Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2013/2014
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
Esta UC tem por objectivo orientar e acompanhar os alunos no desenvolvimento do trabalho de projecto em psicologia social ou em psicologia das organizações. Deste modo, procura transmitir e consolidar um conjunto de conhecimentos e competências relacionadas com a condução de projectos de investigação ou intervenção nas áreas científicas do mestrado.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O/a aluno que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de: OA1: Realizar correctamente uma pesquisa bibliográfica utilizando todos os recursos disponíveis para o efeito; OA2: Identificar e formular um problema pertinente para o trabalho de projecto; OA3: Elaborar uma revisão de literatura relevante a adequada ao problema formulado; OA4: Gerar argumentos empíricos dominando as metodologias e os instrumentos de investigação apropriados ao problema em análise; OA5: Argumentar e discutir criticamente a favor e contra a sua posição; OA6: Comunicar por escrito e oralmente o trabalho efectuado e a argumentação elaborada.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
A natureza da UC não permite definir um programa com matérias concretas, pois procura aplicar competências já adquiridas para alcançar o objectivo de conclusão do trabalho de projecto. Não obstante, algumas das matérias constantes da UC compreendem: CP1: Formulação do problema e respectivo enquadramento teórico (Introdução e Diagnóstico de necessidades) CP2: Definição do programa de intervenção CP3: Método de avaliação do programa; CP4: Normas de redacção e apresentação (Preparação para a defesa)
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Nesta UC todos os objectivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos do programa ou programáticos (CP). Desta forma, as relações seguintes demonstram essa coerência: CP1 - OA1, 2 e 3 CP2 - OA4 CP3 - OA4 e 5 CP4 - OA6
Avaliação / Assessment
O trabalho de projecto de mestrado deverá ser defendido em provas públicas onde serão avaliadas as componentes técnica, a forma do trabalho escrito e a apresentação e defesa pública, respeitando as normas estabelecidas pelo ISCTE-IUL. O Projecto deve ser apresentado de acordo com os requisitos formais e nos prazos estabelecidos pelo ISCTE-IUL.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As aulas são seminariais (S), adoptando-se metodologias: Expositivas: Apresentação das normas de execução e de apresentação do Projecto, e enquadramento aos princípios de condução de um projecto de intervenção Activas:Apresentação do desenvolvimento do trabalho de Projecto Participativas: Discussão dos trabalhos de Projecto Auto-estudo: Condução do trabalho subjacente ao Projecto A orientação tutorial (OT) destina-se ao acompanhamento individualizado do desenvolvimento dos trabalhos de Projecto.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O alinhamento entre os objectivos de aprendizagem e cada cada metodologia de ensino-aprendizagem definidas para a UC é realizado da seguinte forma: Expositivas: Todos Activas:Todos. Ao longo da UC são realizados 3 seminários de monitorização (Projecto de Dissertação, Relatório de Progresso, Preparação da Dissertação) da Dissertação ou Projecto, e nos quais cada aluno apresenta o progresso dos trabalhos, contribuindo-se assim para o progresso regular de cada etapa de condução da Dissertação ou Projecto (OA1 a 5) e desdramatizar a situação de redacção e apresentação pública do trabalho efectuado (OA6). Participativas: Todos excepto OA6. A presença e participação nos seminários de monitorização contribuirá para uma reflexão acerca de cada etapa de condução da Dissertação ou Projecto (OA1 a 5). Auto-estudo: Todos excepto OA6 O tempo de trabalho total (1050h) é distribuído da seguinte forma: - 53h em tempo de contacto (48h S + 3h OT). Cada aluno deve participar nas sessões dos 3 seminários de monitorização (Projecto de Dissertação, Relatório de Progresso, Preparação da Dissertação) da Dissertação ou Projecto, a realizar ao longo da UC, até completar as 48h de contacto previstas em Seminário. - 77h para a avaliação final (1h de defesa e 76h de preparação da defesa) - 120h para a apresentação do progresso na Dissertação ou projecto, nos seminários de monitorização da Dissertação ou Projecto, e para a redacção dos Relatórios Intercalares (25h * 3 apresentações; 22,5h * 2 Relatórios). Ao longo da UC serão realizados 3 seminários de monitorização da Dissertação ou Projecto, sendo que cada aluno deve apresentar e discutir o seu trabalho em cada um dos 3 seminários. O docente da UC e outros docentes ou investigadores presentes comentarão as apresentações e aconselhará eventuais alterações, especificações ou leituras que contribuam para aperfeiçoar o trabalho. Faz ainda parte da UC a apresentação de 2 Relatórios Intercalares (Projecto de Dissertação, Relatório de Progresso e Dissertação). - 800h para auto-estudo, envolvido na condução dos trabalhos de Dissertação ou Projecto (150h de pesquisa bibliográfica e leituras + 300h de concepção dos aspectos metodológicos e recolha de dados + 150h de análise de dados + 200h de redacção final da Dissertação ou Projecto)
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Walliman, N. (2005). Your research project (2nd Ed.). London. SAGE. Santos, N. R. (2005). Projectos de investigação em Psicologia: Guia para a sua elaboração e execução. Évora: NEPUE. Ridley, D. (2008). The literature review: a step-by-step guide for students. London: Sage. Punch, K.F. (2006). Developing effective research proposals (2nd Ed.) Londres: SAGE. Hall, C. (1998). Doing a literature review: releasing the social science research. London: Sage. Bem, D.J. (1995). Writing a review article for Psychological Bulletin. Psychological Bulletin, 118, 172-177. American Psychological Association (2009). Publication Manual of the American Psychological Association. Washington: APA. Normas orientadoras para a dissertação ou trabalho de projecto de mestrado (ISCTE, 2008)
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Judd, C., Smith, E., & Kidder, L.H (1991). Research methods in social relations (6th Ed). Fort Worth: Harcourt Brace Jovanovich College Publishers Fisher, C. (2007). Researching and writing a dissertation: A guidebook for business students (2ª ed., cap. 1). Essex: Prentice Hall. Bell, J. (2008). Doing your research project: A guide for first-time researchers in education, health and social science (4th ed.). Berkshire: Open University press.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16