Bibliografia

Principal

  • Vieira, M.M. (2003), ?Famílias e escola: processos da democratização escolar?, em M.M. Vieira e outros, Democratização escolar: intenções e apropriações, Lisboa, CIE/FC. Singly, F. (1997), ?La mobilisation familiale pour le capital scolaire? em F. Dubet (dir.), École, familles ? le malentendu, Paris, Textuel Ed., pp. 45-58. Silva, Pedro (2003), Escola-Família, uma Relação Armadilhada ? interculturalidade e relações de poder, Porto, Ed. Afrontamento (cap. 4). Sebastião, João (2007/2008), ?Famílias, estratégias educativas e percursos escolares?, Sociologia, nº 17/18, pp.281-306. Seabra, Teresa (1999), Educação nas famílias - etnicidade e classes sociais, Lisboa, IIE. Seabra, Teresa (2007), ?Relação das famílias com a escolaridade e resultados escolares: comparando alunos de origem cabo-verdiana, de origem e autóctones? em P. Silva (org.) Escolas, Famílias e Lares, Porto, Profedições, 139-152. Pereira, Sara (1999), A Televisão na Família ? processos de mediação com crianças em idade pré-escolar, Braga, Universidade do Minho. Montandon, C. et Osiek, F., 1998, "La socialisation familiale du point de vue des enfants: regard sociologique", em A.-M. Fontaine (ed.), Regards sur l'éducation familiale, Bruxelles, de Boeck. Montandon, C. (1994), ?L´articulation entre les familles et l´école: sens commun et regard sociologique? in Guy Vincent (dir.), L´éducation prisonnière de la forme scolaire? ? scolarisations et socialisations dans les sociétes industrielles, Lyon, PUL. Montandon, C. e Ph. Perrenoud (2001, 1987), Entre Pais e professores, Um Diálogo Impossível?, Oeiras, Celta editora (cap. 1). Kellerhals, J. e C. Montandon (1991), Les stratégies éducatives des familles ? milieu social, dynamique familial et éducation des pré-adolescents, Lausanne, Delachaux et Niestle. Guerreiro, Maria das Dores, Anália Torres e Cristina Lobo (2009), ?Famílias em mudança: configurações, valores e processos de recomposição?, em Maria das Dores Guerreiro, Anália Torres e Luís Capucha, Portugal no Contexto Europeu, Vol III: Quotidiano e Qualidade de Vida, CIES-ISCTE/Celta Editora, pp. 7-37. Durning, Paul (1995), Éducation familiale - acteurs, processus et enjeux, Paris, PUF (cap.1). Diogo, Ana Matias (2010), ?Do envolvimento dos pais ao sucesso escolar dos filhos: mitos críticas e evidências?, Sociologia da Educação - Revista Luso-Brasileira, nº 1, pp. 71-96 (on-line). Diogo, Ana Matias (2008), Investimento das Famílias na Escola, Lisboa, Celta editora (cap. 1 e cap. 2) :

Secundária

  • Weston, William (ed.) (1989), Education and American Family - a research synthesis, New York, New York University Press. Vieira, M.M. (2003), Educar herdeiros. Práticas educativas da classe dominante lisboeta, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. Troutot, P.-Y.e C Montandon.(1988), "Systemes d´action familiaux, attitudes éducatives et rapport à l´école: une mise en perspective typologique" in: Ph. Perrenoud. e C.Montandon (eds), Qui maîtrise l´école?, Lausanne, Réalités Sociales. Terrail, J.-P.(1984), "Familles ouvrières, école, destin social (1880-1980)", Revue Française de Sociologie, XXV, pp. 421-436. Stoer, S. e P. Silva (orgs.) (2005), Escola-Família: uma relação em processo de reconfiguração, Porto. Porto Editora. Silva, Pedro (org.)(2007), Escolas, Famílias e Lares, Porto, Profedições. Seabra, Teresa (1997), ?Estratégias familiares de educação das crianças?, Sociologia ? problemas e práticas, nº 23, pp. 49-70. Seabra, T. (2000), ?Famílias: etnicidade e classes sociais na educação das crianças? in Fontaine, Anne-Marie (coord.), Parceria Família-escola e desenvolvimento da criança, Porto, Ed. Asa . Seabra, Teresa (2006), ?Relação das famílias imigradas com a escolaridade?, Interacções, nº 2 (on-line). Schneider, B. e J. Coleman (eds.)(1993), Parents, their children and schools, Westview Press. Queiroz, J.-M. (1991), "Les Familles et l´école" in: F. Singly (dir), La famille: l´état des savoirs, Paris, Ed. La Découverte, pp. 201- 210. Power, S.; T. Edwards, G. Whitty e V. Wigfall (2003), Education and the Middle-Class, Buckingham, Open University Press. Pourtois, J. e Desmet, H.(1989), "L´éducation familiale", Revue Française de Pédagogie, nº86, pp.69-101. Pourtois, J. (dir.) (1991), Innovation en éducation familiale, Bruxelas, De Boeck Université. Pourtois, J. (1979), Comment les mères enseignant à leur enfant, Paris, PUF. Pinto, Graça Alves (1998), O trabalho das crianças - De pequenino é que se torce o pepino (e o destino), Oeiras, Celta. Peterson, G.; Rollins, B.(1987), "Parent-Child Socialization" in: M. Sussman e S. Steinmetz.(eds), Handbook of Marriage and Family, New York, Penum Press, pp. 471-507. Perrenoud, PH. (1987b), "Le `go-between´: l´enfant messager et message entre sa famille et l´école" em C. Montandon e Ph. Perrenoud, Entre parents et enseignants: un dialogue impossible?, Berne, Peter Lang. Perrenoud, PH. (1987a), "Ce que l´école fait aux familles. Inventaire" em C. Montandon e Ph. Perrenoud, Entre parents et enseignants: un dialogue impossible?, Berne, Peter Lang. Percheron, A.(1991), "La transmission des valeurs", in: F. Singly (dir), La famille: l´état des savoirs, Paris, Ed. La Découverte, pp. 183-193. Palos, Ana C. (1995), Estratégias educativas familiares e modalidades de relação com o Jardim de Infância, Universidade Nova de Lisboa (Dissertação de mestrado). Nogueira, Maria Alice (2005), "A relação família-escola na contemporaneidade: fenômeno social/interrogações sociológicas", Análise Social, vol. XL (176), pp. 563-578. Morgan, D.H.J. (1997), ?Socialization and the family ? Change and diversity? in B. Cosin e M. Hales, Families, education and social differences, London and New YorK, Routledge and Open University. Montandon, C. (2005), "As praticas educatives parentais e a experiência das crianças", Educaçao & Sociedade, 26:485-509. Montandon, C. (2002), "Home and school constraints in children?s experience of socialisation in Geneva: the importance of peers", em R. Edwards (ed.), Home and School: Autonomy, Connection or Regulation?, London, Falmer Press. Montandon, C. (1991), L´école dans la vie des familles, Genève, Cahier du Service de la Recherche Sociologique, nº32. Montandon, C.(1988), De quelques étapes dans l´exploration du concept de socialisation et de sa spécificité en sociologie, Communication présentée au Colloque de l´AISLF, Génève. Mendes, Guida (2005), Entre a Família e a Creche: estratégias educativas e modalidades de uma relação, ISCTE/Departamento de Sociologia (Dissertação de mestrado). Maulini, O. et Montandon, C., (Eds) (2005), Les formes de l'éducation: variété et variations, Bruxelles, De Boeck. Lobrot, M. (1962), "Sociologie des attitudes éducatives", Enfance, 1, pp. 69-83. Lahire, Bernard (2008, 1995), Sucesso escolar nos meios populares : as razões do improvável, S. Paulo, Ática. Kellerhals, J; Troutot, P-Y. (1987), "Milieu social et types de familles: une approche interactive", Annales de Vaucresson, nº26, pp. 91-108. Kellerhals, J.; Montandon,C.(1991a) "Les Styles éducatives", em F. Singly (ed.), La famille: l´état des savoirs, Paris, Ed. La Découverte. Kellerhals, J et al. (1991), "Cohésion familiale, styles éducatifs et estime de soi: aspects du processus de socialization des adolescents" em Familles et Contextes Sociaux - les espaces et les temps de la diversité, Lisboa, C.I.E.S., pp. 233-245. Gecas, Viktor (1979), "The influence of social class on socialization" in: W. Burr e I. Reiss.(eds), Contemporary theories about the family, vol. 1, New York, Free Press, pp.365-404. Fundação Maria Ulrich (1997), O que esperam as crianças da sua Família, Lisboa, Fundação Maria Ulrich. Dubet, François (dir.) (1997), École, familles ? le malentendu, Paris, Ed. Textuel Don Davies (dir.) (1989), As Escolas e as Famílias em Portugal: realidade e perspectivas, Lisboa, Livros Horizonte. Domingos, Ana M.; Barradas, Helena.; Rainha, Helena; Neves, Isabel P. (1986), A teoria de Bernstein em Sociologia da Educação, Lisboa, FCG. Homem, Mª Luísa (2002), O jardim de infância e a família ? as fronteiras da cooperação, Lisboa, IIE. Dornbusch, S. E Wood, K. (1989), "Family Processes and Educational Achievement" em W. Weston (ed.)., Education and the American Family, New York, New York University Press. Diogo, Ana Matias (1998), Famílias e Escolaridade - representações parentais da escolarização, classe social e dinâmica familiar, Lisboa, Ed. Colibri. Clark. R. M. (1983), Family Life and School Achievement, Chicago, Iniversity of Chicago Press. Casa Nova, Maria José (2001), Etnicidade, Género e Escolaridade ? estudo em torno das socializações familiares de género numa comunidade cigana da cidade do Porto, Lisboa, IIE. Casa-Nova, M.J. (2005), "Etnicidade e educação familiar: o caso dos ciganos", Revista Teoria e Prática da Educação, 8(2), pp. 207-214. Bronfenbrenner, U.(1979), The ecology of human development, Cambridge, Harvard University Press . Blöss, Thierry (1996), Éducation Familiale et Beau-Parenté, Paris, L´Harmattan. Benavente, Ana, A. F. Costa, F.L. Machado e M. C. Neves (1987), Do outro lado da escola, Lisboa, IED. Almeida, Ana N. e M. M. Vieira (2006), A Escola em Portugal, Lisboa, ICS-UL.(cap.4) :