Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00664
Acrónimo :
00664
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
1.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
7.5h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
7.5h/sem
Trabalho Autónomo :
17.5
Horas de Trabalho Total :
25.0h/sem

Área científica / Scientific area


Competências Transversais

Departamento / Department


Núcleo de Competências Transversais

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


Debater dimensões e experiências de diversidade no mercado de trabalho OA1 Definir os conceitos de estereótipo e preconceito OA2 Diferenciar os conceitos de discriminação, de violência institucional e/ou estrutural, nomeadamente assédio sexual e assédio moral, o racismo e a xenofobia, intolerância face à diferença, OA3 Lidar com a diversidade relacionada com o género, idade, filiação religiosa, etcinidade e cultura no contexto da atividade laboral OA4 gerir a diversidade no mercado de trabalho

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Nesta Unidade Curricular pretende-se que os estudantes adquiram competências relacionais que os capacitem para uma sociedade intercultural e diversa. No termo das atividades letivas, os estudantes devem ser capazes de: OA1) identificar critérios e práticas discriminatórias; OA2) diferenciar comportamentos e atitudes de intolerância; OA3) Saber relacionar-se com a diferença

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. A problemática da diversidade no mercado de trabalho . O que é a diversidade . A diversidade nas sociedades contemporâneas - Estereótipos e preconceitos - Discriminação, violência institucional e/ou estrutural CP2. Metodologias de identificação e resolução de comportamentos discriminatórios - Transeccionalidade nas atitudes discriminatórias - Ações concretas para agir em situações de risco CP3 Trabalhar diferentes parâmetros de diversidade

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


CP1 - OA1, OA2 C2 - OA2, OA3 CP3 - OA1, OA2, OA3

Avaliação / Assessment


Exposição de conceitos; exercícios de análise e discussão segundo o guião previamente disponibilizado pela docente. Desenvolvimento de trabalho autónomo e pesquisa de materiais individualmente e em grupo. A participação activa nas sessões de ensino online é expectável. | a) avaliação contínua. A avaliação nesta modalidade inclui os seguintes parâmetros: 1. Participação ativa nas atividades de análise e debate que têm lugar nas sessões online (10%) 2. Realização de atividades de trabalho autónomo desenvolvidas individualmente ou em grupo de acordo com as orientações da docente (35%) 3. Trabalho individual (55%) (Dimensão 6 a 8 páginas; letra 12 times new roman, espaço e meio - não inclui capa, índice e bibliografia). Nota: A modalidade de avaliação contínua implica a presença em pelo menos 70% das aulas b) Avaliação final Entrega de trabalho individual em resposta ao enunciado disponibilizado pelo docente em período de avaliações (1ª fase/2ªfase/época especial) (100%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Exposição de conceitos; exercícios de análise e discussão segundo o guião previamente disponibilizado pela docente. Desenvolvimento de trabalho autónomo e pesquisa de materiais individualmente e em grupo. A participação activa nas sessões de ensino online é expectável.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino, compreendendo alguns momentos mais expositivos, incidem em atividades práticas de debate e encenação de casos. Nestes exercícios os estudantes são incentivados a desconstruir os seus próprios preconceitos e atitudes discriminatórias, bem como os dos outros (OA1 e OA2). Seguidamente munidos de ferramentas teóricas, concetuais e operatórias, são orientados pelo/a docente para se colocarem como mediadores na resolução de eventuais conflitos (OA1, OA2, OA3).

Observações / Observations


Due to the current situation caused by COVID-19, the evaluation process may be subject to some adaptations, which will be communicated in a timely manner, if necessary.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Thomas, D. A & Ely, R. J. (1996). Making differences matter: a new paradigm for managing diversity. Harvard Business Review, Vol 74 (5), 79-90 Harvard Business School Press: Pocket Mentor. (2008). Managing Diversity: Promote Inclusiveness, Handle conflict, Tap into Value. Boston: Harvard Business School Publishing Barañano, A., García, J.L., Cátedra, M., DevillardM.J. (Eds.) (2007), Diccionario de Relaciones Interculturales: Diversidad y globalización, Editorial Complutense. Avery, D. R. (2011). Support for Diversity in Organizations: A theoretical exploration of its origins and offshoots. Organizational Psychology Review, Vol 1 (3), 239-256.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


UNESCO. (2001). Declaration Universelle de l?UNESCO sur la Diversité Culturelle. Consultado em www.unesco.org/culture em 27 de Setembro de 2009. Thomas, R. & Woodruff, M.I. (1999). Building a house for diversity: the giraffe and the elephant. New York: American Management Association OIT. (2021). As desigualdades e o Mundo do Trabalho. OIT. in: https://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/---europe/---ro-geneva/---ilo-lisbon/documents/publication/wcms_824736.pdf (Set.2022). Moreira, T.S., Dray, G. & Neves L (Orgs.) (2022). Livro Verde sobre o Futuro do Trabalho. Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. In: http://www.gep.mtsss.gov.pt/documents/10182/79392/livro_verde_do_trabalho_2021.pdf/8d6968cb-fee5-4f8f-b7de-1612d269fc9b. McMurray, A., Muenjohn, N., Weerakoon (2021). The Palgrave Handbook of Workplace Innovation. Palgrave Macmillan Cham. Marques, A., Urze, P. (2016). Atas do XVI Encontro Nacional de Sociologia Industrial, das Organizações e do Trabalho: Futuros do Trabalho: Políticas, Estratégias e Prospetiva. In: http://www.apsiot.pt/images/publicacoessiot/Atasxvitotal.pdf (Set.2022). Levine, D. P. (2003). The idea of diversity in organizations. The American Review of Public Administration. Vol 33 (3), 278-294. Konrad, A. M., Prasad, P. & Pringle, J. (2006). Handbook of Workplace Diversity. London: SAGE Publications Lda. Hofstede, G. (1997). Cultures and Organizations: Software of the Mind. New York: McGraw-Hill.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16