Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00621
Acrónimo :
00621
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
--

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
4.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estudos do Desenvolvimento

Departamento / Department


Departamento de Economia Política

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


-

Objetivos Gerais / Objectives


O principal objetivo desta unidade curricular é que os alunos obtenham conhecimentos teóricos e ferramentas práticas que possam aplicar no planeamento, gestão e avaliação de projetos de cooperação para o desenvolvimento.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


• Proporcionar conhecimentos teóricos sobre os vários conceitos ligados ao ciclo de projeto (planeamento, execução, monitorização, avaliação); • Analisar a entrada de mecanismos de gestão na cooperação para o desenvolvimento (várias dinâmicas, doadores, ONG, consultoras, etc.) • Proporcionar conhecimentos teóricos sobre várias ferramentas de planeamento e gestão de projetos: quadro lógico, teoria da mudança/ação, gestão adaptativa; • Proporcionar conhecimentos teóricos sobre as várias ferramentas de monitorização e avaliação disponíveis; • Mobilizar os estudantes na reflexão sobre a ética no planeamento, gestão e avaliação de projetos de cooperação para o desenvolvimento; • Abordar de forma breve as especificidades do planeamento, gestão e avaliação da inovação em projetos de cooperação para o desenvolvimento.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1) Introdução ao planeamento, gestão e avaliação de projetos de cooperação para o desenvolvimento 2) Planeamento e diagnóstico de necessidades 3) Duas abordagens à gestão de projetos: Quadro Lógico e Teoria da Mudança (I) 4) Duas abordagens à gestão de projetos: Quadro Lógico e Teoria da Mudança (II) 5) Duas abordagens à gestão de projetos: Quadro Lógico e Teoria da Mudança (III) 6) Desafios na implementação de projetos 7) Monitorização e Acompanhamento 8) Avaliação 9) Especificidades de vários tipos de intervenção 10) Questões éticas no planeamento, gestão e avaliação dos projetos de cooperação para o desenvolvimento

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos programáticos foram selecionados de forma a proporcionar aos alunos, numa primeira fase, as bases teóricas e conceptuais necessárias para uma visão global do ciclo do projeto. Numa segunda fase, será possível explorar as diversas fases de planeamento, gestão, monitorização e avaliação, a partir das duas abordagens usadas mais frequentemente na cooperação para o desenvolvimento: o quadro lógico e a teoria da mudança. De forma a estimular a reflexão crítica, o programa inclui sessões sobre as especificidades dos vários tipos de intervenção e o papel dos vários atores de desenvolvimento, bem como reflexões sobre questões éticas na implementação de projetos de cooperação para o desenvolvimento.

Avaliação / Assessment


A avaliação periódica da disciplina consistirá na elaboração de um trabalho de grupo escrito, a partir dos exercícios realizados em sala de aula (60% da nota final) e na elaboração um ensaio individual (40% da nota final). Para os alunos que optarem por avaliação final, está será feita a partir de um trabalho individual que vale 100% da nota. Em época de recurso, os alunos serão avaliados por exame escrito (100% da nota final)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O método de ensino-aprendizagem inclui sessões expositivas e participativas com recurso a análise de artigos, estudos de caso, debates e exercícios práticos. Sempre que possível, serão realizados exercícios práticos em sala de aula, de forma que o professor possa acompanhar os alunos e esclarecer dúvidas na aplicação de conceitos, abordagens e metodologias, permitindo o confronto entre teoria e prática e o desenvolvimento das capacidades de análise crítica dos alunos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


No planeamento e avaliação de projetos de cooperação para o desenvolvimento, é importante desenvolver uma boa base teórica, mas também aplicar os conhecimentos apenas adquiridos com orientação de um profissional experiente. O debate e o trabalho em grupo são fundamentais para refletir sobre os desafios de aplicação das várias abordagens possíveis, tendo em conta as especificidades dos vários atores de desenvolvimento, setores de intervenção e tipos de intervenção. O trabalho individual é importante para consolidar conhecimentos e refletir sobre questões éticas na cooperação para o desenvolvimento.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Revolutions in Development Inquiry, Earthscan, London

Can we know better, Practical Action Publishing

Project Cycle Management Guidelines

“Strategic Planning – A toolkit for small NGOs”, UKAid and INTRAC

“Monitoring, evaluation and learning – A toolkit for small NGOs”, UKAid and INTRAC

PM4DEV, Project Management for Development Organisations - The Logical Framework

Um resumo da teoria por trás do Método do Quadro Lógico

Project Cycle Handbook, Terre des Hommes, Lausanne

Handbook on Planning, Monitoring and Evaluating for Development Results, UNDP: New York

Theory of Change Thinking in Practice – A stepwise approach, Hivos, The Hague

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Revier, Rebecca (ed.) (1996) Needs Assessment. A Creative and Practical Guide for Social Scientists.Taylor & Francis Teskey, Graham and Lavinia Tyrrel (2021), ?Implementing adaptive management: A front-line effort ? Is there an emerging practice??, The Governance & Development Practice, Working Paper Series, ACT, Australia: Abt Associates

Data da última atualização / Last Update Date


2024-04-10