Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00621
Acrónimo :
00621
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
--

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
4.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estudos do Desenvolvimento

Departamento / Department


Departamento de Economia Política

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


-

Objetivos Gerais / Objectives


O principal objetivo desta unidade curricular é que os alunos obtenham conhecimentos teóricos e ferramentas práticas que possam aplicar no planeamento, gestão e avaliação de projetos de cooperação para o desenvolvimento.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


• Proporcionar conhecimentos teóricos sobre os vários conceitos ligados ao ciclo de projeto (planeamento, execução, monitorização, avaliação); • Analisar a entrada de mecanismos de gestão na cooperação para o desenvolvimento (várias dinâmicas, doadores, ONG, consultoras, etc.) • Proporcionar conhecimentos teóricos sobre várias ferramentas de planeamento e gestão de projetos: quadro lógico, teoria da mudança/ação, gestão adaptativa; • Proporcionar conhecimentos teóricos sobre as várias ferramentas de monitorização e avaliação disponíveis; • Mobilizar os estudantes na reflexão sobre a ética no planeamento, gestão e avaliação de projetos de cooperação para o desenvolvimento; • Abordar de forma breve as especificidades do planeamento, gestão e avaliação da inovação em projetos de cooperação para o desenvolvimento.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1) Introdução ao planeamento, gestão e avaliação de projetos de cooperação para o desenvolvimento 2) Planeamento e diagnóstico de necessidades 3) Duas abordagens à gestão de projetos: Quadro Lógico e Teoria da Mudança (I) 4) Duas abordagens à gestão de projetos: Quadro Lógico e Teoria da Mudança (II) 5) Duas abordagens à gestão de projetos: Quadro Lógico e Teoria da Mudança (III) 6) Desafios na implementação de projetos 7) Monitorização e Acompanhamento 8) Avaliação 9) Especificidades de vários tipos de intervenção 10) Questões éticas no planeamento, gestão e avaliação dos projetos de cooperação para o desenvolvimento

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos foram selecionados de forma a proporcionar aos alunos, numa primeira fase, as bases teóricas e conceptuais necessárias para uma visão global do ciclo do projeto. Numa segunda fase, será possível explorar as diversas fases de planeamento, gestão, monitorização e avaliação, a partir das duas abordagens usadas mais frequentemente na cooperação para o desenvolvimento: o quadro lógico e a teoria da mudança. De forma a estimular a reflexão crítica, o programa inclui sessões sobre as especificidades dos vários tipos de intervenção e o papel dos vários atores de desenvolvimento, bem como reflexões sobre questões éticas na implementação de projetos de cooperação para o desenvolvimento.

Avaliação / Assessment


A avaliação periódica da disciplina consistirá na elaboração de um trabalho de grupo escrito, a partir dos exercícios realizados em sala de aula (60% da nota final) e na elaboração um ensaio individual (40% da nota final). Para os alunos que optarem por avaliação final, está será feita a partir de um trabalho individual que vale 100% da nota. Em época de recurso, os alunos serão avaliados por exame escrito (100% da nota final)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O método de ensino-aprendizagem inclui sessões expositivas e participativas com recurso a análise de artigos, estudos de caso, debates e exercícios práticos. Sempre que possível, serão realizados exercícios práticos em sala de aula, de forma que o professor possa acompanhar os alunos e esclarecer dúvidas na aplicação de conceitos, abordagens e metodologias, permitindo o confronto entre teoria e prática e o desenvolvimento das capacidades de análise crítica dos alunos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


No planeamento e avaliação de projetos de cooperação para o desenvolvimento, é importante desenvolver uma boa base teórica, mas também aplicar os conhecimentos apenas adquiridos com orientação de um profissional experiente. O debate e o trabalho em grupo são fundamentais para refletir sobre os desafios de aplicação das várias abordagens possíveis, tendo em conta as especificidades dos vários atores de desenvolvimento, setores de intervenção e tipos de intervenção. O trabalho individual é importante para consolidar conhecimentos e refletir sobre questões éticas na cooperação para o desenvolvimento.

Observações / Observations


--

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Theory of Change Thinking in Practice – A stepwise approach, Hivos, The Hague

Handbook on Planning, Monitoring and Evaluating for Development Results, UNDP: New York

Project Cycle Handbook, Terre des Hommes, Lausanne

Um resumo da teoria por trás do Método do Quadro Lógico

PM4DEV, Project Management for Development Organisations - The Logical Framework

“Monitoring, evaluation and learning – A toolkit for small NGOs”, UKAid and INTRAC

“Strategic Planning – A toolkit for small NGOs”, UKAid and INTRAC

Project Cycle Management Guidelines

Can we know better, Practical Action Publishing

Revolutions in Development Inquiry, Earthscan, London

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Revier, Rebecca (ed.) (1996) Needs Assessment. A Creative and Practical Guide for Social Scientists.Taylor & Francis Teskey, Graham and Lavinia Tyrrel (2021), ?Implementing adaptive management: A front-line effort ? Is there an emerging practice??, The Governance & Development Practice, Working Paper Series, ACT, Australia: Abt Associates

Data da última atualização / Last Update Date


2024-04-10