Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Marketing
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os alunos, no final da unidade curricular, desenvolvam competências conceptuais e aplicacionais no âmbito da utilização do comércio electrónico numa perspectiva de gestão e marketing empresarial.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da UC, cada estudante deverá ter adquirido as competências necessárias para: OA1.Descrever os principais tipos de transaçóes modelos de negocio em comercio electrónico OA2.Listar os tipos de mercados electrónicos e descrever as suas características OA3.Descrever a intermediação online e a sua caracterização OA4.Explicar as características dos principais modelos electrónicos de B2B OA5.Descrever o e-government e o e-learning OA6.Discutir aplicações de m-commerce OA7.Compreender a Web 2.0 e a revolucao nas redes sociais OA8.Compreender o processo de tomada de decisao dos consumidores, estudos de mercado e principais metodos publicitarios utilizados na Internet
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1.Introduçao ao Comercio electronico CP2.E-Marketplaces CP3.E-Tailing CP4.Comercio Electronico B2B CP5.Sistemas de Comercio Electronico Inovadores CP6.M-Commerce CP7.Web 2.0 e Redes Sociais CP8.Comportamento do Consumidor Online, Estudos de Mercado electronicos e Publicidade na Internet
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos (CP1) encontram-se associados ao OA1, que refere que os alunos deverão descrever os tipos de transações em comercio electrónico. Os CP2 encontram-se associados ao OA2, que refere que os alunos deverão listar os tipos e características de mercados electrónicos. Os CP3 encontram-se associados ao OA3, que refere que os alunos deverão descrever a intermediação online. Os CP4 encontram-se associados ao OA4, que refere que os alunos deverão explicar as características dos modelos electrónicos de B2B. Os CP5 encontram-se associados ao OA5, que refere que os alunos deverão descrever o e-government e o e-learning. Os CP6 encontram-se associados ao OA6, que refere que os alunos deverão discutir aplicações de m-commerce. Os CP7 encontram-se associados ao OA7, que refere que os alunos deverão compreender a Web 2.0. Os CP8 encontram-se associados ao OA8, que refere que os alunos deverão compreender o processo de tomada de decisão dos consumidores.
Avaliação / Assessment
Época Normal: avaliação ao longo do semestre, assiduidade mínima de 2/3 - a) Exame individual 50% b) Exercícios individuais ou em grupo 50%. Nota mínima de 7,5 valores em cada prova ou conjunto de provas individuais. Aprovação na UC: nota final mínima de 10 valores. Alunos que optem apenas por exame individual, ponderação 100%, nota mínima de 10 valores. Época de Recurso: para alunos que reprovarem na época normal, ou alunos que pretendem melhoria de nota, exame com ponderação de 100%, nota mínima de 10 valores. Não há recurso a prova oral para melhoria de nota.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Aluno deverá desenvolver competências de análise, síntese, pesquisa, crítica, comunicação escrita e oral. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1.Expositivas para apresentação de quadros teóricos de referência; 2.Participativas com análise e resolução de exercícios práticos, análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura; 3.Activas com realização de trabalhos individuais e de grupo; 4.Auto-estudo relacionadas com o trabalho autónomo do aluno. Os grupos deverão ser compostos por 3 a 5 estudantes.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia adoptada não só ajudará o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá um enriquecimento da turma com os contributos específicos de cada estudante. A análise de casos e a elaboração do trabalho de grupo permitirá a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação na prática. O exame final, de carácter individual, permitirá analisar se cada estudante absorveu e sabe aplicar noutros contextos todos os conceitos apresentados ao longo da UC. Metodologias de ensino aprendizagem (MEA) vs Objectivo de Aprendizagem (OA): 1. Aulas expositivas, para apresentação de quadros teóricos de referência irão ser utilizadas para responder aos OA1 a OA8; 2. Aulas Participativas, com análise e resolução de casos práticos será utilizadas para responder aos OA1 a OA8; 3. Aulas Participativas, com análise e discussão de casos de estudo e textos de apoio serão utilizadas para responder aos OA1 a OA8; 4. Aulas Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo serão utilizadas para responder aos OA1 a OA8; 5. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta do planeamento das aulas permitirá aos alunos cimentar os seus conhecimentos de forma a ir de encontro aos OA1 a OA8.
Observações / Observations
O docente irá disponibilizar uma hora semanal para atendimento aos alunos. A utilização de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) é permitida na procura de informação de mercado para responder aos desafios da UC. No entanto, é necessário que os estudantes identifiquem sempre as fontes e as prompts que foram utilizadas para a geração desses insights e que sejam capazes de refletir com sentido crítico sobre os resultados apresentados. Esta UC contribui para o ODS de indústria, inovação e infraestruturas no sentido em que dota os estudantes de competências que permitam criar um espírito analítico, inovador e empreendedor nos mercados concorrenciais. Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Laudon, K., & Traver C. (2023). E-commerce 2023-2024: Business, Technology, Society (Global Edition). Pearson Education.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Enge, E., Spencer, S., Stricchiola, J., & Fishkin, R. (2015). The art of SEO. (3/E) O'Reilly Media, Inc.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-26