Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00561
Acrónimo :
00561
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estudos Africanos

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Fornecer aos mestrandos os instrumentos teóricos, conceptuais e metodológicos que lhes permitam: - analisar criticamente realidades, problemas e desafios do continente Africano face aos processos de globalização. - analisar criticamente a produção de conhecimento sobre África, no âmbito das Relações Internacionais e dos estudos sobre Globalização. - problematizar temas concretos a partir de conceitos e teorias fundamentais para a elaboração do pensamento crítico.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


A UC visa compreender e analisar o lugar de África, enquanto objeto empírico e enquanto problema teórico, nas Relações Internacionais, procurando leituras críticas das realidades e das diversas perspetivas teóricas sobre África. O domínio destas leituras permite que o estudante compreenda diversos temas relacionados com as realidades sociais, culturais, económicas e políticas africanas no mundo contemporâneo.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. África e Relações Internacionais 1.1. Conceitos e instrumentos das Relações Internacionais 1.2. Os lugares de África nas Relações Internacionais 1.3. África e o pensamento global 2. África no sistema internacional contemporâneo 2.1. Segurança internacional 2.2. Instituições regionais africanas 2.3. África e os grandes poderes 3. Contextos e temas 3.1. Migrações e refugiados 3.2. Nacionalismos e nativismos 3.3. Conflitos em África 3.4. Soberanias e territorialidades

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O objetivo principal da unidade curricular é o de apresentar e discutir alguns dos principais fatores que condicionam as atuais relações internacionais dos países africanos, com destaque para os países da África Subsariana. A discussão dos temas mais relevantes das relações internacionais em África, como as diversas instituições regionais, segurança e conflitos, fronteiras, entre outros, permitirá que os estudantes adquira uma visão compreensiva das dinâmicas internas do continente e da sua inserção no sistema internacional. Considerando que a atualidade se encontra marcada por impactos da globalização das mais diversas índoles, a unidade curricular permite a compreensão de diferentes conceitos e leituras sobre as relações internacionais de África, abarcando temas e leituras que contribuem para explicar o sistema internacional contemporâneo.

Avaliação / Assessment


O programa privilegia a discussão de textos previamente distribuídos em conjugação com a exposição e discussão de conceitos, teorias e ferramentas analíticas dos conteúdos. Os suportes audiovisuais são também utilizados e incentiva-se o debate sobre questões da atualidade relacionadas com o programa da unidade curricular. | 1. Avaliação contínua a) qualidade da participação na aula (20%); b) redação de um ensaio sobre problemáticas abordadas no programa (80%). 2 - Avaliação por exame (100%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Nesta unidade curricular as aulas são teórico-práticas com uma forte componente expositiva por parte da docente e convidados mas com uma igualmente forte componente participativa de modo a suscitar nos alunos a capacidade de se exprimirem academicamente e poderem problematizar oralmente questões teóricas e empíricas de forma adequada, através da suscitação de debates e da apresentação e discussão de textos pelos alunos.

Observações / Observations


Observações sobre a avaliação: Detecção de plágio implica a anulação da prova de avaliação. Por cada dia de atraso na entrega do ensaio será descontado 0,5.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Young, T. (2016) Readings in the International Relations of Africa. Bloomington: Ind. Uni. Press Mbembe, A. (2013) Sortir de la grande nuit. Essai sur l'Afrique décolonisée. Paris: La Découverte Mbembe, A. (2016)Politiques de l'inimité. Paris: La Découverte Duffield, M. (2001)Global Governance and the New Wars The Merging of Development and Security.Zed Books Cornelissen, S., Cheru, F., Shaw, T. (Eds.)(2012). Africa and International Relations in the 21st Century. London: Palgrave Macmillan Cooper, F. (2016) Histórias de África. Capitalismo, Modernidade, Globalização. Lisboa: Ed 70 Comaroff J.; Comaroff J.L. (2012) Theory from the South. Or, How Euro-America is Evolving Toward Africa. Boulder/London: Paradigm Pubs Clapham, C. (1996) Africa and the International System: The Politics of State Survival.Cambridge University Press Chowdhry, G.; Nair, S. (eds.) (2002) Power, Postcolonialism and International Relations. Reading race, gender and class. London: Routledge 9.4.9. Bibliografia :

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Patrício, Marta (2014), "A Fronteira Moçambique-Zimbabué e os ndau: Práticas e representações transfronteiriças no distrito moçambicano de Mossurize (de 1975 à actualidade", Cadernos de Estudos Africanos, 27: 79-102 Bereketeab, Redie (2013), Post-Secession State-Building and ReconstructionSomaliland, Somalia, South Sudan and Sudan, Policy Note 1, The Nordic Africa Institute 3.4. Williams, Paul D. (2016), War and Conflict in Africa, Cambridge: Polity Press Hoekstra, Quint (2019), "Conflict diamonds and the Angolan Civil War (1992-2002)", Third World Quarterly, 40(7): 1322-1339 Coning, Cedric de (2017), "Peace enforcement in Africa: Doctrinal distinctions between the African Union and United Nations", Contemporary Security Policy, 38(1): 145-160 3.3. Marshall-Fratani, Ruth (2006), "The War of 'Who Is Who': Autochthony, Nationalism, and Citizenship in the Ivoirian Crisis", African Studies Review, 49(2): 9-44 Borges Coelho, João Paulo (2003), "Da violência colonial ordenada à ordem pós-colonial violenta. Sobre um legado das guerras coloniais nas ex-colónias portuguesas", Lusotopie, 10: 175-193 3.2. Whitaker, Beth Elise (2017), "Migration within Africa and Beyond", African Studies Review, 60(2): 209-220 Maher, Stephanie (2018), "Out of West Africa: Human Smuggling as a Social Enterprise", Annals, AAPSS, 676: 36-56 3.1. 3. Contextos e temas / Contexts and subjects Sarkin, Jemery (2009), "The Role of the United Nations, the African Union and Africa'sSub-Regional Organizations in Dealing with Africa's Human Rights Problems: Connecting Humanitarian Intervention and the Responsibility to Protect", Journal of African Law, 53: 1-33 Mamdani, Mahmood (2010), "Responsibility to Protect or Right to Punish?", Journal of Intervention and Statebuilding, 4(1): 53-67 2.3. Okhonmina, Stephen (2009), "The African Union: Pan-Africanist Aspirations and the Challenge of African Unity", The Journal of Pan African Studies, 3(4): 85-100 Hartmann, Christof (2017), "ECOWAS and the Restoration of Democracy in The Gambia", Africa Spectrum, 52(1): 85-99 2.2. Instituições regionais africanas Oliveira, Guilherme Ziebell de (2015), "Política africana do Brasil: Mudança entre Lula e Dilma?", Conjuntura Austral, 6(29): 33-47 Jörg Friedrichs (2019), "Explaining China's popularity in the Middle East and Africa", Third World Quarterly, 40(9): 1634-1654 2.1. 2. África no sistema internacional contemporâneo / Africa in the contemporary international system Castro, Marina & Brener Seixas (2013), "O ponto de partida para um repensar de África nas relações internacionais: as origens das contribuições pan-africanistas", Conjuntura Internacional, 10(3): 15-23 Richey, Lisa Ann & Lene Bull Christiansen (2018), "Afropolitanism, celebrity politics and iconic imaginations of Nort-South relations", African Affairs, 117(467): 238?260 1.3. Tella, Oluwaseun (2018), "Agenda 2063 and Its Implications for Africa's Soft Power", Journal of Black Studies, 49(7): 714-730 Brown, William (2006), "Africa and international relations: a comment on IR theory, anarchy and statehood", Review of International Studies, 32 (1): 119-143 1.2. Seth, Sanjay (2011), "Postcolonial Theory and the Critique of International Relations", Millennium, 40(1): 167-183 Niang, Amy (2016), "The imperative of African perspectives on International Relations (IR)", Politics, 36(4): 453-466 Capan, Zeynep Gulsah (2017), "Decolonising International Relations?", Third World Quarterly, 38(1): 1-15 1.1. 1. África e Relações Internacionais / Africa and the International Relations

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16