Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00566
Acrónimo :
00566
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
12.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhuns

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos, no final da unidade curricular, desenvolvam competências conceptuais e aplicacionais no âmbito da utilização do comércio electrónico numa perspectiva de gestão e marketing empresarial

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1.Descrever os principais tipos de transaccoes modelos de negocio em comercio electronico 2.Listar os tipos de mercados electronicos e descrever as suas caracteristicas 3.Descrever a intermediacao online e a sua caracterizacao 4.Explicar as caracteristicas dos principais modelos electronicos de B2B 5.Descrever o e-government e o e-learning 6.Discutir aplicacoes de m-commerce 7.Compreender a Web 2.0 e a revolucao nas redes sociais 8.Compreender o processo de tomada de decisao dos consumidores, estudos de mercado e principais metodos publicitarios utilizados na Internet

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1.Introduçao ao Comercio electronico 2.E-Marketplaces 3.E-Tailing 4.Comercio Electronico B2B 5.Sistemas de Comercio Electronico Inovadores 6.M-Commerce 7.Web 2.0 e Redes Sociais 8.Comportamento do Consumidor Online, Estudos de Mercado electronicos e Publicidade na Internet

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1- Ponto do Programa:1 OA2- Ponto do Programa:2 OA3- Ponto do Programa:3 OA4- Ponto do Programa:4 OA5- Ponto do Programa:5 OA6- Ponto do Programa:6 OA7- Ponto do Programa:7 OA8- Ponto do Programa:8

Avaliação / Assessment


Época Normal: avaliação periódica, assiduidade min.2/3 - a) Exame individual 50% b) Exercícios individuais ou em grupo 50%. Nota min 7,5 em cada prova ou conjunto de provas individuais. Aprovação na UC: nota final min 10. Alunos que optem apenas por exame individual, ponderação 100%, nota min de 10. Época de Recurso: para alunos que reprovarem na época normal, ou alunos que pretendem melhoria de nota, exame com ponderação de 100%, nota min 10. Não há recurso a prova oral para melhoria de nota.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aluno deverá desenvolver competências de análise, síntese, pesquisa, crítica, comunicação escrita e oral. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem(ME):1.Expositivas para apresentação de quadros teóricos de referência; 2.Participativas com análise e resolução de exercícios práticos, análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura; 3.Activas com realização de trabalhos individuais e de grupo; 4.Auto-estudo relacionadas com o trabalho autónomo do aluno.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (ME) Objectivo de aprendizagem (0A) 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência Todos 2.Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos, análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura Todos 3.Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo Todos 4.Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno Todos

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. De acordo com o Despacho 31/2020, o exame individual de 1ª época no ano letivo 2019-2020 será conduzido online. Tal alteração foi transmitida aos alunos, tendo sido ouvido o director de curso.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Laudon Kenneth, Traver Carol (2014) E-Commerce Essentials (1/E). Pearson.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Enge, E., Spencer, S., Stricchiola, J., & Fishkin, R. (2015). The art of SEO. (3/E) O'Reilly Media, Inc.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16