Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Serviço Social
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não aplicável
Objetivos Gerais / Objectives
- Orientar e acompanhar os estudantes na elaboração da dissertação de mestrado em Serviço Social, fundamentado nos conhecimentos teóricos e metodológicos adquiridos. - Estimular o desenvolvimento de competências e capacidades para elaborar e conceber projetos de investigação ou intervenção, empiricamente sustentados no domínio do Serviço Social.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1. Realizar uma pesquisa bibliográfica utilizando todos os recursos disponíveis para o efeito, demonstrando capacidade de análise crítica das fontes (OA1 e OA3). 2. Identificar e formular um problema de investigação, aplicando conhecimentos teóricos e metodológicos a problemas complexos em contextos novos (OA2). 3. Elaborar uma revisão de literatura relevante e adequada ao problema formulado, articulando as fontes com coerência e profundidade crítica (OA3). 4. Gerar e analisar dados empíricos utilizando metodologias e instrumentos de investigação apropriados, aplicando-os de maneira rigorosa (OA4). 5. Argumentar e discutir criticamente as suas posições, desenvolvendo uma reflexão lógica e científica sobre questões complexas (OA4). 6. Comunicar de forma clara e eficaz, tanto por escrito quanto oralmente, transmitindo conhecimentos e conclusões de forma precisa, rigorosa e conforme as exigências da escrita académica (OA5 e OA6).
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Formulação do problema e objetivos de investigação e respetiva sustentação teórica (CP1). 2. Adequação do plano de pesquisa ao problema e objetivos (CP2). 3. Apresentação e interpretação de resultados (CP3). 4. Normas de redação e apresentação, preparação para a defesa da dissertação (CP4). 5. Apresentação e discussão do trabalho de dissertação em diferentes fases do seu desenvolvimento (CP5). 6. Elaboração e defesa pública da dissertação de mestrado (CP6).
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os métodos de ensino desta UC são compatíveis com os objetivos de aprendizagem através de: • Aulas seminariais: Proporcionam um entendimento aprofundado dos conceitos teóricos e metodológicos, ajudando os alunos a identificar e formular problemas de investigação e a elaborar revisões de literatura (OA1, OA2, OA3). • Sessões práticas: Focam-se no desenvolvimento de habilidades práticas de pesquisa, análise de dados e uso de instrumentos de investigação (OA4). • Discussões em grupo e apresentações: Promovem a capacidade de argumentação crítica e de comunicação eficaz, permitindo que os alunos defendam e discutam suas posições de forma lógica e coerente (OA5, OA6). • Tutoriais e orientação individualizada: Fornecem suporte personalizado, ajudando os alunos a aplicar conhecimentos teóricos a problemas específicos e a desenvolver competências de reflexão crítica e de argumentação (OA2, OA4).
Avaliação / Assessment
A dissertação de mestrado em Serviço Social é apresentada e defendida em provas públicas e será avaliada por um júri. A avaliação baseia-se no mérito científico da dissertação nas suas componentes: teórica, metodológica, empírica, de aplicabilidade à area do Serviço Social e na qualidade da sua apresentação e defesa orais, de acordo com os regulamentos do Iscte.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O processo comporta quatro dimensões complementares: 1. Sessões de discussão metodológica dinamizadas pelo docente. 2. Sessões de orientação tutorial com o Orientador. 3. Sessões de trabalho individual, durante as quais os alunos procedem à pesquisa bibliográfica e de dados e respectiva análise, bem como à redacção da dissertação. 4. Sessões seminariais em que os alunos apresentam em sala de aula o trabalho entretanto realizado, beneficiando da sua discussão colectiva.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O objectivo da aprendizagem é conferir ao aluno capacidade de realizar investigação de forma autónoma. As quatro dimensões do processo de ensino/aprendizagem contribuem de forma complementar para tal objetivo: 1. As sessões seminariais dinamizadas pelo docente clarificam a natureza do trabalho a realizar e os requisitos metodológicos do trabalho de investigação. 2. As sessões de orientação tutorial com o Orientador sugerem aos alunos o caminho a percorrer, ao mesmo tempo que validam (ou corrigem) os resultados entretanto obtidos. 3. As sessões de trabalho individual são o instrumento fundamental da aprendizagem, durante a qual o aluno recolhe e analisa a bibliografia e os dados pertinentes. 4. As sessões seminariais de debate promovem a aprendizagem colectiva, através do debate sobre o trabalho em curso.
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
VALLES, Miguel. (2003). Técnicas Cualitativas de Investigación Social. Madrid. Ed. Síntesis. SCHIEFER, Ulrich e als). (2007). Manual de Planeamento e Avaliação de Projectos. Portugal. Ed. PRINCIPIA. RUBIN, ALLEN E BABBIE, EARL R. (2008). RESEARCH METHODS FOR SOCIAL WORK. SIXTH EDITION. INTERNATIONAL STUDENT EDITION.USA. OLABUÉNAGA, José I.(1999). Metodologia de la investigación cualitativa. Bilbao. Ed. Universidad de Duesto (cap. 1 e 2). MARCONI, Marina de Andrade e LAKATOS, Eva Maria. (2005). Fundamentos de metodologia cientifica. 6ª edição. São Paulo. Editora ATLAS S.A. MATINELLI, Maria Lúcia (Org.) (1999). Pesquisa Qualitativa. Um isntigante desafio. Núcleo de estudos e pesquisa sobre identidade ? NEPI. São Paulo. Editora Veras. GAUTHIER, Benoît (ed). (2003). Investigação Social ? da problemática à colheita de dados. Loures.Ed. Lusodidáctica. BLAIKIE, Norman. (2000). Designing Social Research. Cambridge. Ed. Polity Press (cap. 4).
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
VILELAS, José. (2009). Investigação. O processo de construção do conhecimento. Lisboa. Ed. Sílabo. HILL, Manuela Magalhães e HILL, Andrew. (2008). Investigação por questionário. Lisboa. Ed. Sílabo. PESSANHA, Manuela. (2008). Vulnerabilidade e Resiliência no Desenvolvimento dos indivíduos: Influência da qualidade dos contextos de socialização no desenvolvimento das crianças. GRAUE, M. Elizabeth and WALSH, Daniel J. (1998). Studing Children in Context. Theories, Methods, and Ethics. Sage Publications. London. Tradução CHAVES, Ana Maria. 2003. Investigação Etnográfica com Crianças: Teorias, Métodos e Ética. Lisboa. Ed. Fundação Calouste Gulbenkian.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-23