Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00599
Acrónimo :
00599
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
16.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
8.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Recursos Humanos

Departamento / Department


Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC pretende desenvolver as capacidades de análise das principais políticas de Gestão de Recursos Humanos, suas possíveis aplicações e articulação com o contexto organizacional.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Compreender as principais dinâmcas associadas à génese, mudança e efeitos dos sistemas de RH; 2. Compreender quais os aspetos críticos na atração, seleção, gestão do talento e desenvolvimento de RH; 3. Compreender a gestão do desempenho e recompensas, avaliando criticamente a sua avaliação e implementação; 4. Discutir criticamente os novos desafios na GRH;

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Introdução à GRH -Da gestão administrativa à gestão estratégica de RH -Teorias de GRH CP2. Recrutamento e Seleção - Planeamento e definição de funções - Atração, recrutamento e seleção - Socialização e ajustamento CP3. Formação e Desenvolvimento - Gestão da formação e desenvolvimento de RH - Gestão do talento e a definição de carreiras CP4. Gestão do Desempenho e recompensas - Tipos de desempenho (e indicadores) - Métodos de avaliação - Estratégias de recompensas e relação com o desempenho - Definição de políticas remunerativas CP5. Desafios atuais na GRH - Sustentabilidade e práticas verdes na GRH - Transformação digital

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


De forma a que os alunos possam efectuar a integração entre o conceito organizacional e a Gestão de Recursos Humanos (OA1) serão expostas as principais características da GRH, as suas tendências de evolução e a sua integração na estratégia das empresas (P1). Para que os alunos possam desenvolver uma capacidade de análise e integração dos sistemas de Recursos Humanos e os efeitos sobre os trabalhadores e desempenho das organizações (OA2, OA3 e OA4) serão discutidos os principais aspetos caracterizadores dos sistemas de recursos humanos (P2,P3 e P4) .

Avaliação / Assessment


De forma a desenvolver as competências de diagnóstico das políticas de RH, suas possíveis aplicações e articulação com o contexto organizacional utilizar-se-ão as seguintes metodologias: 1- Expositivas dos principais conceitos teóricos; 2- Discussão de casos práticos; 3- Resolução de exercícios; 4- Trabalhos de grupo | 1.Ao longo do período lectivo: Trabalho grupo (50%) + Trabalho individual (50%), assiduidade (e pontualidade) igual ou > a 2/3. Ao não entregarem um dos trabalhos, ou menos de 9 val. na avaliação de qualquer dos trabalhos ou mais de 1/3 de absentismo serão excluídos da avaliação periódica. 2.A avaliação final terá 1ª. e 2ª. Época e respeitará as condições do REAC .

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


De forma a desenvolver as competências de diagnóstico das políticas de RH, suas possíveis aplicações e articulação com o contexto organizacional utilizar-se-ão as seguintes metodologias: 1- Expositivas dos principais conceitos teóricos; 2- Discussão de casos práticos; 3- Resolução de exercícios; 4- Trabalhos de grupo

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


De forma a que os alunos possam efectuar a integração entre o conceito organização e a Gestão de Recursos Humanos (OA1) serão discutidos criticamente as principais características da GRH, as suas tendências de evolução e a sua integração na estratégia das empresas. Para que os alunos possam desenvolver uma capacidade de análise e integração das estratégias e sistemas de Recursos Humanos (OA2, OA3 e OA4) serão apresentados casos práticos e propostos exercícios para resolução. Será ainda dado particular relevo à utilização de referências teóricas de forma a que a discussão crítica ultrapasse o nível do senso comum e permita uma integração de conceitos e correntes teóricas com aspectos práticos. No final é proposto a resolução em grupo de um caso prático de forma a permitir a discussão crítica de políticas de RH.

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Wang, M., & Wanberg, C. R. (2017). 100 years of applied psychology research on individual careers: From career management to retirement. Journal of Applied Psychology, 102(3), 546-563 McDonnell, A., et al (2017). Talent management: a systematic review and future prospects. European Journal of International Management, 11(1), pp.86-128. Kirkpatrick, I., & Hoque, K. (2021). Human resource professionals and the adoption and effectiveness of high?performance work practices. Human Resource Management Journal. Garavan, T., et al (2021). Training and organisational performance: A meta?analysis of temporal, institutional and organisational context moderators. Human Resource Management Journal, 31(1), 93-119. - Kroon, B. (2021). Evidence Based HRM: What (do) we know about people in workplaces. Open Press TiU Ferreira, A., et al. (2015). GRH para Gestores. RH Editora Noe, Hollenbeck, Gerhart, & Wright (2020). Human Resource Management: Gaining a Competitive Advantage. McGraw Hill

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


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Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16