Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00617
Acrónimo :
00617
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
10.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia Política

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta é uma unidade curricular de natureza metodológica e visa uma aproximação dos estudantes ao processo de investigação científica através da sensibilização sobre temas relevantes da atualidade relacionados com o emprego e os recursos humanos e das fontes de informação disponíveis para realização de pesquisas científicas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Identificar temas económicos da atualidade e potenciais problemáticas de investigação no domínio do emprego e dos recursos humanos 2. Compreender as especificidades da investigação relacionada com o emprego e os recursos humanos 3. Selecionar referências bibliográficas relevantes e principais revistas científicas da especialidade 4. Analisar criticamente um artigo científico 5. Compreender a natureza específica de um artigo científico 6. Distinguir as fontes de informação estatística em função da temática em estudo 7. Compreender as principais diferenças entre as abordagens metodológicas quantitativas e as abordagens metodológicas qualitativas 8. Formular um projeto de investigação

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Composição de um artigo científico 2. Pesquisa e exploração de artigos científicos no domínio do emprego e dos recursos humanos 3. Pesquisa e exploração de outras fontes bibliográficas relacionadas com emprego e os recursos humanos 4. Exploração de bases de dados nacionais e internacionais 5. Metodologias de investigação científica: abordagens metodológicas quantitativas e abordagens metodológicas qualitativas 6. Desenho de pesquisa e construção de um projeto de investigação

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta unidade curricular procura uma forte articulação com as restantes unidades curriculares do Mestrado e introduz, particularmente, uma reflexão sobre a temática a explorar no segundo ano deste ciclo de estudos. Além disso, todos os seis conteúdos programáticos desta unidade curricular estão totalmente coerentes com os oito objectivos de aprendizagem definidos, nomeadamente através do estabelecimento das seguintes correspondências: CP1 - OA4 e OA5 CP2 - OA1 e OA2 CP3 - OA1 e OA2 CP4 - OA6 CP5 - OA7 CP6 - OA8

Avaliação / Assessment


Avaliação ao Longo do Semestre: Teste: 50% Trabalho (Grupo ou Individual) e Apresentação: 50% Nota mínima de 8 Valores no Teste e no Trabalho Aprovação pressupõe uma média igual ou superior a 9,5 valores Avaliação por Exame: Exame (1ª Época) ou Exame (2ª Época): 100% Aprovação pressupõe uma nota igual ou superior a 9,5 valores

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As metodologias atribuem particular relevância ao trabalho autónomo e distinguem-se em: 1. Aulas expositivas para a introdução da especificidade de preparação de artigos científicos, de informação sobre revistas da especialidade e bases de dados 2. Aulas participativas que visam exploração de temas de interesse, análise de artigos científicos e de exercícios de formulação de problemáticas 3. Aulas ativas que são destinadas à formulação do projeto 4. Auto-estudo que está directamente relacionado com o trabalho autónomo

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A particularidade desta unidade curricular decorre do fato de se pretender uma aproximação à investigação científica que é particularmente útil para alunos do primeiro ciclo e para os alunos que estão afastados da academia há algum tempo. As metodologias de ensino-aprendizagem procuram uma interação sistemática entre o docente e o aluno e, por isso, é frequente sobreporem-se diferentes metodologias no decurso das aulas. A par das aulas expositivas que visam todos os objetivos de aprendizagem, as aulas participativas procuram suportar com exemplos práticos a concretização dos OA1, OA2 e OA3. O OA4 e o OA5 implicam também uma mistura de aulas expositivas e participativas através da leitura e análise das diferentes componentes do artigo. A este propósito, é pedido ao aluno um estudo autónomo de preparação das aulas participativas. Os OA6 e OA7 pressupõem aulas eminentemente expositivas que procuram clarificar as escolhas metodológicas a realizar na formulação do projeto. O OA6, que visa a distinção de fontes de informação estatística, apela para uma exposição detalhada das principais fontes para estudar os domínios relacionados com o emprego e os recursos humanos. Visa também alertar o aluno para as dificuldades de tempo, recursos e disponibilidade para a recolha de dados primários. O OA8 implica ainda um auto-estudo que envolve todos os conteúdos programáticos e a verificação dos outros objetivos de aprendizagem.

Observações / Observations


Não aplicável.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Day, R.A. e Gastel, B. (2006), How to Write and Publish a Scientific Paper, Cambridge, Cambridge University Press, 6th Edition. Mukhopadhyay, S. e Gupta, R.K. (2014), Survey of Qualitative Research Methodology in Strategy Research and Implication for Indian Researchers, Vision: The Journal of Business Perspective, 18 (2): 109-123. Onwuegbuzie, A.J. e Leech, N.L. (2005), On Becoming a Pragmatic Researcher: The Importance of Combining Quantitative and Qualitative Research Methodologies, International Journal of Social Research Methodology, 8 (5): 375-387. Punch, K.F. (2006), Developing Effective Research Proposals, London, SAGE, 2nd Edition. Quivy, R. e Campenhoudt, L.V. (2005), Manual de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva. White, L. (2005), Writes of Passage: Writing an Empirical Journal Article, Journal of Marriage and Family, 67 (4): 791-798.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Não aplicável.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-29