Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00566
Acrónimo :
00566
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
12.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos, no final da unidade curricular, desenvolvam competências conceptuais e aplicacionais no âmbito da utilização do comércio electrónico numa perspectiva de gestão e marketing empresarial.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC, cada estudante deverá ter adquirido as competências necessárias para: OA1.Descrever os principais tipos de transaçóes modelos de negocio em comercio electrónico OA2.Listar os tipos de mercados electrónicos e descrever as suas características OA3.Descrever a intermediação online e a sua caracterização OA4.Explicar as características dos principais modelos electrónicos de B2B OA5.Descrever o e-government e o e-learning OA6.Discutir aplicações de m-commerce OA7.Compreender a Web 2.0 e a revolucao nas redes sociais OA8.Compreender o processo de tomada de decisao dos consumidores, estudos de mercado e principais metodos publicitarios utilizados na Internet

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1.Introduçao ao Comercio electronico CP2.E-Marketplaces CP3.E-Tailing CP4.Comercio Electronico B2B CP5.Sistemas de Comercio Electronico Inovadores CP6.M-Commerce CP7.Web 2.0 e Redes Sociais CP8.Comportamento do Consumidor Online, Estudos de Mercado electronicos e Publicidade na Internet

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos (CP1) encontram-se associados ao OA1, que refere que os alunos deverão descrever os tipos de transações em comercio electrónico. Os CP2 encontram-se associados ao OA2, que refere que os alunos deverão listar os tipos e características de mercados electrónicos. Os CP3 encontram-se associados ao OA3, que refere que os alunos deverão descrever a intermediação online. Os CP4 encontram-se associados ao OA4, que refere que os alunos deverão explicar as características dos modelos electrónicos de B2B. Os CP5 encontram-se associados ao OA5, que refere que os alunos deverão descrever o e-government e o e-learning. Os CP6 encontram-se associados ao OA6, que refere que os alunos deverão discutir aplicações de m-commerce. Os CP7 encontram-se associados ao OA7, que refere que os alunos deverão compreender a Web 2.0. Os CP8 encontram-se associados ao OA8, que refere que os alunos deverão compreender o processo de tomada de decisão dos consumidores.

Avaliação / Assessment


Época Normal: avaliação ao longo do semestre, assiduidade mínima de 2/3 - a) Exame individual 50% b) Exercícios individuais ou em grupo 50%. Nota mínima de 7,5 valores em cada prova ou conjunto de provas individuais. Aprovação na UC: nota final mínima de 10 valores. Alunos que optem apenas por exame individual, ponderação 100%, nota mínima de 10 valores. Época de Recurso: para alunos que reprovarem na época normal, ou alunos que pretendem melhoria de nota, exame com ponderação de 100%, nota mínima de 10 valores. Não há recurso a prova oral para melhoria de nota.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aluno deverá desenvolver competências de análise, síntese, pesquisa, crítica, comunicação escrita e oral. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1.Expositivas para apresentação de quadros teóricos de referência; 2.Participativas com análise e resolução de exercícios práticos, análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura; 3.Activas com realização de trabalhos individuais e de grupo; 4.Auto-estudo relacionadas com o trabalho autónomo do aluno. Os grupos deverão ser compostos por 3 a 5 estudantes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia adoptada não só ajudará o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá um enriquecimento da turma com os contributos específicos de cada estudante. A análise de casos e a elaboração do trabalho de grupo permitirá a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação na prática. O exame final, de carácter individual, permitirá analisar se cada estudante absorveu e sabe aplicar noutros contextos todos os conceitos apresentados ao longo da UC. Metodologias de ensino aprendizagem (MEA) vs Objectivo de Aprendizagem (OA): 1. Aulas expositivas, para apresentação de quadros teóricos de referência irão ser utilizadas para responder aos OA1 a OA8; 2. Aulas Participativas, com análise e resolução de casos práticos será utilizadas para responder aos OA1 a OA8; 3. Aulas Participativas, com análise e discussão de casos de estudo e textos de apoio serão utilizadas para responder aos OA1 a OA8; 4. Aulas Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo serão utilizadas para responder aos OA1 a OA8; 5. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta do planeamento das aulas permitirá aos alunos cimentar os seus conhecimentos de forma a ir de encontro aos OA1 a OA8.

Observações / Observations


O docente irá disponibilizar uma hora semanal para atendimento aos alunos. A utilização de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) é permitida na procura de informação de mercado para responder aos desafios da UC. No entanto, é necessário que os estudantes identifiquem sempre as fontes e as prompts que foram utilizadas para a geração desses insights e que sejam capazes de refletir com sentido crítico sobre os resultados apresentados. Esta UC contribui para o ODS de indústria, inovação e infraestruturas no sentido em que dota os estudantes de competências que permitam criar um espírito analítico, inovador e empreendedor nos mercados concorrenciais. Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Laudon, K., & Traver C. (2023). E-commerce 2023-2024: Business, Technology, Society (Global Edition). Pearson Education.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Enge, E., Spencer, S., Stricchiola, J., & Fishkin, R. (2015). The art of SEO. (3/E) O'Reilly Media, Inc.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-26