Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00556
Acrónimo :
00556
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Métodos de Pesquisa Social

Departamento / Department


Departamento de Métodos de Pesquisa Social

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem

Objetivos Gerais / Objectives


A presente disciplina visa discutir e potenciar a utilização sociológica do conceito de rede, visto como uma poderosa ferramenta teórica e metodológica. Neste sentido, combina uma reflexão teórico-analítica sobre o conceito de rede com a apresentação de estratégicas metodológicas de análise de redes sociais. Serão apresentados algumas aplicações informáticas específicas para a análise de redes, bem como algumas medidas estatísticas de análise de redes sociais, algo que será complementado com indicações bibliográficas e referências a pesquisas realizadas neste âmbito.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


A disciplina tem 3 objetivos de aprendizagem fundamentais: OA1: Os alunos devem conhecer e aplicar do forma adequada o conceito de rede, sendo capazes de enunciar as diferentes acepções do conceito de rede social e as diferentes correntes teóricas que têm feito uso deste termo. OA2: Os alunos devem saber distinguir entre diferentes aplicações metodológicas do conceito de análise de redes sociais, sendo capazes de utilizar de forma básica as metodologias de análise de redes, quer enquanto metáfora conceptual, quer enquanto ferramenta estatística. OA3: Os alunos devem conseguir aplicar o que aprenderam a um caso empírico concreto que trabalharão no âmbito da disciplina.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Introdução à Análise de Redes Sociais: teoria e conceitos CP2. Introdução metodológica: software, dados, e considerações práticas CP3. Análise estatística de redes: medidas de redes CP4. Gráficos e visualizações: visualização e interpretação gráfica CP5. Técnicas avançadas e dinâmicas de rede CP6. Aplicação prática com estudo de caso

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos decorrem directamente dos objectivos considerados para a UC, combinando análise e discussão teórica do conceito de rede com a introdução de algumas estratégias metodológicas, em particular para a análise estatística de redes sociais (ARS).

Avaliação / Assessment


A avaliação prevê as seguintes modalidades: 1) Avaliação ao longo do semestre composta por dois elementos: uma apresentação oral em grupo em aula de um texto e a realização de um trabalho individual final que utilize teórica e metodologicamente o conceito de rede. O trabalho deve ter uma componente empírica, e nas aulas haverá oportunidade para desenvolver algumas das tarefas requeridas. Haverá também uma sessão individual com a docente de preparação do trabalho. O trabalho, na sua versão escrita, deve ter 10 a 20 páginas, excluindo anexos. Quanto ao peso de cada elemento na nota final temos: 30% da apresentação em aula, 60% do trabalho final e 10% respeitante à participação/assiduidade. A avaliação ao longo do semestre inclui uma assiduidade que não deve ser inferior a 2/3 das aulas. 2) Os estudantes que não optem pela avaliação ao longo do semestre ou que nela não tenham aproveitamento, podem recorrer à avaliação por exame, que implica a entrega de uma recensão crítica de um texto e de um trabalho empírico que utilize teórica e metodologicamente o conceito de rede.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A disciplina engloba 50% de aulas teóricas e 50% de aulas práticas. Estas incluem: aulas práticas com o software escolhido para análise de redes; aulas de discussão em grupo e com o docente sobre os temas dos trabalhos e breves apresentações orais dos trabalhos em curso.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos programáticos visam explorar os objectivos da disciplina, introduzindo o conceito de rede social teorética e metodologicamente. Os alunos começam por discutir amplamente o conceito de rede e as diferentes aproximações teóricas ao mesmo, o que corresponde ao OA1. Posteriormente os alunos serão introduzidos às diferentes estratégias metodológicas de análise de redes, o que corresponde ao segundo objectivo de aprendizagem. Finalmente os alunos, com o acompanhamento da docente, prosseguirão o OA3, aplicando o que aprenderam a um caso concreto.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Brass, D. J. (2022). New developments in social network analysis. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 9(1), 225-246. Easley, D., & Kleinberg, J. (2010). Networks, crowds, and markets: Reasoning about a highly connected world (Vol. 1). Cambridge: Cambridge university press. Wasserman, S., & Faust, K. (1994). Social network analysis: Methods and applications. Yousefi Nooraie, R., Sale, J. E., Marin, A., & Ross, L. E. (2020). Social network analysis: An example of fusion between quantitative and qualitative methods. Journal of Mixed Methods Research, 14(1), 110-124.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Borgatti, S. P., Everett, M. G., Johnson, J. C., & Agneessens, F. (2022). Analyzing social networks using R. Sage. Freeman, L. (2004). The development of social network analysis. A Study in the Sociology of Science, 1(687), 159-167. Granovetter, Mark (1973) The strength of weak ties?, American Journal of Sociology, 78 (6) Knox, H., Savage, M., & Harvey, P. (2006). Social networks and the study of relations: networks as method, metaphor and form. Economy and society, 35(1), 113-140.~ Marin, A., & Wellman, B. (2011). Social network analysis: An introduction. The SAGE handbook of social network analysis, 11-25. Recuero, R. (2017). Introdução à análise de redes sociais online. Scott, J. (2012). What is social network analysis? (p. 114). Bloomsbury Academic.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-28