Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Economia
Departamento / Department
Departamento de Economia Política
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta é uma unidade curricular de natureza metodológica e visa uma aproximação dos estudantes ao processo de investigação científica através da sensibilização sobre temas relevantes da atualidade relacionados com o emprego e os recursos humanos e das fontes de informação disponíveis para realização de pesquisas científicas.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1. Identificar temas económicos da atualidade e potenciais problemáticas de investigação no domínio do emprego e dos recursos humanos 2. Compreender as especificidades da investigação relacionada com o emprego e os recursos humanos 3. Selecionar referências bibliográficas relevantes e principais revistas científicas da especialidade 4. Analisar criticamente um artigo científico 5. Compreender a natureza específica de um artigo científico 6. Distinguir as fontes de informação estatística em função da temática em estudo 7. Compreender as principais diferenças entre as abordagens metodológicas quantitativas e as abordagens metodológicas qualitativas 8. Formular um projeto de investigação
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Composição de um artigo científico 2. Pesquisa e exploração de artigos científicos no domínio do emprego e dos recursos humanos 3. Pesquisa e exploração de outras fontes bibliográficas relacionadas com emprego e os recursos humanos 4. Exploração de bases de dados nacionais e internacionais 5. Metodologias de investigação científica: abordagens metodológicas quantitativas e abordagens metodológicas qualitativas 6. Desenho de pesquisa e construção de um projeto de investigação
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos relativos ao ponto 1 visam analisar a composição de um artigo científico, assegurando os objectivos de aprendizagem 4 e 5. Os conteúdos programáticos dos pontos 2 e 3 apresentam as principais fontes bibliográficas na área do emprego e dos recursos humanos, o que contribui para os objectivos de aprendizagem 1 e 2. Os conteúdos programáticos do ponto 4 focam-se na análise de diversas bases de dados nacionais e internacionais, em linha com o objectivo de aprendizagem 6. Os conteúdos programáticos do ponto 5 apresentam as diversas metodologias de investigação científica, ajudando a atingir o objectivo de aprendizagem 7. Os conteúdos programáticos do ponto 6 apresentam as formas de conceber um projecto de investigação, contribuindo para o objectivo de aprendizagem 8.
Avaliação / Assessment
Avaliação ao Longo do Semestre: Teste: 50% Trabalho (Grupo ou Individual) e Apresentação: 50% Nota mínima de 8 Valores no Teste e no Trabalho Aprovação pressupõe uma média igual ou superior a 9,5 valores Avaliação por Exame: Exame (1ª Época) ou Exame (2ª Época): 100% Aprovação pressupõe uma nota igual ou superior a 9,5 valores
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As metodologias atribuem particular relevância ao trabalho autónomo e distinguem-se em: 1. Aulas expositivas para a introdução da especificidade de preparação de artigos científicos, de informação sobre revistas da especialidade e bases de dados 2. Aulas participativas que visam exploração de temas de interesse, análise de artigos científicos e de exercícios de formulação de problemáticas 3. Aulas ativas que são destinadas à formulação do projeto 4. Auto-estudo que está directamente relacionado com o trabalho autónomo
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A particularidade desta unidade curricular decorre do fato de se pretender uma aproximação à investigação científica que é particularmente útil para alunos do primeiro ciclo e para os alunos que estão afastados da academia há algum tempo. As metodologias de ensino-aprendizagem procuram uma interação sistemática entre o docente e o aluno e, por isso, é frequente sobreporem-se diferentes metodologias no decurso das aulas. A par das aulas expositivas que visam todos os objetivos de aprendizagem, as aulas participativas procuram suportar com exemplos práticos a concretização dos objectivos de aprendizagem 1, 2 e 3. Os objectivos de aprendizagem 4 e 5 implicam também uma mistura de aulas expositivas e participativas através da leitura e análise das diferentes componentes do artigo. A este propósito, é pedido ao aluno um estudo autónomo de preparação das aulas participativas. Os objectivos de aprendizagem 6 e 7 pressupõem aulas eminentemente expositivas que procuram clarificar as escolhas metodológicas a realizar na formulação do projeto. O objectivo de aprendizagem 6, que visa a distinção de fontes de informação estatística, apela para uma exposição detalhada das principais fontes para estudar os domínios relacionados com o emprego e os recursos humanos. Visa também alertar o aluno para as dificuldades de tempo, recursos e disponibilidade para a recolha de dados primários. O objectivo de aprendizagem 8 implica ainda um auto-estudo que envolve todos os conteúdos programáticos e a verificação dos outros objetivos de aprendizagem.
Observações / Observations
Não aplicável.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Day, R.A. e Gastel, B. (2006), How to Write and Publish a Scientific Paper, Cambridge, Cambridge University Press, 6th Edition. Mukhopadhyay, S. e Gupta, R.K. (2014), Survey of Qualitative Research Methodology in Strategy Research and Implication for Indian Researchers, Vision: The Journal of Business Perspective, 18 (2): 109-123. Onwuegbuzie, A.J. e Leech, N.L. (2005), On Becoming a Pragmatic Researcher: The Importance of Combining Quantitative and Qualitative Research Methodologies, International Journal of Social Research Methodology, 8 (5): 375-387. Punch, K.F. (2006), Developing Effective Research Proposals, London, SAGE, 2nd Edition. Quivy, R. e Campenhoudt, L.V. (2005), Manual de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva. White, L. (2005), Writes of Passage: Writing an Empirical Journal Article, Journal of Marriage and Family, 67 (4): 791-798.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Não aplicável.
Data da última atualização / Last Update Date
2025-08-14