Métodos de Ensino e Avaliações
O estudo individual, tendo por base a bibliografia de trabalho, será orientado e apoiado pela realização de dez aulas teóricas. Na primeira aula, de carácter introdutório, apresentam-se as lógicas e limites da pluralidade teórica na sociologia. Num segundo conjunto de seis aulas estudam-se as conceptualizações sociológicas da acção e da estrutura, em três momentos sucessivos: identificação do núcleo conceptual e proposicional dessas conceptualizações, dos seus desenvolvimentos em variantes teóricas concorrentes entre si e, por fim, das possibilidades da sua articulação numa perspectiva multidimensional. Num terceiro e último conjunto de três aulas realiza-se um exercício de reconstrução multidimensional do conceito de poder social aplicando os resultados das aprendizagens antes realizadas. As actividades lectivas incluem ainda a apresentação da unidade curricular na primeira parte da primeira aula. | A avaliação constará de um ensaio individual, com um com um máximo de 16.000 caracteres (com espaços), tratando um tema a escolher por cada aluno de entre uma lista a fornecer pelo docente. O tratamento desse tema deverá permitir a comparação de conceptualizações alternativas sobre a acção e a estrutura, bem como a sua aplicação no tratamento da problemática do poder, numa perspectiva multidimensional.