Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00618
Acrónimo :
00618
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
48.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
24.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
4.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
28.0h/sem
Trabalho Autónomo :
1172.0
Horas de Trabalho Total :
1200.0h/sem

Área científica / Scientific area


Serviço Social

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2013/2014

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem

Objetivos Gerais / Objectives


- Estimular o processo de investigação no aluno através de exercícios de aplicação prática. - Acompanhar a construção metodológica da dissertação ou do projecto.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


- Elaborar um projeto de investigação em Serviço Social - Organizar instrumentos de recolha de dados - Planear o processo de pesquisa com base na dimensão temporal de realização - Analisar dados da pesquisa em correlação com o quadro teórico e os dados empíricos

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I.A investigação científica em Serviço Social: 1.Epistemologia em Serviço Social; 2.Serviço Social e Produção do Conhecimento; 3.Especificidades e interdisciplinaridades; 4.Problemas de realismo e teorismo na investigação social e no serviço social; 5.Linhas orientadoras para a elaboração do projecto de pesquisa. II.Apresentação dos planos de dissertação e projecto: 1.Apresentação e debate em sala e orientações específicas.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos estabelecem uma articulação direta com os objetivos da UC pois possibilitam um processo contínuo de reflexão e debate ao longo da evolução e progresso da elaboração da dissertação ou trabalho de projeto.

Avaliação / Assessment


- A avaliação do seminário consiste na realização de um trabalho escrito individual sobre um tema de dissertação ou projecto (10 pág). O trabalho deverá ser basicamente a Apresentação síntese do: tema (em que consiste). Pergunta de partida; Objectivos de investigação; Objecto de estudo; O problema; Conceito do problema; Questões a investigar; Metodologia de pesquisa. - O trabalho final escrito de avaliação deve ser entregue 30 dias após a finalização do semestre correspondente.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


- Exposição pelo Professor; - Debate e reflexão analítica sobre os temas de pesquisa dos mestrandos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A UC funciona em regime de seminário, estimulando a participação ativa do estudante. Promove metodologias ativas de construção/desconstrução do trabalho realizado. Pratica metodologias compreensivas orientadas pelo princípio reflexivo e de construção coletiva do conhecimento científico.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


VALLES, Miguel. (2003). Técnicas Cualitativas de Investigación Social. Madrid. Ed. Síntesis. SCHIEFER, Ulrich e als). (2007). Manual de Planeamento e Avaliação de Projectos. Portugal. Ed. PRINCIPIA. RUBIN, ALLEN E BABBIE, EARL R. (2008). RESEARCH METHODS FOR SOCIAL WORK. SIXTH EDITION. INTERNATIONAL STUDENT EDITION.USA. OLABUÉNAGA, José I.(1999). Metodologia de la investigación cualitativa. Bilbao. Ed. Universidad de Duesto (cap. 1 e 2). MARCONI, Marina de Andrade e LAKATOS, Eva Maria. (2005). Fundamentos de metodologia cientifica. 6ª edição. São Paulo. Editora ATLAS S.A. MATINELLI, Maria Lúcia (Org.) (1999). Pesquisa Qualitativa. Um isntigante desafio. Núcleo de estudos e pesquisa sobre identidade ? NEPI. São Paulo. Editora Veras. GAUTHIER, Benoît (ed). (2003). Investigação Social ? da problemática à colheita de dados. Loures.Ed. Lusodidáctica. BLAIKIE, Norman. (2000). Designing Social Research. Cambridge. Ed. Polity Press (cap. 4).

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


VILELAS, José. (2009). Investigação. O processo de construção do conhecimento. Lisboa. Ed. Sílabo. HILL, Manuela Magalhães e HILL, Andrew. (2008). Investigação por questionário. Lisboa. Ed. Sílabo. PESSANHA, Manuela. (2008). Vulnerabilidade e Resiliência no Desenvolvimento dos indivíduos: Influência da qualidade dos contextos de socialização no desenvolvimento das crianças. GRAUE, M. Elizabeth and WALSH, Daniel J. (1998). Studing Children in Context. Theories, Methods, and Ethics. Sage Publications. London. Tradução CHAVES, Ana Maria. 2003. Investigação Etnográfica com Crianças: Teorias, Métodos e Ética. Lisboa. Ed. Fundação Calouste Gulbenkian.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16