Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Estudos Africanos
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
Fornecer aos alunos instrumentos teóricos, conceptuais e metodológicos que lhes permitam: OG1 - analisar criticamente realidades, problemas e desafios do continente Africano face aos processos de globalização. OG2 - analisar criticamente a produção de conhecimento sobre África, no âmbito das Relações Internacionais. OG3 - problematizar temas concretos a partir de conceitos e teorias fundamentais de Relações internacionais para a elaboração do pensamento crítico.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da unidade curricular, cada estudante deverá ter adquirido as competências necessárias para: OA1 - compreender e analisar o lugar de África, enquanto objeto empírico e enquanto problema teórico, nas Relações Internacionais. OA2 - identificar contributos derivados da experiência de países Africanos para debates teóricos sobre temáticas especializadas de Relações Internacionais. OA3 - distinguir problemáticas relacionadas com as realidades sociais, culturais, económicas e políticas africanas no mundo contemporâneo.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. África e Relações Internacionais 1.1. Conceitos e debates das Relações Internacionais 1.2. Os lugares de África nas Relações Internacionais 1.3. África e o pensamento global de Relações Internacionais 2. África no sistema internacional contemporâneo 2.1. Segurança internacional 2.2. Instituições regionais africanas 2.3. África, grandes potências e potências emergentes 3. Contextos e temas 3.1. Mobilidade humana 3.2. Relações civis-militares 3.3. Saúde e alterações climáticas 3.4. Soberania e territorialidade
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos da unidade curricular encontram-se associados aos diferentes objetivos de aprendizagem. O programa começa com a apresentação e discussão dos principais debates teóricos que condicionam as Relações Internacionais dos países africanos (OA1). Segue-se uma discussão sobre a inserção desses países no sistema internacional contemporâneo, em termos de segurança internacional, instituições regionais e relações com potências externas ao continente (OA2). Por último, são desenvolvidas subtemáticas relevantes, ao nível de mobilidade humana, relações civis-militares, saúde, alterações climáticas e fronteiras, que permitem aos estudantes adquirir uma visão compreensiva das dinâmicas externas de África (OA3).
Avaliação / Assessment
1. Avaliação ao longo do semestre a) Assiduidade e participação ativa nas aulas (mínimo de 60% de assistência a aulas) - 20% b) Apresentação oral em simulação de Sessão de Emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre África - 20% c) Ensaio individual de revisão de 4 artigos académicos publicados em revistas científica, pré-aprovados pelo docente (3000 a 4000 palavras) - 60% OU 2 - Avaliação por exame d) Exame final - 100% Informação adicional sobre a avaliação ao longo do semestre: a) A participação ativa nas aulas refere-se à participação em debates centrados em conceitos e análises de excertos de textos, a par de um trabalho prévio em aula ou autonomamente fora do espaço da aula. Neste item, considera-se o rigor conceptual, o pensamento crítico e a construção de um discurso coerente e informado. b) Nesta componente, avalia-se o trabalho realizado com base no roteiro fornecido pelo docente e a dramatização realizada em aula. c) O ensaio individual consiste num ensaio de revisão, no qual os estudantes deverão indicar os argumentos, a metodologia, o referencial teórico e conceptual e as principais conclusões de 4 artigos académicos publicados em revistas científicas. A proposta de artigos a ser utilizada para este fim deve ser pré-validada pelo docente e enquadrar-se numa lista pré-determinada de temas disponibilizada no início do semestre. A deteção de plágio nos ensaios implica a anulação da prova de avaliação. Em caso de deteção de uso de IA, prevê-se a realização de uma prova oral complementar. Informação adicional sobre a avaliação por exame: d) O exame final incidirá sobre toda a matéria lecionada ao longo do semestre.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A metodologia de ensino da unidade curricular assenta num conjunto de aulas teórico-práticas sobre os diversos pontos do programa. Nas aulas, o docente faz uma exposição inicial dos conteúdos, seguindo-se um debate entre os alunos e o docente sobre cada tópico, com base em textos previamente distribuídos. A avaliação a esta unidade curricular integra assim vários instrumentos de avaliação, nomeadamente, assiduidade, participação nas aulas, participação numa Sessão de Emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre África, e um trabalho final sobre problemáticas-chave abordadas no programa.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As aulas teórico-práticas desta unidade curricular são assentes numa componente expositiva por parte do docente assim como numa componente participativa de modo a suscitar nos alunos a capacidade de se exprimirem academicamente e poderem problematizar oralmente questões teóricas e empíricas, através de debates, discussão de textos previamente distribuídos e simulações.
Observações / Observations
Observações sobre a avaliação: Detecção de plágio implica a anulação da prova de avaliação. Por cada dia de atraso na entrega do ensaio será descontado 0,5.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Cornelissen, S., Cheru, F., Shaw, T. (eds.) (2012). Africa and International Relations in the 21st Century. London: Palgrave Macmillan. Cooper, F. (2016). Histórias de África. Capitalismo, Modernidade, Globalização. Lisboa: Ed 70. Clapham, C. (1996). Africa and the International System: The Politics of State Survival. Cambridge: Cambridge University Press. Warner, J., Shaw, T. M. (eds.) (2018). African Foreign Policies in International Institutions. New York: Palgrave Macmillan. Oloruntoba, S. O., Falola, T. (eds.) (2021). The Palgrave Handbook of Africa and the Changing Global Order. Cham: Palgrave Macmillan. Edozie, R. K., Khisa, M. (2022). Africa's New Global Politics: Regionalism in International Relations. London: Lynne Rienner.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
1. África e as Relações Internacionais 1.1. Conceitos e debates nas Relações Internacionais Gani, Jasmine K. & Jenna Marshall (2022), "The impact of colonialism on policy and knowledge production in International Relations", International Affairs, 98(1): 5-22. 1.2. Os lugares de África nas Relações Internacionais Niang, Amy (2016), "The imperative of African perspectives on International Relations (IR)", Politics, 36(4): 453-466. 1.3. África e o pensamento global nas Relações Internacionais Abrahamsen, Rita (2017), "Africa and International Relations: Assembling Africa: Studying the World", African Affairs, 116(462): 125-139. 2. África no sistema internacional contemporâneo 2.1. Segurança internacional Freire, Maria Raquel, Paula Duarte Lopes & Daniela Nascimento (2016), "'Responsibility to protect' and the African Union: Assessing the AU's capacity to respond to regional complex humanitarian and political emergencies", African Security Review, 25(3): 223-241. 2.2. Instituições regionais africanas Onapajo, Hakeem & Dele Bababola (2024), "ECOWAS and the challenge of preventing a resurgence of coups d'état in West Africa: An assessment of the 'Zero Tolerance' policy", South African Journal of International Affairs, 31(1): 23-44. 2.3. África, grandes potências e potências emergentes Soulé, Folashadé (2020), "'Africa+1' summit diplomacy and the 'new scramble' narrative: Recentering African agency", African Affairs, 119(477): 633-646. 3. Contextos e temas 3.1. Mobilidade humana Whitaker, Beth Elise (2017), "Migration within Africa and Beyond", African Studies Review, 60(2): 209-220 3.2. Relações civis-militares Abrahamsen, Rita (2018), "Return of the generals? Global militarism in Africa from the Cold War to the present", Security Dialogue, 49(1-2): 19-31. 3.3. Saúde e alterações climáticas Mantlana, Brian & Basanda Nondlazi (2024), "Understanding the African Group of Negotiators in the multilateral negotiations on climate change", South African Journal of International Affairs, 31(1): 1-21. 3.4. Soberania e Territorialidade Brown, William (2013), "Sovereignity Matters, Africa, Donors, and the Aid Relationship", African Affairs, 112(447): 262-282.
Data da última atualização / Last Update Date
2025-07-16