Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2021/2022
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Licenciatura em psicologia
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular visa fornecer conhecimentos aprofundados acerca de diferentes métodos e técnicas da investigação em Psicologia Social e Organizacional. Em particular, serão examinadas questões relativas à utilização de medidas específicas neste domínio e será promovido o domínio dos recursos necessários à sua aplicação. Uma ênfase particular será colocada na aprendizagem e realização de investigação científica em Psicologia e na promoção de conhecimentos relativos à elaboração de projectos de investigação e ao processo de publicação em revistas científicas.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1: Executar correctamente uma síntese de pesquisa. OA2:Distinguir e utilizar diferentes tipos de estudos, bem como conhecer as suas potencialidades e limitações. OA3: Explicar e distinguir diferentes estratégias de análise de dados e demonstrar a capacidade de apresentar resultados de uma investigação OA4: Resolver um problema cientifica com uma pequena pesquisa científica OA5: Identificar as tarefas necessárias para a preparação de um projecto de investigação. OA6: Identificar as etapas do processo de publicação e escrever um artigo científico.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Desenvolvimento de ideias de pesquisa e fundamentos do processo de investigação. CP2. Vantagens e problemas metodológicos associados à adopção de diferentes tipos de estudos. CP3. Estratégias de análise de dados e apresentação de resultados de uma investigação. CP4. Como preparar um projecto de investigação / criação de um pedido de financiamento para uma investigação. CP5. O processo de publicação: preparação, submissão e revisão de um artigo. A estrutura de diferentes tipos de artigos científicos.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Conteudos programáticos (CP) - Objectivos de aprendizagem (AO) CP1 - OA1, OA2, OA3, OA4 CP2 - OA2, OA3, OA4, OA5 CP3 - OA2, OA3, OA4, OA5, OA6 CP4 - OA5 CP5 - OA6
Avaliação / Assessment
Avaliação periodica: trabalho de grupo sobre uma pesquisa realizada durante o semestre apresentado em formato de poster (50%); trabalho individual sobre a pesquisa realizada durante o semestre, apresentado em formato de pequeno artigo científico (45%); participação em estudos no LAPSO (1hora e 30 minutos no sistema SPI) (5%). Avaliação por exame final: formato idêntico ao da avaliação periodica, mas sendo ambas as formas de avaliação individuais.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Pretende-se nesta cadeira uma relação muito estreita com a prática de investigação. Por isso, a par das aulas teórico-práticas ocorrerão Práticas Laboratoriais em pequenos grupos que acompanham o percurso de aprendizagem de cada um dos alunos e promovem a consolidação dos conhecimentos adquiridos. Serão pedidos aos alunos diversos trabalhos, incluindo um estudo empírico completo, que servem para uma maior compreensão da matéria e permitem aos alunos aferirem as suas estratégias de estudo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia adoptada não só ajudará o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá a aplicação do conhecimento metodológico aos casos concretos. O facto que os estudantes tem que realizar um estudo científico desde o inicio até o fim permite um entendimento mais detalhado e mais realístico dos métodos em psicologia do que um conhecimento meramente teórico. A discussão dos vários projectos de investigação nas aulas permite uma aprendizagem diversificada, quer em termo de métodos de investigação, quer em termo de análise de dados e da apresentação de resultados diferentes.
Observações / Observations
Os alunos devem estar presentes nas aulas Teórico-Práticas e, pelo menos, a um mínimo de 50% de Práticas Laboratoriais.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Sternberg, R. J. (Ed.) (2019). Guide to publishing in psychology journals (2nd Ed.), Cambridge: Cambridge University Press. Reis, H., & Judd, C. (2014). Handbook of research methods in social and personality psychology. (2nd Ed.) Cambridge: Cambridge University Press. Gilbert, D. T., Fiske, S. T. & Lindzey, G. (Eds.) (2010). The handbook of social psychology (5th ed., Vol. I, pp. 51-142). Oxford: Oxford University Press. Bryman, A. & Cramer, D. (2003). Análise de dados em ciências sociais. Introdução às técnicas utilizando o SPSS para windows (3ª Ed.). Oeiras: Celta. APA (2020) Publication manual of the American Psychological Association (7th Ed.). Washington, DC: APA
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Bibliografia específica depende do tema da investigação realizada e será recomendada nas aulas teórico-práticas a decorrer durante o semestre.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16