Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Informática Aplicada
Departamento / Department
Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Ano letivo / Execution Year
2011/2012
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhuns
Objetivos Gerais / Objectives
Os objectivos gerais desta UC assentam em fornecer uma visão aplicacional do processo de tomada de decisões em marketing e uma formação na especificação, concepção e desenvolvimento de aplicações de Customer Intelligence (CRM Analítico).
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1. Compreender o processo de tomada de decisões em marketing 2. Aprender a utilizar software de business intelligence para suporte à decisão 3. Ser capaz de acompanhar o ciclo de vida do cliente desde a fase de aquisição, passando pela estimulação e retenção apoiadas em modelos de Data Mining
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1.Jogo de Simulação em Marketing Management: Marketing Game! a.Processo de tomada de decisões em Marketing b.Análise situacional: triângulo mercado, concorrência, empresa c.Responsabilidades da Direcção de Marketing: estratégia e políticas de Marketing, estudos de mercado e orçamento de marketing 2.Software de Business Intelligence: MicroStrategy a.Introdução ao MicroStrategy e Scripted Demo b.MicroStrategy Application Modules (Customer, Sales Force, Sales and Distribution Analysis) c.Exercícios e Projectos de Aplicação Prática 3.Customer Intelligence (CRM Analítico) a.Especificação (Business Understanding e Data Understanding) b.Preparação de Dados para utilização Analítica (Data Preparation) c.Modelos de Customer Intelligence (Modelling) d.Comparação de Modelos e Implementação (Evaluation) e.Aplicação no Apoio à Decisão das Organizações (Deployment)
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1- Ponto do Programa:1 OA2- Ponto do Programa:2 OA3- Ponto do Programa:3
Avaliação / Assessment
A Metodologia Pedagógica a privilegiar é de natureza activa e interactiva sendo preocupação dominante atingir a dimensão do "Saber-Fazer". O método pedagógico fará apelo a: -Exposição oral, sintética do Manual e Jogo de Simulação de Marketing em computador -Apresentação do software de Business Intelligence MicroStrategy e Resolução de Exercícios Práticos de Aplicação -Desenvolvimento de projecto de CRM analítico | O sistema de avaliação é composto por -Jogo de Simulação em Marketing (30%) -Business Intelligence Assignment(20%) -Customer Analytics Project(30%) -Test (20%)
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (ME) Objectivo de aprendizagem (0A) 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência Todos 2.Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos, análise e discussão de textos de apoio e leitura Todos 3.Activas, com realização de trabalhos Todos 4.Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno Todos
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Data Mining Cookbook: Modeling Data for Marketing, Risk and Customer Relationship Management?. Olivia Parr Rud. Wiley Wiley Mastering Data Mining: The Art and Science of Customer Relationship Management? - Michael J. A. Berry & Gordon S. Linoff Mason, Charlotte & William Perreault. The Marketing Game! (3rd edition) McGraw-Hill, New York
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data Mining Techniques in CRM: Inside Customer Segmentation?. Konstantinos Tsiptsis, Antonios Chorianopoulos. 2009. Wiley Data Preparation for Analytics Using SAS®?. Svolba, Gerhard. SAS Institute Inc. 2006. Competing on Analytics?. Davenport & Harris. Harvard Business School Press. 2007
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16