Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00617
Acrónimo :
00617
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
10.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia Política

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC é de natureza metodológica e visa uma introdução dos alunos ao processo de investigação científica através da sensibilização sobre temas relevantes da atualidade relacionados com o emprego e os recursos humanos e das fontes de informação disponíveis para realização de pesquisas científicas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1.Identificar temas económicos da atualidade e potenciais problemáticas de investigação 2.Selecionar referências bibliográficas relevantes e revistas da especialidade 3.Analisar criticamente um artigo científico 4.Compreender a especificidade da preparação de um artigo científico 5.Distinguir as fontes de informação estatística em função da temática em estudo 6.Formular um projeto de investigação

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1.Composição de um artigo científico 2.Pesquisa e exploração de artigos científicos no domínio do emprego e dos recursos humanos 3.Pesquisa e exploração de outras fontes bibliográficas relacionadas com emprego e recursos humanos 4.Exploração de bases de dados nacionais e europeias 5.Metodologias de investigação científica: quantitativa e qualitativa 6.Desenho de pesquisa e construção de um projeto de investigação

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta UC procura uma forte articulação com as restantes UCs do Mestrado e introduz particularmente uma reflexão sobre a temática a explorar no segundo ano do ciclo de estudos. OA1 - 2.Exploração de artigos científicos no domínio do emprego e dos recursos humanos e 3.Exploração de fontes bibliográficas relacionadas com emprego e recursos humanos OA2 - 2.Exploração de artigos científicos no domínio do emprego e dos recursos humanos e 3.Exploração de fontes bibliográficas relacionadas com emprego e recursos humanos OA3 - 1.Composição de artigo científico OA4 - 1.Composição de artigo científico OA5 - 5.Metodologias de investigação científica: quantitativa e qualitativa OA6 - 6.Desenho de pesquisa e construção de projeto de investigação

Avaliação / Assessment


Avaliação contínua: 1 teste (50%) e trabalho (50%). Qualquer elemento de avaliação contínua implica uma nota mínima de 8 valores. Aprovação pressupõe a nota igual ou superior 9.5 valores. Exame Final (1ª época): 100%.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As metodologias atribuem particular relevância ao trabalho autónomo e distinguem-se em: 1.Aulas expositivas para a introdução da especificidade de preparação de artigos científicos, de informação sobre revistas da especialidade e bases de dados 2.Aulas participativas visam exploração de temas de interesse, análise de artigos científicos e de exercícios de formulação de problemáticas 3.Aulas ativas são destinadas à formulação do projeto 4.Auto-estudo está relacionado com o trabalho autónomo

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A particularidade desta UC decorre do fato de se pretender uma aproximação à investigação científica que é particularmente útil para alunos do 1º ciclo e para os alunos que estão afastados da academia há algum tempo. As metodologias de ensino-aprendizagem procuram uma interação sistemática entre o docente e o aluno e, por isso, é frequente sobreporem-se diferentes metodologias no decurso das aulas. A par das aulas expositivas que visam todos os objetivos de aprendizagem, as aulas participativas procuram suportar com exemplos práticos a concretização dos OA1 e OA2. O OA3 implica também uma mistura de aulas expositivas e participativas através da leitura e análise das diferentes componentes do artigo. A este propósito, é pedido ao aluno um estudo autónomo de preparação das aulas participativas. Os OA5 e OA6 pressupõem aulas eminentemente expositivas que procuram clarificar as escolhas metodológicas a realizar na formulação do projeto. O OA5, que visa a distinção de fontes de informação estatística, apela para uma exposição detalhada das principais fontes para estudar o emprego, desemprego e os recursos humanos. Visa também alertar o aluno para as dificuldades de tempo, recursos e disponibilidade para a recolha de dados primários. O OA6 implica ainda um auto-estudo que envolve todos os conteúdos programáticos e a verificação dos outros objetivos de aprendizagem.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Day, R.A. e Gastel, B. (2006), How to Write and Publish a Scientific Paper, Cambridge, Cambridge University Press, 6th Edition. Mukhopadhyay, S. e Gupta, R.K. (2014), Survey of Qualitative Research Methodology in Strategy Research and Implication for Indian Researchers, Vision: The Journal of Business Perspective, 18 (2): 109-123. Onwuegbuzie, A.J. e Leech, N.L. (2005), On Becoming a Pragmatic Researcher: The Importance of Combining Quantitative and Qualitative Research Methodologies, International Journal of Social Research Methodology, 8 (5): 375-387. Punch, K.F. (2006), Developing Effective Research Proposals, London, SAGE, 2nd Edition. Quivy, R. e Campenhoudt, L.V. (2005), Manual de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva. White, L. (2005), Writes of Passage: Writing an Empirical Journal Article, Journal of Marriage and Family, 67 (4): 791-798.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16