Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Objetivos Gerais / Objectives
O objectivo desta UC é permitir aos alunos desenvolverem competências na área de desenho, implementação e avaliação de projectos de intervenção social em diferentes contextos (ex. comunitário e organizacional).
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1 Descrever os principais conceitos e etapas na concepção de projectos; OA2 Identificar oportunidades e definir problemas para o desenho de projectos; OA3 Construir o modelo teórico de processo do projecto/programa; OA4 Utilizar as principais ferramentas na concepção e planeamento de projectos; OA5 Definir os objectivos, hipóteses, os recursos necessários e os canais, métodos e estratégias de intervenção no planeamento de um projecto; OA6 Utilizar diferentes metodologias e processos na avaliação de projectos; OA7 Conceber e avaliar diferentes tipos de projectos e programas.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1 Principais conceitos na concepção de Projectos 1.1 Definição de Projecto e Programa 1.2Ciclo de vida de um projecto CP2Oportunidade do Projecto e problema 2.1A identificação do problema 2.2Estratégias de definição de problemas: definição pelo cliente; análise de indicadores sociais; avaliação de necessidades CP3A teoria/investigação na concepção de projetos 3.1Conceptualização do problema e racional teórico 3.2Variável resultado 3.3Desenvolvimento de modelos de processo: revisão de literatura 3.4Tabela da balança CP4Ferramentas e técnicas 4.1Definição e componentes do Modelo Lógico(ML) 4.2Abordagens de construção do ML 4.3Fases do ML CP5Actividades associadas ao ML 5.1Objectivos e hipóteses 5.2Canais, métodos estratégias CP6Avaliação projetos 6.1Tipos de avaliação 6.2Desenhos e instrumentos de avaliação CP7Concepção e avaliação de projetos específicos
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Nesta UC todos os objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos programáticos (CP), seguindo as várias fases de desenho de projetos. O objetivo de aprendizagem 1 é concretizado no conteúdo programático 1. permitindo introduzir os conceitos essenciais do desenho de projetos. O objetivo de aprendizagem 2 concretiza-se no conteúdo programático 2, permitindo explorar como se identificam e definem os problemas para a intervenção. Os conteúdos programáticos 3, 4 e 5 incidem respetivamente nos objetivos de aprendizagem 3, 4 e 5 e dizem respeito ao desenho do projeto em concreto, com a definição do modelo teórico de processo, do modelo lógico e definição específica das atividades a desenvolver. Por sua vez, o conteúdo programático 6 vai ao encontro do objetivo de aprendizagem 6, incidindo sobre o planeamento da avaliação do projeto. Finalmente, o objetivo de aprendizagem 7 relaciona-se com o conteúdo programático 7, incidindo sobre a análise e desenho de projetos específicos.
Avaliação / Assessment
Em avaliação ao longo do semestre, existem 2 momentos de avaliação: Um teste individual (30%) e um trabalho de grupo (desenho e avaliação de programa/escolha livre do tema), que inclui um relatório (70%). Ficam aprovados os alunos que tenham notas superiores a 9.5 valores nas duas avaliações. Os alunos que reprovem na avaliação ao longo do semestre, poderão realizar a avaliação por exame individual.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As aulas teórico-práticas permitem a articulação entre metodologias mais expositivas para a introdução dos conceitos centrais nas diferentes fases de desenho e avaliação de projetos e metodologias participativas, onde os alunos realizam exercícios em pequeno grupo para aplicação dos conceitos aprendidos em estudos de caso e projetos concretos. Por sua vez, as aulas laboratoriais assentam sobre metodologias ativas de aprendizagem onde se pede a(o)s aluna(o)s que desenhem propostas de projetos concretos do seu interesse, sob supervisão docente. As 131 horas de trabalho autónomo asseguram a leitura da bibliografia base e recomendada, os exercícios e a realização do trabalho de grupo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O recurso a métodos expositivos, no âmbito das aulas teórico-práticas, para apresentação dos principais conceitos teóricos principais para o planeamento do desenho e avaliação de projetos estão de acordo com os objetivos de aprendizagem 1,2, 3, 5 e 7. A utilização da metodologia participativa, através da análise de exemplos e estudos de caso concretos, permitem apoiar a compreensão dos conceitos introduzidos e promover a sua utilização no planeamento de projetos existentes, fortalecendo sobretudo os objetivos de aprendizagem 2, 3, 5 e 7. Por sua vez, a utilização da metodologia de aprendizagem ativa, nas aulas laboratoriais, permite o desenvolvimento de competências de desenho de projetos originais e inovadores, indo ao encontro dos objetivos de aprendizagem 4 e 6. Esta UC assume ainda horas de trabalho autónomo (123 horas) por parte do(a)s estudantes que se distribuem do seguinte modo: leituras de textos essenciais de apoio às aulas e de metodologia para desenvolvimento de projetos (30 horas) desenvolvimento do trabalho de grupo (70h), preparação para o teste individual (23h).
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Braverman, M. (2023). Evaluating program effectiveness : validity and decision-making in outcome evaluation . SAGE Buunk, A. P. (2021). Applying social psychology: From problems to solutions. SAGE Eldredge, L. K. B., Markham, C. M., Ruiter, R. A., Fernandez, M. E., Kok, G., & Parcel, G. S. (2016). Planning health promotion programs: an internvention mapping approach. John Wiley & Sons. Kok, G., Gottlieb, N. H., Peters, G. J. Y., Mullen, P. D., Parcel, G. S., Ruiter, R. A. C., … Bartholomew, L. K. (2015). A taxonomy of behaviour change methods: an Intervention Mapping approach. Health Psychology Review, 10(3), 297–312. https://doi.org/10.1080/17437199.2015.1077155 Newcomer, K. E., Hatry, H. P., & Wholey, J. S. (2015). Handbook of practical program evaluation. John Wiley & Sons
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Fawcett, S.B., Francisco, V.T., Schultz, J.A., Berkowitz, B., Wolff, T.J., & Nagy, G. (2000). The Community Tool Box: A Web-based resource for building healthier communities. Public Health Reports, 115(2&3), 274-278 Giancola, S. P. (2021). Program evaluation: Embedding evaluation into program design and dvelopment. Sage Publications. Harris, M. J. (2017). Evaluating public and community health programs. John Wiley & Sons. Marques, S. Vauclair, M.L., Rodrigues, R., Mendonça, J., Gerardo, F., Cunha, F. (2015). imAGES: Programa de intervenção de promoção de imagens positivas de envelhecimento em crianças e adolescentes. Lisboa: SCML & Leya Editores. Marques, S., Vauclair, Rodrigues, R., C.M., Mendonça, J., Gerardo, F. & Cunha, F. (2017). imAGES: intervention program to prevent ageism in children and adolescents. In Baker, H.E., Krueger, T.M. & Karasik, R.J. (Eds). A Hands-on approach to teaching about ageing (pp. 24-30). Springer Publishing Company. McKenzie, J. F., Neiger, B. L., & Thackeray, R. (2022). Planning, implementing and evaluating health promotion programs. Jones & Bartlett Learning. Michie, S., Richardson, M., Johnston, M., Abraham, C., Francis, J., Hardeman, W., ... & Wood, C. E. (2013). The behavior change technique taxonomy (v1) of 93 hierarchically clustered techniques: building an international consensus for the reporting of behavior change interventions. Annals of behavioral medicine, 46(1), 81-95. Ruiter, R. A., Massar, K., van Vugt, M., & Kok, G. (2012). Applying social psychology to understanding social problems. Social psychology of social problems: The intergroup context, 337-362. Thomas, V. G., & Campbell, P. B. (2020). Evaluation in today’s world: Respecting diversity, improving quality, and promoting usability. Sage Publications. Westland, J. (2006). The project management life cycle: a complete step-by-step methodology for initiating, planning, executing & closing a project successfully. Kogan Page Limited.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-28