Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Sociologia
Departamento / Department
Departamento de Sociologia
Ano letivo / Execution Year
2019/2020
Pré-requisitos / Pre-Requisites
-
Objetivos Gerais / Objectives
Desenvolvimento de conhecimentos e competências avançadas para a conceção, planeamento e realização de um projeto de investigação para tese de doutoramento em sociologia.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O estudante que complete com sucesso esta UC será capaz de: OA1. Identificar os requisitos e as componentes principais de um projeto de investigação na área da sociologia, com parâmetros académicos exigentes em termos de qualidade e ética; OA2. Conceber um projeto de tese de doutoramento em sociologia que contribua para o avanço do conhecimento sociológico sobre fenómenos sociais substantivos e/ou dos instrumentos teóricos e metodológicos da sociologia, a um nível suscetível de publicação científica; OA3. Planear o desenvolvimento da investigação de maneira consistente, exequível e ajustada ao período de tempo disponível para a realização da tese de doutoramento.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. A investigação em sociologia: objetivos, modalidades e resultados. CP2. Projetos de investigação científica, enquadramento em centros de investigação, publicação científica. CP3. Tipos de pesquisa e estratégias de investigação. Teoria e investigação empírica. Problemas de operacionalização. Familiarização e distanciamento: Problemas de interferência. Teorias auxiliares de pesquisa. Níveis de análise. Modos de inferência. Modos de explicação. CP4. Questões éticas na investigação sociológica. CP5. Desenho da pesquisa e componentes do projeto de investigação.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Contributos dos conteúdos programáticos para os objetivos de aprendizagem: OA1: CP1, CP4, CP5 OA2: CP2, CP3, OA3: CP5
Avaliação / Assessment
A avaliação incide sobre: i) a participação no seminário; ii) a elaboração de um projeto de investigação para tese de doutoramento, apresentado em documento escrito segundo modelo FCT.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Contacto direto do docente com os alunos em seminário e orientação tutorial. Trabalho autónomo dos alunos: a) participação no seminário; b) contacto com projetos num centro de investigação, com teses de doutoramento em sociologia, e com revistas científicas relevantes para o projeto doutoral; c) elaboração de um projeto de investigação para tese de doutoramento, com apoio de um orientador, em documento escrito segundo modelo FCT; d) apresentação e debate do projeto no seminário.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As primeiras sessões do seminário visam o debate aprofundado e crítico dos principais tópicos dos conteúdos programáticos. As sessões seguintes têm como objetivo a apresentação e debate das primeiras versões dos projetos de cada aluno. O trabalho autónomo de cada aluno consiste fundamentalmente na preparação, apresentação, debate e aperfeiçoamento do seu projeto de investigação para tese de doutoramento.
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Velho, G (2013 [1981]), Observando o familiar, in Um Antropólogo na Cidade, R. Janeiro, Zahar Ragin, CC & Amoroso, LM (2011), Constructing Social Research, Sage Pires, RP (2015), Modos de explicação, Sociologia Problemas e Práticas, 78 Lahire, B (2005), L'Esprit Sociologique, Paris, La Découverte Elder-Vass, D (2012), Towards a realist social constructionism, Sociologia Problemas e Práticas, 70 Creswell, JW & Plano Clark, VL (2011), Designing and Conducting Mixed Methods Research, Sage Costa, AF et al (2013), Mixed-methods evaluation in complex programmes, Evaluation and Program Planning, 39 Bryman, A (2012), Social Research Methods, Oxford UP Becker, HS (1998), Tricks of the Trade, The U. Chicago Press
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Whyte, WF (1981 [1943]), Street Corner Society: The Social Structure of an Italian Slum, The Univ. Chicago Press. Silva, AS & Pinto, JM (orgs.) (1986), Metodologia das Ciências Sociais, Porto, Afrontamento. Pinto, JM (2007), Indagação Científica, Aprendizagens Escolares, Reflexividade Social, Porto, Afrontamento. Merton, RK (1970), The bearing of sociological theory on empirical research; The bearing of empirical research on sociological theory, in Social Theory and Social Structure, The Free Press. Merton, RK (1996), Insiders and outsiders [1972], in Merton, RK (1996), On Social Structure and Science (ed. Sztompka, P), The Univ. Chicago Press. Lahire, B (2002), Portraits Sociologiques: Dispositions et Variations Individuelles, Paris, Nathan. Glaser, BG & Strauss, AL (1967), The Discovery of Grounded Theory, Aldine. Danermark, B et al. (2002), Explaining Society, Routledge. Costa, AF (1986), A pesquisa de terreno em sociologia, em Silva, AS & Pinto, JM (orgs.), Metodologia das Ciências Sociais, Porto, Afrontamento. Brante, T (2001), Consequências do realismo na construção de teoria sociológica, Sociologia Problemas e Práticas, 36.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16