Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Recursos Humanos
Departamento / Department
Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem
Objetivos Gerais / Objectives
Esta UC pretende desenvolver as capacidades de análise das principais políticas de Gestão de Recursos Humanos, suas possíveis aplicações e articulação com o contexto organizacional.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Compreender as principais dinâmcas associadas à génese, mudança e efeitos dos sistemas de RH; OA2. Compreender quais os aspetos críticos na atração, seleção, gestão do talento e desenvolvimento de RH; OA3. Compreender a gestão do desempenho e recompensas, avaliando criticamente a sua avaliação e implementação; OA4. Discutir criticamente os novos desafios na GRH.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Introdução à GRH -Da gestão administrativa à gestão estratégica de RH -Teorias de GRH CP2. Recrutamento e Seleção - Planeamento e definição de funções - Atração, recrutamento e seleção - Socialização e ajustamento CP3. Formação e Desenvolvimento - Gestão da formação e desenvolvimento de RH - Gestão do talento e a definição de carreiras CP4. Gestão do Desempenho e recompensas - Tipos de desempenho (e indicadores) - Métodos de avaliação - Estratégias de recompensas e relação com o desempenho - Definição de políticas remunerativas CP5. Desafios atuais na GRH - Sustentabilidade e práticas verdes na GRH - Transformação digital
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
De forma a que os alunos possam efectuar a integração entre o conceito organizacional e a Gestão de Recursos Humanos (OA1) serão expostas as principais características da GRH, as suas tendências de evolução e a sua integração na estratégia das empresas (CP1). Para que os alunos possam desenvolver uma capacidade de análise e integração dos sistemas de Recursos Humanos e os efeitos sobre os trabalhadores e desempenho das organizações (OA2, OA3 e OA4) serão discutidos os principais aspetos caracterizadores dos sistemas de recursos humanos (CP2,CP3 e CP4). Além disso serão abordados os principais desafios atuais na GRH (CP5) o que contribuirá para a análise e discussão crítica do estado atual da gestão de pessoas (OA4), reforçando as competências dos estudantes nestes pontos.
Avaliação / Assessment
1- Avaliação ao longo do semestre é composta por 2 momentos: Trabalho grupo (50%) + Trabalho individual (50%). Será necessário uma assiduidade (e pontualidade) igual ou > a 2/3. 2 - Avaliação por exame Ao não entregarem um dos trabalhos, ou menos de 9 val. na avaliação de qualquer dos trabalhos ou mais de 1/3 de absentismo serão excluídos da avaliação ao longo do semestre. O exame conta 100% da nota final.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
De forma a desenvolver as competências de diagnóstico das políticas de RH, as suas possíveis aplicações e articulação com o contexto organizacional utilizar-se-ão as seguintes metodologias: expositiva, partipativa e ativa. A metodologia expositiva é usada em todos conteúdos programáticos nos momentos em que são apresentados os quadros teóricos de referência e os conceitos-chave. O modelo teórico-prático desta UC permite a discussão em grupo mesmo durante os momentos mais expositivos, o que facilita o desenvolvimento da análise crítica e permite uma aprendizagem partilhada mediante os contributos específicos de cada estudante. A partilha de conhecimentos e experiências permite também o desenvolvimento de pensamento e reflexão crítica. A metodologia participativa é utilizada através da discussão de casos práticos e resolução de exercícios. A metodologia ativa envolve a análise de casos e a elaboração do trabalho de grupo que envolve contato com o mundo empresarial. A UC implica ainda trabalho autónomo (metodologia de auto estudo), o qual inclui leitura da bibliografia recomendada, exercícios a realizar fora das horas de contacto e realização do trabalho de grupo, no sentido de promover a autonomia e capacidade de decisão dos estudantes. A orientação tutorial (OT) destina-se ao esclarecimento individual de dúvidas aos estudantes.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia expositiva é usada em todos conteúdos programáticos nos momentos em que são apresentados os quadros teóricos de referência e os conceitos-chave, contribuindo para os quatro objetivos de aprendizagem da UC (OA1, 2, 3 e 4). A avaliação destes conteúdos é maioritariamente realizada através do trabalho individual escrito. De forma que os alunos possam efetuar a integração entre o conceito organização e a Gestão de Recursos Humanos (OA1) serão apresentadas e discutidas criticamente as principais características da GRH, as suas tendências de evolução e a sua integração na estratégia das empresas – utilização de metodologias expositivas e participativas. Para que os alunos possam desenvolver uma capacidade de análise e integração das estratégias e sistemas de Recursos Humanos (OA2, OA3 e OA4) serão apresentados casos práticos e propostos exercícios para resolução (metodologia participativa). Será ainda dado particular relevo à utilização de referências teóricas de forma a que a discussão crítica ultrapasse o nível do senso comum e permita uma integração de conceitos e correntes teóricas com aspetos práticos. No final é proposto a resolução em grupo de um caso prático de forma a permitir a discussão crítica de políticas de RH (aplicação de metodologia ativa). A metodologia do autoestudo é transversal a todos os OA, pois envolve leituras, pesquisas, resolução de exercícios, realização do trabalho de grupo.
Observações / Observations
O uso do ChatGPT ou similar é permitido, dentro de limites éticos, para apoio à pesquisa de informação; não deve ser utilizado para criar conteúdo para os relatórios ou trabalhos; o seu uso deve estar claramente indicado no relatório escrito (indicação de prompts). Atenção aos limites da ferramenta! Os alunos são responsáveis por validarem a informação fornecida pela mesma, incluído URL e referências.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Ferreira, A., et al. (2015). GRH para Gestores. RH Editora Garavan, T., et al (2021). Training and organisational performance: A meta?analysis of temporal, institutional and organisational context moderators. Human Resource Management Journal, 31(1), 93-119. Kirkpatrick, I., & Hoque, K. (2021). Human resource professionals and the adoption and effectiveness of high?performance work practices. Human Resource Management Journal. Kroon, B. (2021). Evidence Based HRM: What (do) we know about people in workplaces. Open Press TiU McDonnell, A., et al (2017). Talent management: a systematic review and future prospects. European Journal of International Management, 11(1), pp.86-128. Noe, Hollenbeck, Gerhart, & Wright (2020). Human Resource Management: Gaining a Competitive Advantage. McGraw Hill Wang, M., & Wanberg, C. R. (2017). 100 years of applied psychology research on individual careers: From career management to retirement. Journal of Applied Psychology, 102(3), 546-563
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Blom, R., Kruyen, P., Van der Heidjen, & Thiel, S. (2018). One HRM Fits All? A Meta- Analysis of the Effects of HRM Practices in the Public, Semipublic, and Private Sector. Review of Public Personnel Administration , published online Boxall, P. & Purcell (2016). Strategy and Human Resource Management. Palgrave. Duarte, H. & Lopes, D. (2018) Career stages and occupations impacts on workers motivations. International Journal of Manpower, 39 (5), 746-763. Cropanzano, R., Anthony, E., Daniels, S. & Hall A,. (2017). Social Exchange Theory: A Critical Review with Theoretical Remedies. Academy of Management Annals 11(1), 479-516. Katou, A. A., et al (2021). Line manager implementation and employee HR attributions mediating mechanisms in the HRM system?Organizational performance relationship: A multilevel and multipath study. Human Resource Management Journal, 31(3), 775-795. Iqbal, M. Z., Akbar, S. & Budhwar, P. (2015), Effectiveness of Performance Appraisal. International Journal of Management Reviews, 17: 510-533. Jiang K. & Messersmith J. (2017): On the shoulders of giants: a meta- review of strategic human resource management, The International Journal of Human Resource Management, Published online Marin-Garcia, J. & Tomas, J. (2016). Deconstructing AMO framework: A systematic review. OmniaScience 12 (4), 1040-1087. O'Connor, E.P. & Crowley-Henry, M. (2017) Exploring the Relationship Between Exclusive Talent Management, Perceived Organizational Justice and Employee Engagement: Bridging the Literature. Journal of Business Ethics , Published online. Saridakis, George & Lai, Yanqing & Cooper, Cary. (2016). Exploring the relationship between HRM and firm performance: A meta-analysis of longitudinal studies. Human Resource Management Review. Published online
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-23