Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00665
Acrónimo :
00665
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
2.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
12.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
13.0h/sem
Trabalho Autónomo :
37.0
Horas de Trabalho Total :
50.0h/sem

Área científica / Scientific area


Competências Transversais

Departamento / Department


Núcleo de Competências Transversais

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


A Unidade Curricular de Escrita de Textos Técnicos e Científicos tem como objetivo geral favorecer a compreensão dos procedimentos formais e substantivos que norteiam a escrita de diferentes tipos de textos académicos. As atividades a desenvolver procuram promover competências de planeamento, pesquisa bibliográfica, leitura, análise crítica e redação de textos técnicos e científicos. O trabalho a realizar implica a identificação de diferentes tipos de texto e a aprendizagem dos elementos comuns à produção de conhecimento técnico e científico. O trabalho em aula dá especial destaque à aplicação em contexto de normas de referenciação bibliográfica, com ênfase para as normas APA, bem como à aprendizagem da importância de ler, escrever e utilizar resumos e palavras-chave para delimitar o corpus de textos a mobilizar em cada estudo.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Desenvolver competências de identificação e compreensão dos processos básicos de produção de conhecimento técnico e científico. OA2. Conhecer, identificar e resumir, os procedimentos comuns subjacentes ao texto técnico e cientifico. OA3. Identificar a estrutura da escrita de relatórios técnicos e textos científicos. OA4. Saber utilizar Normas APA na escrita de textos técnicos e científicos (normas em dissertações e teses no Iscte). Os objetivos de aprendizagem serão alcançados através de atividades práticas e reflexivas, apoiadas no método de ensino ativo e participativo que privilegia a aprendizagem experiencial. As aulas serão compostas por atividades, tais como: • Discussões em grupo; • Exposição e defesa oral; • Análise de textos; • Apresentações de projeto; • Reflexão individual.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1: Introdução à investigação científica: conceitos e processos. Perguntas de Investigação. Processos: etapas (Identificação do problema; Revisão da literatura; Definição de objetivos e hipóteses; Seleção da metodologia; recolha e seleção de fontes; Análise de dados; Conclusões e recomendações). CP2: Técnicas de resumo e análise de artigos científicos. Identificação de fontes relevantes, avaliação da literatura e síntese de informações. Ética, consentimento informado, confidencialidade e integridade na investigação. Métodos de recolha de dados. CP3: Estrutura e organização de trabalhos de investigação: elementos pré-textuais (capa, folha de rosto, resumo, palavras-chave, índice), textuais (introdução, revisão da literatura, metodologia, resultados, discussão) e pós-textuais (conclusão, referências, apêndices, anexos). Elaboração de estrutura com base em temas fornecidos pelo docente. CP4: Aplicação das Normas APA na escrita científica e relatórios académicos.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A UC oferece um programa estruturado e metodologias ativas que garantem a coerência entre objetivos e conteúdos, combinando aulas teóricas e práticas para a aplicação dos conceitos aprendidos (CP1). Os exercícios promovem o conhecimento teórico, enquanto a prática de elaboração dos resumos (CP2), de identificação das principais características dos textos técnicos e científicos (CP3), incentivam a aplicação desses conceitos nos trabalhos académicos (CP4). Os/As estudantes serão incentivados/as a discussões em grupo, análise de textos e apresentações de projetos com base em temas fornecidos pela/o docente, sobre os conteúdos discutidos nas aulas. Serão incluídas atividades práticas, como a realização de uma revisão da literatura, e identificação de uma técnica de recolha e de análise de dados, acompanhadas de exposição oral do conteúdo identificado.

Avaliação / Assessment


A avaliação da UC visa aferir a aquisição de competências dos/as estudantes em aspetos essenciais da escrita de textos, em contexto académico. A Avaliação ao Longo do Semestre contempla atividades que abrangem diferentes aspetos do processo da escrita técnica e científica, incluindo atividades de trabalho em grupo e individual: Atividades em grupo (70%) [os estudantes são organizados em grupos de 4 elementos, constituídos de forma aleatória]. 1- Discussões em grupo com estudos de caso (20%): Descrição: cada grupo recebe um estudo de caso para analisar, devendo identificar o tipo de texto; o(s) problema(s) de investigação, as hipóteses, metodologias utilizadas e fontes de dados. Os resultados do trabalho realizado são apresentados em sala aos colegas(Tempo/grupo: apresentação- 3 min.; debate- 5 min.). Avaliação (oral): baseada na participação ativa, na qualidade da análise e na clareza da apresentação. 2 - Exercícios de pesquisa e aplicação das normas APA (20%). Descrição: Os estudantes realizam exercícios práticos de pesquisa em contexto (temático) de referências bibliográficas, de formatação das mesmas e citação segundo as Normas APA. Avaliação (trabalho escrito a submeter no moodle): Os exercícios serão corrigidos e avaliados com base na precisão e conformidade com as Normas APA. 3 - Simulações de Apresentações de Projetos (30%): Descrição: os grupos elegem um tema e criam um projeto fictício seguindo a estrutura de um relatório técnico ou texto científico, fazendo uma apresentação do seu projeto em sala de aula (Tempo/grupo: apresentação 3 min.; debate: 5 min.). O trabalho é depois revisto seguindo os comentários. Avaliação: (Componente oral e conteúdos em suporte escrito/digital a submeter no moodle): organização, conteúdo, uso correto da estrutura e procedimentos do trabalho académico, capacidade de resposta às perguntas colocadas por colegas e docente. Atividades individuais (30%): 1 - Resumo de artigo científico (20%). Descrição: Cada estudante deverá ler e resumir um artigo científico. Avaliação: Os resumos realizados presencialmente em aula, serão avaliados na sua capacidade de identificação e síntese dos elementos essenciais do texto. 2 - Participação nas atividades ao longo do semestre (10%). Descrição: esta componente visa aferir os contributos específicos de cada estudante nas atividades realizadas ao longo do semestre. Avaliação: Intervenções em sala de aula; pertinência dos contributos específicos do estudante nos debates; relação colaborativa com os colegas. Para fazer a avaliação ao longo do semestre, o estudante deve estar presente em 80% das aulas ter mais de 7 (sete) valores em cada uma das avaliações. Havendo dúvidas sobre a participação nas atividades realizadas, o docente pode solicitar uma discussão oral. Avaliação final: Teste escrito presencial (100%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC Escrita de Textos Técnicos e Científicos (ETTC) visa preparar os estudantes para elaboração de textos em contexto académico. Para alcançar este objetivo geral, a UC adota um modelo pedagógico ativo, participativo e centrado no estudante e nas relações de trabalho colaborativo entre pares, utilizando metodologias de ensino e aprendizagem que promovem o desenvolvimento de diferentes áreas do conhecimento e competências. As metodologias de Ensino têm como objetivo assegurar aulas expositivas dinâmicas, incluindo: i. Apresentação de conteúdos teóricos de forma clara e concisa, utilizando recursos audiovisuais que estimulam a participação ativa dos estudantes; ii. Discussões em Grupo e debates sobre temas relevantes para a UC, incentivando a troca de ideias, a argumentação e a construção do conhecimento coletivo; iii. Atividades que estimulam a comunicação, a argumentação capaz e o trabalho em equipa; v. Análise de vídeos e textos académicos apoiada na reflexão crítica sobre diferentes materiais textuais (incluindo relatórios técnicos e artigos científicos); Defesa Oral: Desenvolvimento e apresentação de trabalho em equipa, promovendo a aprendizagem e a capacidade de comunicação eficaz. Reflexão Individual: Momento de reflexão individual sobre a aprendizagem dos conteúdos da UC. Em termos gerais, as metodologias de ensino colocam o estudante no centro do processo de aprendizagem, incentivando a sua proatividade, autonomia e responsabilidade. As metodologias de ensino utilizadas promovem a construção ativa do conhecimento, através da participação dos estudantes nas aulas, nas atividades e nos projetos. Estas metodologias de ensino e aprendizagem estão em consonância com o modelo pedagógico institucional, que valoriza a formação integral dos estudantes, o desenvolvimento de competências transversais e a preparação para os desafios da realidade académica.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A UC oferece um programa estruturado e metodologias ativas que garantem a coerência entre objetivos e conteúdos, combinando aulas teóricas e práticas para a aplicação dos conceitos aprendidos (CP1). Os exercícios promovem o conhecimento teórico, enquanto a prática de elaboração dos resumos (CP2), de identificação das principais características dos textos técnicos e científicos (CP3), incentivam a aplicação desses conceitos nos trabalhos académicos (CP4). Os/As estudantes serão incentivados/as a discussões em grupo, análise de textos e apresentações de projetos com base em temas fornecidos pela/o docente, sobre os conteúdos discutidos nas aulas. Serão incluídas atividades práticas, como a realização de uma revisão da literatura, e identificação de uma técnica de recolha e de análise de dados, acompanhadas de exposição oral do conteúdo identificado.

Observações / Observations


Nesta unidade curricular, a utilização de ferramentas de Inteligência Artificial (IA), como o ChatGPT, será permitida para apoio na estruturação e revisão de textos, desde que devidamente referenciadas e com a indicação da prompt utilizada para geração de conteúdo.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


American Psychological Association (2020). Publication manual of the American Psychological Association, 7 edição APA. Macagno, F. & Rapanta, C. (2021). Escrita académica: argumentação, lógica da escrita, ideias, estilo, artigos e papers. Pactor. Ribeiro, A. & Rosa, A. (2024). Descobrindo o potencial do CHATGPT em sala de aula: guia para professores e alunos. Atlantic Books.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Cottrell, S. (2005). Critical thinking skills: developing effective analysis and argument. Palgrave McMillan. Creswell, J. W., & Creswell, J. D. (2018). Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. SAGE Publications. D'Alte, P., & D'Alte, L. (2023). Para uma avaliação do ChatGPT como ferramenta auxiliar de escrita de textos académicos. Revista Bibliomar, 22 (1), 122-138. DOI: 10.18764/2526-6160v22n1.2023.6. Duarte, N. (2008). The art and science of creating great presentations. O'Reilly Media.Creswell, J. W., & Creswell, J. D. (2018). Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. SAGE Publications. Hofmann, A. (2016). Scientific writing and communication: papers, proposals, and presentations. Oxford University Press. Kuhn, Deanna (1991). The skills of argument. Cambridge University Press. Marcos, I.(2016). Citar e referenciar: o uso ético da informação. http://hdl.handle.net/10400.2/3929 Martínez, J. (2016). Cómo buscar y usar información científica: Guía para estudiantes universitários. Santander. http://hdl.handle.net/10760/29934 OIT. (2021). Ajustar as competências e a aprendizagem ao longo da vida para o futuro do trabalho. OIT Genebra. OIT. (2020). Guia sobre como e porquê recolher e utilizar dados sobre as relações laborais. OIT Genebra. Rapanta, C., Garcia-Mila, M., & Gilabert, S. (2013). What is meant by argumentative competence? An integrative review of methods of analysis and assessment in education. Review of Educational Research, 83(4), 483-520. Rodrigues, A. (2022). A Natureza da Atividade Comunicativa. LisbonPress. Rodrigues, A. D. (2005). A Partitura invisível. Para uma abordagem interacional da linguagem. Colibri. Swales, J. M., & Feak, C. B. (2012). Academic writing for graduate students: essential tasks and skills. University of Michigan Press. Umberto, E. (2016). Como se faz uma Tese em Ciências Humanas. Editorial Presença. Manuais: http://www.apastyle.org/ http://www.apastyle.org/learn/tutorials/index.aspx

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-26