Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Informática Aplicada
Departamento / Department
Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Ano letivo / Execution Year
2017/2018
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Os conhecimentos decorrentes de um curso de 1º ciclo nas áreas da gestão ou de engenharia.
Objetivos Gerais / Objectives
A gestão de risco & Compliance e a tomada de decisão na presença de múltiplos critérios em conflito são hoje componentes importantes da gestão estratégica e operacional de uma organização. A capacidade para a sua implementação é vital para evolução e sobrevivência das empresas. Torna-se assim necessário o conhecimento dos principais desafios que a gestão de risco e o Compliance colocam, bem como as técnicas que a gestão tem a sua disponibilização para os mitigar. Relativamente à Análise Multicritério (AM), é fundamental a aplicação de técnicas que confiram objetividade à tomada de decisão quando existem múltiplos critérios para decidir entre várias alternativas. Neste âmbito, os sistemas de apoio à decisão são uma ferramenta essencial para capacitar os gestores com o conhecimento que lhe permita implementar este processo com sucesso.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Após a conclusão desta UC o aluno deverá ficar apto a: Módulo 1: Gestão de risco & Compliance OA1. Reconhecer as principais fontes de risco e de Compliance a que uma organização está exposta OA2. Conhecer as principais metodologias de análise de risco e de Compliance OA3. Saber aplicar o processo de apoio à decisão para a gestão de risco & Compliance Módulo 2: Análise Multicritério (AM) OA4. Identificar problemas de decisão aos quais é apropriado aplicar a metodologia Multicritério OA5. Saber tratar um problema de decisão multicritério quanto à exclusão inicial de critérios de avaliação e alternativas, à importância relativa dos critérios de avaliação relevantes e à ordenação das alternativas OA6. Compreender os métodos mais relevantes de AM, bem como os conceitos associados, e aplicar o software apropriado OA7. Compreender um exemplo de aplicação da metodologia Multicritério a um problema real OA8. Identificar as abordagens mais comuns e tendências atuais em AM
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Introdução a gestão de risco & Compliance CP2. Risco de Mercado CP3. Risco de Crédito CP4. Risco Operacional CP5. Fraude e Branqueamento de Capitais CP6. O processo integrado de apoio à decisão: dados e análises CP7. O processo integrado de apoio à decisão: arquiteturas e ferramentas CP8. Termos e conceitos gerais da AM em problemas de decisão. Agente de decisão. Normalização e função de valor. Agregação de critérios. Avaliação global de alternativas. Análise de sensibilidade e de incerteza CP9. Estruturação de problemas de decisão através da AM CP10: Analytic Network Process (ANP) (e AHP-Analytic Hierarchy Process) CP11. Measuring Attractiveness by a Categorical Based Evaluation Technique (MACBETH) CP12. Outros métodos da AM
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A interligação entre os conteúdos programáticos e os objetivos de aprendizagem (OA) realiza-se da seguinte forma: CP1: contribui para OA1,OA2 CP2: contribui para OA1,OA2 CP3: contribui para OA1,OA2 CP4: contribui para OA1,OA2 CP5: contribui para OA1,OA2 CP6: contribui para OA3 CP7: contribui para OA3 CP8: contribui para OA4, OA5, OA6 CP9: contribui para OA5, OA6 CP10: contribui para OA6 CP11: contribui para OA6, OA7 CP12: contribui para OA6, OA8
Avaliação / Assessment
As 36h letivas são divididas em 9h teóricas (T), 18h teórico-práticas (TP) e 9h laboratoriais (PL). Cada módulo tem uma componente letiva de 18h com a distribuição: Módulo 1. 4,5T + 10,5TP + 3PL, Módulo 2. 4,5T + 7,5TP + 6PL. As aulas T são expositivas e de apresentação dos fundamentos teóricos. Nas aulas TP e PL são consolidados os conceitos lecionados em T, através de resolução de problemas e discussão de casos de estudo. | Avaliação contínua: nota mínima de 8 valores (escala 0-20) em todas as componentes de avaliação. A avaliação contínua da UC é composta pelas seguintes componentes: - Trabalho final individual em um dos módulos: 70% - Apresentação dos trabalhos: 30% A UC não pode ser feita por exame.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A avaliação contínua da UC é realizada através da realização de um trabalho final individual, apresentado num workshop no final do semestre. O trabalho final será desenvolvido apenas sobre a temática de um módulo. Os alunos são encorajados a escolher um tópico para o trabalho em próxima relação com a sua dissertação de mestrado. No workshop de apresentações, cada aluno fará uma apresentação do seu trabalho final e fará perguntas a duas outras apresentações (referentes a trabalhos realizados no outro módulo). Será feita uma distribuição equilibrada do número de alunos pelos dois módulos, para garantir que a turma explore os diversos tópicos avançados. Será feito um acompanhamento próximo pela equipa de docentes para o desenvolvimento dos trabalhos finais.
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Greco, S., Ehrgott, M. and Figueira, J.R., Multiple Criteria Decision Analysis - State of the Art Surveys, Springer, New York, 2016 Communities and Local Government, Multi-criteria analysis: a manual. Communities and Local Government Publications [Online], 2009 Ishizata, A. and Nemery, P., Multi-Criteria Decision Analysis - Methods and Software, John Wiley & Sons, United Kingdom, 2013 Crouhy, M., Galay, D. and Mark, R., The Essencials of Risk Management, McGraw Hill, 2014 Hopkin, Paul, Fundamentals of risk Management, Kogan Page, 2012
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Roman B. Statnikov and Joseph B. Matusov, Multicriteria Analysis in Engineering, Springer-Science+Business Media, B.V., 2002 Almeida, A.T., Cavalcante, C.A.V., Alencar, M.H., Ferreira, R.J.P., Almeida-Filho, A.T. and Garcez, T.V., Multicriteria and Multiobjective Models for Risk, Reliability and Maintenance Decision Analysis, Springer, Switzerland, 2015 Levine, Scott, Implementing Systems solutions for Financial Risk Management. Riskbooks, 2007
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16