Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00567
Acrónimo :
00567
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Italiano,Espanhol

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
12.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estatística e Análise de Dados

Departamento / Department


Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum.

Objetivos Gerais / Objectives


Transmitir aos alunos os conhecimentos necessários à aplicação das principais técnicas de análise de dados a problemas concretos no domínio empresarial.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Rever os principais conceitos de estatística descritiva. OA2. Aplicar as principais técnicas de inferência estatística. OA3. Utilizar técnicas estatísticas de análise multivariada. OA4. Utilizar o software IBM SPSS Statistics para realizar análises estatísticas. OA5. Desenvolver capacidade de comunicação oral e escrita de trabalho realizado no âmbito da análise quantitativa de dados.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1. Estatística descritiva com o IBM SPSS Statistics: revisões. P2. Tópicos sobre a importância da inferência estatística na tomada de decisão. P3. Técnicas descritivas de dados multivariados. P4. Técnicas preditivas de dados multivariados para regressão. P5. Aplicações no IBM SPSS Statistics.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (P) com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: P1 - OA1/OA4/OA5 P2 - OA1/OA2/OA4/OA5 P3 - OA1/OA2/OA3/OA4/OA5 P4 - OA1/OA2/OA3/OA4/OA5 P5 - OA4

Avaliação / Assessment


Regime de avaliação pode ser feita em avaliação periódica ou por exame. A avaliação periódica inclui a realização de: a) Um teste com ponderação de 60% na nota final b) Um trabalho de grupo com ponderação de 40% A aprovação em avaliação periódica obriga à obtenção de nota mínima de 7,5 valores no teste individual e de 10 valores no trabalho de grupo. A avaliação por exame inclui a realização de um teste escrito com peso de 100%.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A metodologia de ensino-aprendizagem (ME) inclui cinco componentes: ME1: Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência. ME2: Participativas, com análise de artigos científicos. ME3: Ativas, com realização faseada do trabalho de grupo. ME4: Experimentais, com desenvolvimento e exploração de aplicações em computador. ME5: Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem. ME1 - OA 1, 2, 3 ME2 - OA 2, 3, 5 ME3 - OA 1, 2, 3, 4, 5 ME4 - OA 3, 4 ME5 - OA 1, 2, 3, 4, 5

Observações / Observations


Toda a documentação necessária ao acompanhamento dos conteúdos leccionados na unidade de formação está disponível na plataforma e-learning. Tendo em conta o comunicado do Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de 21/01/2021, no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência, o início das atividades letivas decorrerá em formato de ensino à distância. Todas as alterações que possam acontecer serão comunicadas aos estudantes.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Larose, D. & Larose, C. (2015). Data Mining and Predictive Analytics (Wiley Series on Methods and Applications in Data Mining), 2nd Edition, Wiley. - Laureano, Raul & Maria do Carmo Botelho (2017). IBM SPSS Statistics: O Meu Manual de Consulta Rápida, 3ª Edição, Edições Sílabo. - Laureano, Raul M. S. (2013). Testes de Hipóteses com o SPSS: O meu Manual de Consulta Rápida, 2ª Edição, Lisboa: Edições Sílabo. - Hair, J., Black, W., Babin, B. & Anderson, R. (2010). Multivariate Data Analysis, 7rd ed., Upper Saddle River: Pearson. - Folhas de apoio às aulas elaboradas pelo docente.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Santos, M. & Ramos, I. (2009). Business Intelligence: Tecnologias da Informação na Gestão de Conhecimento, 2ª Edição, FCA. - Maroco, João (2018). Análise Estatística com o SPSS Statistics 25, 7ª Edição, Report Number. - Field, A. (2009). Discovering Statistics Using SPSS, 3rd ed., London: Sage Publications. - Doane, David P. & Seward, Lori E. (2008). Estatística Aplicada à Administração e à Economia, McGraw-Hill. - Bowden, J. (2004). Writing a Report: How to Prepare, Write and Present Effective Reports, 7th Ed., UK: How To Books.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16