Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00601
Acrónimo :
00601
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Francês,Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências Sociais

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem.

Objetivos Gerais / Objectives


Nesta unidade curricular pretende-se cruzar, sob a forma de grandes debates actuais, duas áreas clássicas da sociologia - família e educação. No domínio da família, privilegiam-se as repercussões das transformações da sociedade portuguesa nas últimas décadas nos modos de se viver a família, a conjugalidade e a parentalidade. No que se refere à educação familiar centra-se na diversidade social dos modelos educativos presentes nas famílias das sociedades contemporâneas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Espera-se que os mestrandos revelem ser capazes de: a) relacionar a mudança social com as mutações nas estruturas familiares e nos modos de viver a família; b) identificar novas formas de conjugalidade e de parentalidade (biológica e social); b) analisar a diversidade dos modelos educativos em curso nos contextos familiares, considerando a multiplicidade de eixos de diferenciação social e o ponto de vista dos diferentes actores; c) reflectir criticamente, e de modo informado, sobre as relações que as famílias estabelecem com a escola e a escolaridade; d) comunicar de modo claro e conciso as teorias, conceitos e resultados de investigação no domínio temático da unidade curricular.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Famílias na sociedade contemporânea 1.1 Da sociedade tradicional à modernidade: a família através dos tempos 1.2 Famílias na sociedade portuguesa: mudanças cruzadas 1.3 Famílias na Europa: problemas de comparação 1.4 Família, género e classe social: diversidades e semelhanças 1.5 Dinâmicas familiares, conjugalidades, parentalidades e homoparentalidades 2. Educação em contextos familiares 2.1 O estudo da educação familiar: diversidade de contributos e perspectivas. 2.2 As estratégias educativas das famílias: objectivos, métodos e relação com outras instâncias educativas (escola, televisão e grupo de pares). 2.3 Relação das famílias com a escola 2.4 Representações da educação familiar em crianças e professores.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os desenvolvimento dos conteúdos, sustentado na bibliografia básica que se reporta a cada um dos pontos, permite atingir os objectivos de aprendizagem enunciados.

Avaliação / Assessment


A avaliação da unidade curricular assenta na prestação de trabalhos em dois momentos diferenciados: - apresentação oral (em grupo). Corresponde 30% do total da classificação final; - exercício escrito (individual) realizado em tempo do trabalho autónomo. Corresponde a 70% do total da classificação final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A concretização dos objectivos desta unidade curricular faz-se através de aulas teóricas, aulas teórico-práticas, orientação tutorial e através do trabalho pessoal dos mestrandos. O trabalho pessoal consiste num conjunto de actividades que incluem: a) a participação nas aulas; b) a consulta da bibliografia de referência e pesquisa autónoma de bibliografia complementar; c) a apresentação oral de um livro/ texto/documento em aulas teórico-práticas e d) a realização de um trabalho escrito final.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias são coerentes com os objectivos na medida em que os mestrandos realizam leituras prévias a cada sessão e devem apresentar em aula uma obra da bibliografia básica.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Almeida, Ana N. e M. M. Vieira (2006), A Escola em Portugal, Almeida, J. F e outros(2009), "Valores e classes sociais".Benavente, .A e outros(1987), Do outro lado da escola.Coleman, M. e outros(2004), Handbook of contemporary Families, Guerreiro e outros(2007), "Famílias em mudança: configurações, valores e processos de recomposição".Kellerhals, J. e C. Montandon (1991), Les stratégies éducatives des familles - milieu social, dynamique familial et éducation des pré-adolescents. Lahire, B(1995), Tableaux de familles. Lobo, C. (2009), Recomposições Familiares: Dinâmicas de um Processo de Transição.Montandon, C. (1997), L´éducation du point de vue des enfants. Edwards,T. e outros(2003), Education and the Middle-Class,.Seabra, T. (1999) Educação nas famílias sociais.Shorter, E.(1995), A Formação da Família Moderna.Vieira, M.M. (2003), "Famílias e escola: processos da democratização escolar".Wall, K.(org.)(2005), Famílias em Portugal: Percursos, interacções, redes sociais.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Widmer, E.D. (2016), Family Configurations:A Structural Approach to Family Diversity, London, Routledge. Weston, William (ed.) (1989), Education and American Family - a research synthesis, New York, New York University Press. Vieira, M.M. (2003), ?Famílias e escola: processos da democratização escolar?, em M.M. Vieira e outros, Democratização escolar: intenções e apropriações, Lisboa, CIE/FC. Torres, Anália, Rita Mendes e Tiago Lapa (2006), ?Famílias na Europa?, em Jorge Vala e Anália Torres (orgs.), Contextos e Atitudes Sociais na Europa, Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais, pp. 97-144. Singly, F. (1997), ?La mobilisation familiale pour le capital scolaire? em F. Dubet (dir.), École, familles ? le malentendu, Paris, Textuel Ed., pp. 45-58. Silva, Pedro (2003), Escola-Família, uma Relação Armadilhada ? interculturalidade e relações de poder, Porto, Ed. Afrontamento. Seltzer, Judith A. (2004), ?Cohabitation and family change?, in Marilyn Coleman e Lawrence H. Ganong, Handbook of contemporary Families: considering the past, contemplating the future, Thousand Oaks, Sage Publications, pp. 97-115. Seabra, T. (2000), ?As crianças em casa e na escola: textos e contextos cruzados?, Fórum Sociológico, vol. 3/4, pp. 71-93. Buckingham, Open University Press. Power, S.; T. Edwards, G. Whitty e V. Wigfall (2003), Education and the Middle-Class, Pourtois, J. (1979), Comment les mères enseignant à leur enfant, Paris, PUF. Portes, A. and R. Rumbaut (2001), ?Lost in translation: language and the new second generation?, in Portes, Alejandro and Ruben Rumbaut (eds.) Legacies: The Story of the Immigrant Second Generation, Berkeley, University of California Press: 113-146 Peterson, G.; Rollins, B.(1987), "Parent-Child Socialization" in: M. Sussman e S. Steinmetz.(eds), Handbook of Marriage and Family, New York, Penum Press, pp. 471-507. Percheron, A.(1991), "La transmission des valeurs", in: F. Singly (dir), La famille: l´état des savoirs, Paris, Ed. La Découverte, pp. 183-193. Palos, Ana C. (1995), Estratégias educativas familiares e modalidades de relação com o Jardim de Infância, Universidade Nova de Lisboa (Dissertação de mestrado). Montandon, C. (2005), "As praticas educatives parentais e a experiência das crianças", Educaçao & Sociedade, 26:485-509. Nogueira, Maria Alice (2005), "A relação família-escola na contemporaneidade: fenômeno social/interrogações sociológicas", Análise Social, vol. XL (176), pp. 563-578. Morgan, D.H.J. (1997), ?Socialization and the family ? Change and diversity? in B. Cosin e M. Hales, Families, education and social differences, London and New YorK, Routledge and Open University. Mendes, Guida (2005), Entre a Família e a Creche: estratégias educativas e modalidades de uma relação, ISCTE/Dissertação de mestrado em Educação e Sociedade. Melo, Benedita P.; Ana M. Diogo e Manuela Ferreira (2016), ?O regresso dos exames do 4º ano: escola, crianças e dinâmicas familiares na blogosfera?, Sociologia, Problemas e Práticas, nº 81, pp. 141-161. Maulini, O. et Montandon, C., (Eds) (2005), Les formes de l'éducation: variété et variations, Bruxelles, De Boeck. Lobrot, M. (1962), "Sociologie des attitudes éducatives", Enfance, 1, pp. 69-83. Lobo, Cristina (2009), Parentalidade social, fratrias recompostas e relações inter-geracionais nas recomposições familiares, Sociologia, problemas e práticas, nº 49, pp. . Lahire, Bernard (2008, 1995), Sucesso escolar nos meios populares : as razões do improvável, S. Paulo, Ática. Kellerhals, J.; Montandon,C.(1991a) "Les Styles éducatives", em F. Singly (ed.), La famille: l´état des savoirs, Paris, Ed. La Découverte. Guerreiro, M.D.; Twesigye, J.; Höjer, I.; Höjer, S.; and Enoksen, E. (2021) (ed.), Families, Children and Youth in Global Contexts, Lisboa, Mundos Sociais. Gecas, Viktor (1979), "The influence of social class on socialization" in: W. Burr e I. Reiss.(eds), Contemporary theories about the family, vol. 1, New York, Free Press, pp.365-404. Fundação Maria Ulrich (1997), O que esperam as crianças da sua Família, Lisboa, Fundação Maria Ulrich. Education et Societé, nº14, 2004/05 (Les classes moyennes, l´école et la ville: la reproduction renouvelée). Durning, Paul (1995), Éducation familiale - acteurs, processus et enjeux, Paris, Puf. Diogo, Ana Matias (1998), Famílias e Escolaridade - representações parentais da escolarização, classe social e dinâmica familiar, Lisboa, Ed. Colibri. Casa-Nova, M.J. (2005), "Etnicidade e educação familiar: o caso dos ciganos", Revista Teoria e Prática da Educação, 8(2), pp. 207-214. Cadoret, Anne et all (2006), Homoparentalités: Approches, Scientifiques et Politiques, Paris, PUF. Brizic, Katharina (2006), ?The secret life of languages. Origin-specific differences in L1/L2 acquisition by immigrant children?, International Journal of Applied Linguistics, 16 3, pp.339-362. Berman, R.& Daneback K. (2020), Children in dual residence arrangements: a literature review, Journal of Family Studies,DOI:10.1080/13229400.2020.1838317. Benavente, Ana; Jean Campiche; Teresa Seabra e João Sebastião (1994), Renunciar à escola - o abandono escolar no ensino básico, Lisboa, Fim de Século. Almeida, Miguel Vale de (2000), Senhores de si: uma interpretação Antropológica da masculinidade, Lisboa, Fim de Século. Almeida, Ana Nunes de (2003), ?Família, conjugalidade e procriação: valores e papéis?, em Jorge Vala, Manuel Villaverde Cabral e Alice Ramos (orgs), Valores sociais: mudanças e contrastes em Portugal e na Europa, Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais, pp. 47-93. Almeida, Ana N. e M. M. Vieira (2006), A Escola em Portugal, Lisboa, ICS-UL.(cap.4) Aboim, Sofia (2006), Conjugalidades em Mudança: Percursos e Dinâmicas da vida a Dois, Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16