Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00629
Acrónimo :
00629
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
6.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
27.0h/sem
Trabalho Autónomo :
123.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


A inscrição relativa às vagas para mobilidade estão reservadas aos estudantes inscritos nos 1 e 2 ciclos de Psicologia

Objetivos Gerais / Objectives


O objectivo desta UC é permitir aos alunos desenvolverem competências na área de desenho, implementação e avaliação de projectos de intervenção social em diferentes contextos (ex. comunitário e organizacional).

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1 Descrever os principais conceitos e etapas na concepção de projectos; OA2 Identificar oportunidades e definir problemas para o desenho de projectos; OA3 Construir o modelo teórico de processo do projecto/programa; OA4 Utilizar as principais ferramentas na concepção e planeamento de projectos; OA5 Definir os objectivos, hipóteses, os recursos necessários e os canais, métodos e estratégias de intervenção no planeamento de um projecto; OA6 Utilizar diferentes metodologias e processos na avaliação de projectos; OA7 Conceber e avaliar diferentes tipos de projectos e programas.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1 Principais conceitos na concepção de Projectos 1.1 Definição de Projecto e Programa 1.2Ciclo de vida de um projecto CP2Oportunidade do Projecto e problema 2.1A identificação do problema 2.2Estratégias de definição de problemas: definição pelo cliente; análise de indicadores sociais; avaliação de necessidades 2.3Exercícios CP3A teoria/investigação na concepção de projectos 3.1Conceptualização do problema e racional teórico 3.2Variável resultado 3.3Desenvolvimento de modelos de processo: revisão de literatura 3.4Tabela da balança 3.5Exercícios CP4Ferramentas e técnicas 4.1Definição e componentes do Modelo Lógico(ML) 4.2Abordagens de construção do ML 4.3Fases do ML 4.4Exercícios CP5Actividades associadas ao ML 5.1Objectivos e hipóteses 5.2Canais, métodos estratégias 5.3Exercícios CP6Avaliação projectos 6.1Tipos de avaliação 6.2Desenhos e instrumentos de avaliação 6.3 Exercícios CP7Concepção e avaliação de projectos específicos

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Nesta UC todos os objectivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos programáticos (CP). Desta forma, as relações seguintes demonstram essa coerência: OA1-CP1 OA2-CP2 OA3-CP3 OA4-CP4 OA5-CP5 OA6-CP6 OA7-CP7

Avaliação / Assessment


Em avaliação periódica, existem 2 provas: Frequência (30%). Trabalho de grupo (desenho e avaliação de programa/escolha livre do tema), que inclui um relatório (70%). Ficam aprovados os alunos que tenham notas superiores a 9.5 valores nas duas avaliações. Os alunos que reprovem na avaliação periódica, poderão ir a exame final (1ª ou 2ª época).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Dada a vertente aplicada da UC existem dois tipos de contacto: Aulas teórico-práticas - Introdução expositiva dos conceitos e teorias alternada com exercícios práticos em sub-grupos. Orientação tutorial - Orientação e resolução de problemas individualmente ou com grupos de alunos. As 131 horas de trabalho autónomo asseguram a leitura da bibliografia base e recomendada, os exercícios e o trabalho de grupo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino e os processos de ensino-aprendizagem nas horas de contacto e no trabalho autónomo do aluno estão alinhadas com as metodologias de avaliação e ambas com os objectivos de aprendizagem (OA), de acordo com as relações descritas abaixo (e que seguem a sequência Objectivo de aprendizagem/Método de ensino-aprendizagem/Tipo de avaliação). Em quase todos os tópicos leccionados os objectivos de aprendizagem articulam conhecimentos, aptidões e competências. OA1 (Conhecimentos) (Exposição oral) (Frequência/Exame). OA2 (Conhecimentos, aptidões e competências) (Exposição oral, exercícios práticos na aula e em casa)(Frequência ou exame/Trabalho de grupo). OA3 (Conhecimentos e aptidões) (Exposição oral, exercícios práticos na aula e em casa)(Frequência ou Exame/Trabalho de grupo). OA4 e OA5 (Conhecimentos e aptidões) Exposição oral, exercícios práticos na aula e em casa - Frequência ou Exame/Trabalho de grupo OA6 (Conhecimentos e aptidões) - Exposição oral e exercícios práticos na aula e em casa - Frequência ou Exame/Trabalho de grupo. OA7 (OA complexo que articula conhecimentos, aptidões e competências) - Apresentação oral e discussão do trabalho - Trabalho de grupo. Objectivos de aprendizagem e trabalho autónomo OA1 e OA2 Indicação da leitura de cap. Ruiter et al. (2014). (4h) OA2 Preparação do Exercício 1 (1h) Pesquisa, leitura de textos e reuniões de grupo para delineação do problema (16h) OA3 Indicação da leitura do livro de Marques et al. (2015) (4h) Pesquisa, leitura de textos e reuniões para delineação do modelo teórico do programa (10h) OA4 Indicação da leitura do capítulo 3 de Newcomer et al., (2015) (3h) Pesquisa, leitura de textos/programas e reuniões para delineação do modelo logico do projecto (19h) OA5 Pesquisa, leitura de textos/programas e reuniões para delineação da intervenção do projecto (15h) Leitura do capítulo (3h) OA6 Indicação da leitura do capítulo 1 de Newcomer et al. (2015) (3h) Pesquisa, leitura de textos/programas e reuniões para delineação da avaliação do projecto (15h) OA7 Preparação e apresentação escrita do relatório do projecto realizado pelo trabalho de grupo que apresenta a seguinte estrutura: (15h) Sumário executivo Definição do problema:contextualização e pertinência Enquadramento teórico:definição de conceitos; definição da variável de resultado; modelo teórico de processo; hipóteses; objectivos gerais. Modelo Lógico do Programa:objectivos específicos; de processo; recursos; canais, actividades, estratégias e métodos; outputs; clientes (população alvo; critérios); objectivos de resultado (curto, médio e longo prazo); riscos e ameaças; orçamento. Avaliação do programa:plano de avaliação; participantes; instrumentos; procedimento. Cronograma do programa e da avaliação Exame/frequência (23h) .

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bartholemew, L., Parcel, G., Kok, G., & Gottlieb. N.(2006).Planning Health Promotion Programs: Intervention Mapping.New York:John Wiley & Sons Inc. Buunk, A., & Van Vugt, M. (2007). Applying Social Psychology: From Problems to Solutions. London: SAGE Publications Ltd. Holden, D., & Zimmerman, M. (2009).A pratical guide to program evaluation planning:Theory and case examples.London:Sage. Kliem, R., Ludin, I. & Robertson, K. (1997).Project management methodology: a practical guide for the next millennium.New York: Marcel Dekker. Knowlton, L., & Phillips, C.(2008).The Logic Model guidebook:Better strategies for great results.London:Sage. Posavac, E., & Carey, R. (2010).Program Evaluation:Methods and Case Studies.US:Pearson Education. Newcomer, K. E., Hatry, H. P., & Wholey, J. S. (2015). Handbook of practical program evaluation. John Wiley & Sons Young, T.L. (2007).The handbook of project management:A practical guide to effective policies and procedures. London:Kogan Page.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Bunston, W., & Heynatz, A. (2006). Addressing Family Violence Programs: Groupwork Interventions for Infants, Children and Their Parents. North Melbourne: Royal Children's Hospital Education Institute. Eldredge, L. K. B., Markham, C. M., Ruiter, R. A., Kok, G., & Parcel, G. S. (2016). Planning health promotion programs: an intervention mapping approach. John Wiley & Sons Holden, D., & Zimmerman, M. (2009). A pratical guide to program evaluation planning: Theory and case examples. London: Sage. S.113 Pra,1 Marques, S. Vauclair, M.L., Rodrigues, R., Mendonça, J., Gerardo, F., Cunha, F. (2015). imAGES: Programa de intervenção de promoção de imagens positivas de envelhecimento em crianças e adolescentes. Lisboa: SCML & Leya Editores. Marques, S., Vauclair, Rodrigues, R., C.M., Mendonça, J., Gerardo, F. & Cunha, F. (2017). imAGES: intervention program to prevent ageism in children and adolescents. In Baker, H.E., Krueger, T.M. & Karasik, R.J. (Eds). A Hands-on approach to teaching about ageing (pp. 24-30). Springer Publishing Company. Mendonça, J., Mariano, J., & Marques, S. (2016). Lisbon street campaign against ageism: A promising multi-stakeholder initiative. Journal of Intergenerational Relationships, 14(3), 258-265.. Ramsay, N., & Morrison, C. (2010). Youth Violence and Juvenile Justice: Causes, Intervention and Treatment Programs. New York: Nova Science Publishers Inc. Royse, D., Thyer, B., & Padgett, D. (2010). Program evaluation: An introduction. Belmont: Wadsworth. G.110.1 ROY*Pro Smith, M. (2010). Handbook of Program Evaluation for Social Work and Health Professionals. New York: Oxford University Press. Spaulding, D. (2008). Program Evaluation in Practice: Core Concepts and Examples for Discussion and Analysis. New York: John Wiley & Sons Inc.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16