Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Estudos do Desenvolvimento
Departamento / Department
Departamento de Economia Política
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
-
Objetivos Gerais / Objectives
O principal objetivo desta unidade curricular é que os alunos obtenham conhecimentos teóricos e ferramentas práticas que possam aplicar no planeamento, gestão e avaliação de projetos de cooperação para o desenvolvimento.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
• Proporcionar conhecimentos teóricos sobre os vários conceitos ligados ao ciclo de projeto (planeamento, execução, monitorização, avaliação); • Analisar a entrada de mecanismos de gestão na cooperação para o desenvolvimento (várias dinâmicas, doadores, ONG, consultoras, etc.) • Proporcionar conhecimentos práticos sobre várias ferramentas de planeamento e gestão de projetos: quadro lógico, teoria da mudança/ação, gestão adaptativa; • Proporcionar conhecimentos teóricos sobre as várias ferramentas de monitorização e avaliação disponíveis; • Mobilizar os estudantes na reflexão sobre a ética no planeamento, gestão e avaliação de projetos de cooperação para o desenvolvimento; • Abordar de forma breve as especificidades do planeamento, gestão e avaliação da inovação em projetos de cooperação para o desenvolvimento.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1) Introdução ao planeamento, gestão e avaliação de projetos de cooperação para o desenvolvimento 2) Planeamento e diagnóstico de necessidades 3) Duas abordagens à gestão de projetos: Quadro Lógico e Teoria da Mudança (I) 4) Duas abordagens à gestão de projetos: Quadro Lógico e Teoria da Mudança (II) 5) Duas abordagens à gestão de projetos: Quadro Lógico e Teoria da Mudança (III) 6) Desafios na implementação de projetos 7) Monitorização e Acompanhamento 8) Avaliação 9) Especificidades de vários tipos de intervenção 10) Questões éticas no planeamento, gestão e avaliação dos projetos de cooperação para o desenvolvimento
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos foram selecionados de forma a proporcionar aos alunos, numa primeira fase, as bases teóricas e conceptuais necessárias para uma visão global do ciclo do projeto. Numa segunda fase, será possível explorar as diversas fases de planeamento, gestão, monitorização e avaliação, a partir das duas abordagens usadas mais frequentemente na cooperação para o desenvolvimento: o quadro lógico e a teoria da mudança. De forma a estimular a reflexão crítica, o programa inclui sessões sobre as especificidades dos vários tipos de intervenção e o papel dos vários atores de desenvolvimento, bem como reflexões sobre questões éticas na implementação de projetos de cooperação para o desenvolvimento.
Avaliação / Assessment
A avaliação periódica da disciplina (ao longo do semestre) consistirá na elaboração de um trabalho de grupo escrito, a partir dos exercícios realizados em sala de aula (60% da nota final) e na elaboração um teste escrito individual (40% da nota final). Critério mínimo de assiduidade: presença em 75% das aulas. Para os alunos que optarem por avaliação final, está será feita a partir de um exame escrito individual que vale 100% da nota. Em época de recurso, os alunos serão também avaliados por exame escrito (100% da nota final).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O método de ensino-aprendizagem inclui sessões expositivas e participativas com recurso a análise de artigos, estudos de caso, debates e exercícios práticos. Sempre que possível, serão realizados exercícios práticos em sala de aula, de forma que o professor possa acompanhar os alunos e esclarecer dúvidas na aplicação de conceitos, abordagens e metodologias, permitindo o confronto entre teoria e prática e o desenvolvimento das capacidades de análise crítica dos alunos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
No planeamento e avaliação de projetos de cooperação para o desenvolvimento global, é importante desenvolver uma boa base teórica, mas também aplicar os conhecimentos apenas adquiridos com orientação de um profissional experiente. O debate e os trabalhos em grupos são fundamentais para refletir sobre os desafios de aplicação das várias abordagens possíveis, tendo em conta as especificidades dos vários atores de desenvolvimento, setores de intervenção e tipos de intervenção. O teste escrito individual é importante para consolidar conhecimentos de um ponto de vista crítico sobre temas atuais na gestão de projetos de desenvolvimento global e refletir sobre questões éticas na cooperação para o desenvolvimento.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Chambers, Robert (2008), Revolutions in Development Inquiry, Earthscan, London Chambers, Robert (2017), Can we know better, Practical Action Publishing European Commission (2004), Project Cycle Management Guidelines James, Rick (2022), “Strategic Planning – A toolkit for small NGOs”, UKAid and INTRAC Garbutt, Anne (2022), “Monitoring, evaluation and learning – A toolkit for small NGOs”, UKAid and INTRAC PM4DEV, Project Management for Development Organisations - The Logical Framework Sida (2003), The Logical Framework Approach. A summary of the theory behind the LFA method Terre des Hommes (2012), Project Cycle Handbook, Terre des Hommes, Lausanne UNDP (2009), Handbook on Planning, Monitoring and Evaluating for Development Results, UNDP: New York van Es, Marjan, Irene Guijt, and Vogel Isabel (2015), Theory of Change Thinking in Practice – A stepwise approach, Hivos, The Hague
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Ika, Soderlund, Munro and Landoni (2020), 'When project management meets international development, what can we learn?', International Journal of Project Management 38, 469-473 Teskey, Graham and Lavinia Tyrrel (2021), “Implementing adaptive management: A front-line effort – Is there an emerging practice?”, The Governance & Development Practice, Working Paper Series, ACT, Australia: Abt Associates Revier, Rebecca (ed.) (1996) Needs Assessment. A Creative and Practical Guide for Social Scientists.Taylor & Francis
Data da última atualização / Last Update Date
2025-08-14