Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00614
Acrónimo :
00614
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
54.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
12.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
7.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
19.0h/sem
Trabalho Autónomo :
1331.0
Horas de Trabalho Total :
1350.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia Política

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC tem por objetivo orientar e acompanhar os alunos no desenvolvimento de um projecto de investigação em mestrado em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos. Neste âmbito, procura essencialmente consolidar conhecimentos e competências relacionadas que visam o desenvolvimento de projectos de investigação.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O/a aluno(a) que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de: 1.Identificar e selecionar referências teóricas relevantes para a temática em estudo 2.Identificar e formular um problema pertinente para a investigação científica 3.Elaborar uma revisão de literatura relevante 4.Desenhar a estratégia empírica e explicar opções metodológicas 5.Desenhar instrumentos de recolha de informação ou seleccionar e descrever base de dados disponíveis 6.Argumentar e discutir criticamente sobre os pontos fortes e fracos do projecto de pesquisa 7.Comunicar por escrito e oralmente o projecto de pesquisa

Conteúdos Programáticos / Syllabus


A natureza da UC não permite definir um programa com matérias concretas. No essencial, procura-se aplicar as competências já adquiridas para alcançar o objectivo final de conclusão de um projecto de investigação que conduza á conclusão do Mestrado. Deste modo, a UC assenta no trabalho desenvolvido a nível individual e apresentado ao longo das sessões de supervisão. Todavia, a UC incide sobre algumas das matérias relevantes para o desenvolvimento do projecto: 1.Estrutura geral do projecto e composição de cada parte 2.Redacção do enquadramento teórico e problemática 3.Articulação entre hipóteses de pesquisa, metodologia e estratégia empírica 4.Redacção do projecto de pesquisa 5.Discussão dos instrumentos de recolha de informação ou apresentação e discussão dos dados disponíveis 6.Desenho da pesquisa empírica a desenvolver 7.Preparação para a defesa do trabalho de projecto

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA1 - 1: Estrutura geral do projecto e composição de cada parte; 2: Redacção do enquadramento teórico e problemática OA2 - 1: Estrutura geral do projecto e composição de cada parte; 2: Redacção do enquadramento teórico e problemática OA3 - 2: Redacção do enquadramento teórico e problemática OA4 - 3: Articulação entre hipóteses de pesquisa, metodologia e estratégia empírica; 5: Discussão dos instrumentos de recolha de informação ou apresentação e discussão dos dados disponíveis OA5 - 5: Discussão dos instrumentos de recolha de informação ou apresentação e discussão dos dados disponíveis; 6: Desenho da pesquisa empírica a desenvolver OA6 - 1: Estrutura geral do projeto e composição de cada parte; 7: Preparação para a defesa do trabalho de projeto OA7 - 4: Redação do projeto de pesquisa; 7: Preparação para a defesa do trabalho de projeto

Avaliação / Assessment


O trabalho de projecto deverá ser defendido em provas públicas onde serão avaliadas as competências técnicas, redacção, apresentação e discussão.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de ensino-aprendizagem assenta num processo iterativo. A UC implica um trabalho de acompanhamento e de sucessivo questionamento do trabalho desenvolvido. A UC inclui horas de contato repartidas por dois semestres e a realizar em sessões coletivas de trabalho. Nessas horas, as aulas são participativas e ativas. Os alunos deverão, em cada sessão, apresentar sumariamente uma parte específica do seu trabalho e responder a questões e dúvidas que lhes forem colocadas. Os docentes deverão dar o feedback e acompanhar o trabalho. Assim, esta UC assenta fortemente no auto-estudo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam um acompanhamento sistemático do trabalho de preparação do projeto de investigação. O processo iterativo, em que esta UC assenta, obriga o aluno a questionar o seu trabalho e identificar potenciais pontos fracos que deve corrigir ao longo da preparação do projeto. Neste sentido, as aulas participativas visam especialmente atingir os objetivos 3,4, 5, 6 e 7 através da exposição de partes do projeto e sua discussão em aula. Para apoiar esta análise crítica, prevêem-se aulas com o conjunto dos orientadores dos projetos. Estas aulas cumprem particularmente os OA6 e OA7, contribuindo igualmente para alertar o aluno para a defesa final do seu trabalho. O auto-estudo representa a metodologia fundamental desta UC e contribui para atingir todos os objetivos de aprendizagem propostos. Finalmente, a sesão pública de apresentação e defesa do projeto incide especialmente nos objetivos 6 e 7.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Quivy, Raymond e Campenhoudt, Luc Van (2005) Manual de Investigação nas Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva. Punch, Keith F. (2009) Developing Effective Research Proposals, SAGE Publications. Day, R.A. and Gastel, B. (2006) How to Write and Publish a Scientific Paper, Cambridge, Cambridge University Press, 6th Edition.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Revistas especializadas em Economia dos Recursos Humanos

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16