban anthropology, New York : Columbia University Press Fisher, Claude (1982), To Dwell Among Friends: Personal Networks in Town and City, Chicago e Londres, The University of Chicago Press. Agier, Michel (1999), ?Réseaux et engagements: les uns avec les autres?, L?invention de la ville, Banlieus, townships, invasions, et favelas, Éditions des archives contemporaines, Paris (pp. 101-130)

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16