Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00639
Acrónimo :
00639
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
9.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
9.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Informática Aplicada

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2011/2012

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhuns

Objetivos Gerais / Objectives


Os objectivos gerais desta UC assentam em fornecer uma visão aplicacional do processo de tomada de decisões em marketing e uma formação na especificação, concepção e desenvolvimento de aplicações de Customer Intelligence (CRM Analítico).

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Compreender o processo de tomada de decisões em marketing 2. Aprender a utilizar software de business intelligence para suporte à decisão 3. Ser capaz de acompanhar o ciclo de vida do cliente desde a fase de aquisição, passando pela estimulação e retenção apoiadas em modelos de Data Mining

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1.Jogo de Simulação em Marketing Management: Marketing Game! a.Processo de tomada de decisões em Marketing b.Análise situacional: triângulo mercado, concorrência, empresa c.Responsabilidades da Direcção de Marketing: estratégia e políticas de Marketing, estudos de mercado e orçamento de marketing 2.Software de Business Intelligence: MicroStrategy a.Introdução ao MicroStrategy e Scripted Demo b.MicroStrategy Application Modules (Customer, Sales Force, Sales and Distribution Analysis) c.Exercícios e Projectos de Aplicação Prática 3.Customer Intelligence (CRM Analítico) a.Especificação (Business Understanding e Data Understanding) b.Preparação de Dados para utilização Analítica (Data Preparation) c.Modelos de Customer Intelligence (Modelling) d.Comparação de Modelos e Implementação (Evaluation) e.Aplicação no Apoio à Decisão das Organizações (Deployment)

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1- Ponto do Programa:1 OA2- Ponto do Programa:2 OA3- Ponto do Programa:3

Avaliação / Assessment


A Metodologia Pedagógica a privilegiar é de natureza activa e interactiva sendo preocupação dominante atingir a dimensão do "Saber-Fazer". O método pedagógico fará apelo a: -Exposição oral, sintética do Manual e Jogo de Simulação de Marketing em computador -Apresentação do software de Business Intelligence MicroStrategy e Resolução de Exercícios Práticos de Aplicação -Desenvolvimento de projecto de CRM analítico | O sistema de avaliação é composto por -Jogo de Simulação em Marketing (30%) -Business Intelligence Assignment(20%) -Customer Analytics Project(30%) -Test (20%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (ME) Objectivo de aprendizagem (0A) 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência Todos 2.Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos, análise e discussão de textos de apoio e leitura Todos 3.Activas, com realização de trabalhos Todos 4.Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno Todos

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Data Mining Cookbook: Modeling Data for Marketing, Risk and Customer Relationship Management?. Olivia Parr Rud. Wiley Wiley Mastering Data Mining: The Art and Science of Customer Relationship Management? - Michael J. A. Berry & Gordon S. Linoff Mason, Charlotte & William Perreault. The Marketing Game! (3rd edition) McGraw-Hill, New York

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data Mining Techniques in CRM: Inside Customer Segmentation?. Konstantinos Tsiptsis, Antonios Chorianopoulos. 2009. Wiley Data Preparation for Analytics Using SAS®?. Svolba, Gerhard. SAS Institute Inc. 2006. Competing on Analytics?. Davenport & Harris. Harvard Business School Press. 2007

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16