Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00564
Acrónimo :
00564
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sistemas de Informação

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


A presente UC pretende dar aos alunos uma visão abrangente da gestão e governação nas áreas dos sistemas e tecnologias de informação, integrando aspectos essenciais da Gestão das pessoas, dos grupos e da organização com as práticas e os normativos específicos das áreas de Sistemas e Tecnologias de Informação. Pretende-se que os estudantes desenvolvam competências que permitam vir a integrar estas duas vertentes no desenvolvimento do seu projecto ou proposta de investigação.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Enquadrar e relacionar conceitos essenciais associados à Estratégia, Planeamento, Governação e Gestão das Organizações e dos SI/TI; OA2. Conhecer e explorar os principais frameworks para a Governação de SI/TI; OA3. Saber desenhar uma rede de dependência de benefícios e um ?business case? no contexto da gestão de benefícios de SI/TI; OA4. Conhecer e explorar os principais aspectos do comportamento organizacional, ao nível individual, grupal e organizacional; OA5. Conhecer e explorar os aspectos essenciais da mudança organizacional, da aprendizagem e do desenvolvimento organizacional; OA6. Conhecer e explorar os processos típicos de gestão de recursos humanos, numa perspectiva de gestão do talento; OA7. Conhecer e explorar os aspectos essenciais da gestão da qualidade e dos modelos de excelência organizacional; OA8. Conhecer aspectos básicos associados à investigação em contexto organizacional.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Os principais conteúdos programáticos a abordar são: CP1. Introdução e Conceitos Fundamentais: Estratégia, Planeamento, Governação e Gestão; CP2. Principais frameworks para a Governação de TI (COSO, COBIT, ISO 38500) CP3. Gestão de benefícios dos investimentos em Sistemas e Tecnologias de Informação; CP4. Introdução ao comportamento organizacional; CP5. Mudança, Aprendizagem e Desenvolvimento Organizacional; CP6. Processos típicos da Gestão de Recursos Humanos; CP7. Gestão da qualidade e modelos de excelência organizacional; CP8. Introdução à investigação em contexto organizacional.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A interligação entre os conteúdos programáticos (CP) e os objectivos de aprendizagem (OA) realiza-se de forma linear e directa, correspondendo cada CPn à concretização de cada OAn (n = 1, ?, 8).

Avaliação / Assessment


Avaliação Contínua: - Teste escrito individual (50%) ? teste teórico/prático individual com consulta limitada; - Trabalho prático (50%) ? trabalho em grupo, ou individual, com apresentação em sala e apresentação escrita. A média ponderada destas notas (não inferior a 8 valores em cada um dos elementos de avaliação) constituirá a nota final deste regime. Exame Final: Os alunos vão a exame final caso tenham optado por este regime ou não tenham obtido nota positiva na avaliação contínua.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas teórico-práticas (2 x 1,5 horas por semana). Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros de referência; 2. Participativas, com análise e discussão de situações reais organizacionais; 3. Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo e apresentação e discussão em sala. 4. Trabalho Autónomo: Além da assiduidade às aulas espera-se do aluno um tempo de trabalho autónomo de cerca de 12,5 horas semanais.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, a seguir apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos de aprendizagem (OA): 1. Aulas Expositivas: OA1 a OA8 2. Aulas Participativas: OA1 a OA8 3. Aulas Ativas: OA2 a OA7 4. Trabalho Autónomo: Transversal a todos os OA. O documento de Planeamento de Unidade Curricular (PUC), detalhado para cada aula, evidencia a relação entre os métodos pedagógicos de e os objectivos de aprendizagem. O alinhamento entre cada instrumento de avaliação e os objectivos de aprendizagem é realizado da seguinte forma: - Teste escrito individual: OA1 a OA7 - Trabalho prático: OA2 a OA7

Observações / Observations


Toda a documentação necessária ao acompanhamento dos conteúdos lecionados na unidade curricular está disponível na plataforma de e-learning. Modelo e datas de Avaliação em 2019/2020 mantidas, mas efectuadas em modalidade de ensino à distância, via plataforma de eLearning e com apoio online via Zoom. Os alunos e o Coordenador do Mestrado foram previamente informados do conteúdo desta alteração de meios de avaliação.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Henriques, Telmo. (2019). Gestão de Sistemas de Informação: pessoas, equipas e mudança organizacional. FCA Editora, Lisboa. - Henriques, Telmo. (2019). Gestão de Sistemas de Informação: frameworks, modelos e processos. FCA Editora, Lisboa.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Evans, J. and Lindsay, W. (2011). The Management and Control of Quality, 8th Ed. South-western Thomson Learning. Cincinnati. OH. - EFQM. (2013). EFQM Excellence Model. Brussels: European Foundation for Quality Management. - NIST. (2013). Malcolm Baldrige National Quality Award 2013-2014 Criteria for Performance Excellence. National Institute of Standards and Technology. USA. - JUSE (2013). The Application Guide for the Deming Prize 2013, For Companies and Organizations Overseas. The Deming Prize Committee, Union of Japanese Scientists and Engineers. - Mathis, R., Jackson, J. (2011). Human Resource Management, 13th Edition. South-Western Cengage Learning. Mason, OH. - Cummings, T. and Worley, C. (2009). Organization Development & Change, 9th Edition. South-Western Cengage Learning. Mason, OH. USA. - Armstrong, M. & Taylor, S. (2014). Armstrong?s Handbook of Human Resource Management Practice, 13th Edition. Kogan Page Limited. London, UK. - Robbins, S. & Judge, T. (2013). Organizational Behaviour, 15th Edition. Pearson Education, Inc. New Jersey, USA. - Ward, John; Daniel, Elizabeth (2006): Benefits Management: Delivering Value from IS & IT Investments, John Wiley & Sons, Chichester - Moeller, Robert. (2013). Executive?s Guide to IT Governance ? improving Systems Processes with Service Management, COBIT, and ITIL. John Willey and Sons, Inc. New Jersey.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16