Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00571
Acrónimo :
00571
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sociologia

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhuns.

Objetivos Gerais / Objectives


Estudo das principais controvérsias contemporâneas sobre as teorizações sociológicas da ação, da estrutura e do poder, numa lógica de reconstrução das oposições teóricas como dimensões analíticas e conceptuais complementares.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


a) Aprofundamento do conhecimento sobre as principais teorizações sociológicas da ação, da estrutura e do poder. b) Aquisição de conhecimentos sobre os núcleos lógicos daquelas teorizações, nomeadamente no plano conceptual. c) Aquisição de conhecimentos sobre as possibilidades de reconstrução multidimensional dos núcleos conceptuais estudados. d) Desenvolvimento de competências de utilização analítica dos conceitos e enunciados explicativos constitutivos das teorizações estudadas. e) Desenvolvimento de competências básicas de combinação e articulação daqueles conceitos e enunciados numa lógica de reconstrução das oposições teóricas como dimensões analíticas e conceptuais complementares.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Introdução 01 A pluralidade teórica em sociologia e a oposição ação-estrutura Parte I O conceito de ação social: oposições e articulações 02 Ação social: antecedentes, conceptualizações e modos de explicação 03 Ação racional: interesses e crenças 04 Ação interpretativa: comunicacional e normativa Parte II O conceito de estrutura social: oposições e articulações 05 Estrutura social: antecedentes, conceptualizações e modos de explicação 06 Estrutura material: formas e posições 07 Estrutura cultural: regulação e significação Parte III O conceito de poder social: exercício de reconstrução multidimensional 08 Poder social: antecedentes, conceptualizações e modos de explicação 09 Formas de dominação: restrição e persuasão 10 Formas de resistência: conflito e pressão

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As três partes do programa correspondem aos três domínios de teorização a conhecer. Em cada parte, os conteúdos programáticos incidem sobre os conceitos e enunciados explicativos constitutivos daquelas teorizações.

Avaliação / Assessment


a) Está centrado no estudo autónomo, pelo aluno, da bibliografia básica da unidade curricular, orientado pelo programa. b) Inclui, como tempo de orientação e apoio a esse estudo autónomo, dez aulas teóricas e os materiais pedagógicos disponibilizados pelo docente. c) Culmina na utilização, pelo aluno, dos conhecimentos e competências assim adquiridos ou desenvolvidos na elaboração do ensaio final previsto no processo de avaliação. | Ensaio individual. O tema é escolhido por cada aluno e aprovado pelo docente. Deverá permitir a comparação entre conceptualizações alternativas sobre os três tópicos do programa. Dimensão máximo de 16.000 caracteres, incluindo espaços, mas não a capa, índice e referências bibliográficas. A informação sobre a participação dos alunos nas aulas pode ser usada pelo docente para majorar a classificação final num máximo de dois valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


a) Está centrado no estudo autónomo, pelo aluno, da bibliografia básica da unidade curricular, orientado pelo programa. b) Inclui, como tempo de orientação e apoio a esse estudo autónomo, dez aulas teóricas e os materiais pedagógicos disponibilizados pelo docente. c) Culmina na utilização, pelo aluno, dos conhecimentos e competências assim adquiridos ou desenvolvidos na elaboração do ensaio final previsto no processo de avaliação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A leitura dos textos da bibliografia de trabalho de cada aula permite conhecer os conteúdos programáticos. As aulas apresentam os modos de articulação dos conceitos e enunciados explicativos estudados.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Waters, M. (1994), Modern Sociological Theory, Londres, Sage (caps. 1, 2, 3, 4, 5 e 7). Turner, J.H. (2010), Theoretical Principles of Sociology, vol. 1, Nova Iorque, Springer, cap. 5. Scott, J. (2011), Conceptualising the Social World, Cambridge, Cambridge University Press (caps. 2, 6 e 7). Scott, J. (2001), Power, Cambridge, Polity (caps. 1 a 6). Parker, J. (2000), Structuration, Buckingham, Open University Press (caps. 4, 5, 6 e 7). Cohen, I.J. (2000), ?Theories of action and praxis?, em B.S. Turner (org.) (2000), The Blackwell Companion to Social Theory, 2.ª ed., Oxford, Blackwell, pp. 73-111. Abell, P. (2000), ?Sociological theory and rational choice theory?, em B.S. Turner (org.) (2000), The Blackwell Companion to Social Theory, 2.ª ed., Oxford, Blackwell, pp. 223-244. [Das aulas] Scott, J. (2011), Conceptualising the Social World, Cambridge, Cambridge University Press. Pires, R.P. (2007), ?Árvores conceptuais?, Sociologia, Problemas e Práticas, 53, pp. 11-50 . [Geral]

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Popitz, Heinrich (1992, 2017), Phenomena of Power: Authority, Domination, and Violence, Nova Iorque, Columbia University Press. Poggi, Gianfranco (2001), Forms of Power, Cambridge, Polity Press. Parsons, Talcott (1963), ?On the concept of political power?, Proceedings of the American Philosophical Society, 107 (3), pp. 232-62. Lukes, Steven (1974), Power: A Radical View, Londres, Macmillan. Clegg, Stewart R. (1989), Frameworks of Power, Londres, Sage. [Poder social] Giddens, Anthony (1984), The Constitution of Society: Outline of the Theory of Structuration, Cambridge, Polity. Parsons, Talcott (1951), The Social System, Nova Iorque, The Free Press. Burns, Tom, e Helena Flam (1987, 2000), Sistemas de Regras Sociais: Teoria e Aplicações, Oeiras, Celta. Alexander, Jeffrey C. (2003), The Meanings of Social Life: A Cultural Sociology, Oxford, Oxford University Press. [Estrutura cultural] Wright, Erik Olin (1997), Class Counts: Comparative Studies in Class Analysis, Cambridge University Press. Martin, John Levi (2009), Social Structures, Princeton, Princeton University Press Bourdieu, Pierre (1972), Esquisse d?Une Théorie de la Pratique, Précédé de Trois Études d?Ethnologie Kabyle, Genebra, Droz. Blau, Peter M. (1977), Inequality and Heterogeneity: A Primitive Theory of Social Structure, Nova Iorque, The Free Press. [Estrutura material] Habermas, Jürgen (1981, 1986), The Theory of Communicative Action, Cambridge, Polity Press. Garfinkel, Harold (1967), Studies in Ethnomethodology, Englewood Cliffs, NJ, Prentice-Hall. Goffman, Erving (1959), The Presentation of Self in Everyday Life, Nova Iorque, Anchor Books. Parsons, Talcott (1937), The Structure of Social Action, Nova Iorque, The Free Press. [Ação interpretativa] Homans, George C. (1961), Social Behavior: Its Elementary Forms, Nova Iorque, Harcourt. Hedström, Peter (2005), Dissecting the Social: On the Principles of Analytical Sociology, Cambridge, Cambridge University Press. Coleman, James S. (1990), Foundations of Social Theory, Cambridge (MA), Harvard University Press. Boudon, Raymond (2003), Raison, Bonnes Raisons, Paris, PUF. [Ação racional] cap. 3: ?Threatening and being threatened?, pp. 52-70. Popitz, Heinrich (1992, 2017), Phenomena of Power: Authority, Domination, and Violence, Nova Iorque, Columbia University Press, Granovetter, Mark (1973), ?The strenght of weak ties?, American Journal of Sociology, 78 (6), pp. 1360-1380 [http://sociology.stanford.edu/people/mgranovetter/]. Goffman, Erving (1983), ?The interaction order?, American Sociological Review, 48 (1), pp. 1-17 [http://www.asanet.org/about/presidents/Erving_Goffman.cfm]. cap. 2: ?La rationalité cognitive?, pp. 57-98. Boudon, Raymond (2003), Raison, Bonnes Raisons, Paris, PUF, Berthelot, Jean-Michel (2001), ?Programmes, paradigmes, disciplines: pluralité et unité des sciences sociales?, em Jean-Michel Berthelot (org.) (2001), Épistémologie des Sciences Sociales, Paris PUF, pp. 457-519. Barbalet, J. M. (1985), ?Power and resistance?, The British Journal of Sociology, 36 (4), pp. 531-548. cap. 1: ?The strong program in cultural sociology: elements of a structural hermeneutics? (com Philip Smith), pp. 11-26. Alexander, Jeffrey C. (2003), The Meanings of Social Life: A Cultural Sociology, Oxford, OUP, [Referências das aulas: textos de leitura complementar] Turner, Jonathan H. (2014), Theoretical Sociology: A Concise Introduction to Twelve Sociological Theories, Newbury Park (CA), Sage. Turner, Jonathan H. (2013), Theoretical Sociology: 1830 to the Present, Newbury Park (CA), Sage. Turner, Jonathan H. (org.) (2001), Handbook of Sociological Theory, Nova Iorque, Kluwer Academic. Ritzer, George (org.) (2003), The Blackwell Companion to Major Contemporary Social Theorists, Oxford, Blackwell. Ritzer, George (org.) (2003), The Blackwell Companion to Major Classical Social Theorists, Oxford, Blackwell. Ritzer, George, e Jeff Stepnisky (2013), Sociological Theory, 9.ª ed., Nova Iorque, McGraw-Hill. Giddens, Anthony, e Jonathan H. Turner (orgs.) (1987), Social Theory Today, Cambridge, Polity Press. Alexander, Jeffrey C. (1987), Sociological Theory Since 1945, Londres, Hutchinson. Abrutyn, Seth (org.) (2016), Handbook of Contemporary Sociological Theory, Nova Iorque, Springer. [Geral]

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16