Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00665
Acrónimo :
00665
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
2.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
12.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
13.0h/sem
Trabalho Autónomo :
37.0
Horas de Trabalho Total :
50.0h/sem

Área científica / Scientific area


Competências Transversais

Departamento / Department


Núcleo de Competências Transversais

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Objetivos de aprendizagem (OA)1: Conhecer os processos básicos da investigação científica; OA2: Saber resumir um artigo científico e identificar os elementos essenciais; OA3: Saber como organizar a escrita num trabalho de investigação ou num relatório técnico; OA4: Familiarizar-se com as normas de escrita científica.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Esta unidade curricular tem por objectivo proporcionar aos alunos a aprendizagem de metodologias e procedimentos para a escrita de textos técnicos e científicos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Informação; a redacção; a revisão; a redacção final; 2. Estrutura de um texto técnico e científico; 2.1 Elementos pré-textuais; 2.2 Elementos textuais; 2.3 Elementos pós-textuais; 3. Utilização de elementos ilustrativos da argumentação técnica e científica ou de demonstração empírica; 3.1 Inserção de gráficos, quadros e outros elementos ilustrativos e a normalização dos respectivos títulos, fontes de informação e formas gráficas; 4. Normas de referenciação bibliográfica, citação e anotação; 4.1 Normas nacionais e internacionais. As normas adoptadas para a realização de trabalhos, dissertações e teses no ISCTE-IUL; 4.2 Utilização de software específico para a organização e gestão de bibliografias e produção de textos técnicos e científicos (Biblioscape, biblioexpress e End Note).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1: 1; 2; 2.1; 2.2; 2.3. OA2: 3; 4.2; OA3: 3; 3.1; OA4: 4; 4.1; 4.2.

Avaliação / Assessment


1. Expositivas: demonstração de casos reais. 2. Participativas: análise e resolução de exercícios práticos e discussão de casos práticos. 3. Activas: realização de trabalhos individuais e de grupo. 4. Auto-estudo: relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. 1) Avaliação contínua: a) Realização com sucesso do curso online da UC (obrigatório) - a avaliação do curso pressupõe que o estudante atinja 50% ou mais nas respostas aos quizs que tem que fazer em cada módulo. b Exercícios autónomos (inclui participação e feed-back de exercícios desenvolvido sob proposta da docente - 30% c) Elaboração de um trabalho final - 70% da nota final 2) Avaliação por exame: Realização de um trabalho de avaliação final - 100%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


1. Expositivas: demonstração de casos reais. 2. Participativas: análise e resolução de exercícios práticos e discussão de casos práticos. 3. Activas: realização de trabalhos individuais e de grupo. 4. Auto-estudo: relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


1. Expositivas: demonstração de casos reais: OA1 e OA2. 2. Participativas: análise e resolução de exercícios práticos e discussão de casos práticos: OA2 e OA3. 3. Activas: realização de trabalhos individuais e de grupo: OA2, OA3 e OA4. 4. Auto-estudo: relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas OA1, OA2, OA3 e OA4.

Observações / Observations


Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário"

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Soares, M. A. (2001). Como Fazer um Resumo. Queluz de Baixo, Barcarena: Editorial Presença Pereira, M. G. (2012). Artigos Científicos. Como Redigir, Publicar e Avaliar. Brasil: Guanabara Koogan Nascimento, Z. & Pinto, J.M. (2001). A Dinâmica da Escrita: Como escrever com êxito. Lisboa: Plátano Editora Madeira, A. C. & Abreu, M. M. (2004). Comunicar em Ciência? Como redigir e apresentar trabalhos científicos. Lisboa: Escolar Editora Lindemann, K. (2018). Composing Research, Communicating Results: Writing the Communication Research Paper. USA: John Wiley & Sons, Inc Gastel, B. & Day, R. A. (2016). How to Write and Publish a Scientific Paper (8th Edition). Santa Barbara, California: Greenwood Cargill, M. & O'Connor, P. (2013). Writing Scientific Research Articles (2nd Edition). UK: Wiley-Blackwell Brandão, M. L. (2009). Manual para Publicação Científica: Elaborando manuscritos, teses e dissertações. Rio de Janeiro: Elsevier

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Wolton, D. (2006). É preciso salvar a comunicação. Casal de Cambra: Caleidoscópio Pereira, A. & Poupa, C. (2008). Como Escrever uma Tese, Monografia ou Livro Científico usando o Word. Lisboa: Edições Sílabo Munter, M. (2006). Guide to managerial communication: effective business writing and speaking (7th Edition). New Jersey: Prentice Hall Lipson, C. (2011). Cite Right: A Quick Guide to Citation Styles - MLA, APA, Chicago, the Sciences, Professions and More (2nd Edition). Chicago: University of Chicago Press Júnior, J. M. (2008). Como Escrever Trabalhos de Conclusão de Curso? Instruções para planejar e montar, desenvolver, concluir, redigir e apresentar trabalhos monográficos e artigos. Petrópolis: Editora Vozes Hofmann, A. (2016). Scientific Writing and Communication. Papers, Proposals, and Presentations (3rd Edition). Oxford: University Press Goins, J. (2012). You Are a Writer (so start ACTIHering, L. & Hering, H. (2010). How to Write Technical Reports: Understandable Structure, Good Design, Convincing Presentation. London, New York: SpringerNG like one). United States of America: Tribe Press Forsyth, P. (2016). How to Write Reports and Proposals. United Kingdom: Kogan Page, Ltd Estrela, E., Soares, M. A. & Leitão, M. J. (2003). Saber escrever saber falar: um guia completo para usar correctamente a língua portuguesa. Lisboa: Publicações Dom Quixote Bowden, J. (2011). Writing a Report - How to Prepare, Write and Present Really Effective Reports. United Kingdom: Little, Brown Book Group

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16