Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00601
Acrónimo :
00601
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Francês,Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências Sociais

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem.

Objetivos Gerais / Objectives


Nesta unidade curricular pretende-se cruzar, sob a forma de grandes debates actuais, duas áreas clássicas da sociologia - família e educação. No domínio da família, privilegiam-se as repercussões das transformações da sociedade portuguesa nas últimas décadas nos modos de se viver a família, a conjugalidade e a parentalidade. No que se refere à educação familiar centra-se na diversidade social dos modelos educativos presentes nas famílias das sociedades contemporâneas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Espera-se que os mestrandos revelem ser capazes de: a) relacionar a mudança social com as mutações nas estruturas familiares e nos modos de viver a família; b) identificar novas formas de conjugalidade e de parentalidade (biológica e social); b) analisar a diversidade dos modelos educativos em curso nos contextos familiares, considerando a multiplicidade de eixos de diferenciação social e o ponto de vista dos diferentes actores; c) reflectir criticamente, e de modo informado, sobre as relações que as famílias estabelecem com a escola e a escolaridade; d) comunicar de modo claro e conciso as teorias, conceitos e resultados de investigação no domínio temático da unidade curricular.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Famílias na sociedade contemporânea 1.1 Da sociedade tradicional à modernidade: a família através dos tempos 1.2 Famílias na sociedade portuguesa: mudanças cruzadas 1.3 Famílias na Europa: problemas de comparação 1.4 Família, género e classe social: diversidades e semelhanças 1.5 Dinâmicas familiares, conjugalidades, parentalidades e homoparentalidades 2. Educação em contextos familiares 2.1 O estudo da educação familiar: diversidade de contributos e perspectivas. 2.2 As estratégias educativas das famílias: objectivos, métodos e relação com outras instâncias educativas (escola, televisão e grupo de pares). 2.3 Relação das famílias com a escola 2.4 Representações da educação familiar em crianças e professores.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os desenvolvimento dos conteúdos, sustentado na bibliografia básica que se reporta a cada um dos pontos, permite atingir os objectivos de aprendizagem enunciados.

Avaliação / Assessment


A avaliação da unidade curricular assenta na prestação de trabalhos em dois momentos diferenciados: - apresentação oral (em grupo). Corresponde 30% do total da classificação final; - exercício escrito (individual) realizado em tempo do trabalho autónomo. Corresponde a 70% do total da classificação final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A concretização dos objectivos desta unidade curricular faz-se através de aulas teóricas, aulas teórico-práticas, orientação tutorial e através do trabalho pessoal dos mestrandos. O trabalho pessoal consiste num conjunto de actividades que incluem: a) a participação nas aulas; b) a consulta da bibliografia de referência e pesquisa autónoma de bibliografia complementar; c) a apresentação oral de um livro/ texto/documento em aulas teórico-práticas e d) a realização de um trabalho escrito final.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias são coerentes com os objectivos na medida em que os mestrandos realizam leituras prévias a cada sessão e devem apresentar em aula uma obra da bibliografia básica.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


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Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


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Vieira (2006), A Escola em Portugal, Lisboa, ICS-UL.(cap.4) Aboim, Sofia (2006), Conjugalidades em Mudança: Percursos e Dinâmicas da vida a Dois, Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16