Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00665
Acrónimo :
00665
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
2.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
12.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
13.0h/sem
Trabalho Autónomo :
37.0
Horas de Trabalho Total :
50.0h/sem

Área científica / Scientific area


Competências Transversais

Departamento / Department


Núcleo de Competências Transversais

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular tem por objectivo proporcionar aos alunos a aprendizagem de metodologias e procedimentos para a escrita de textos técnicos e científicos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Objetivos de aprendizagem (OA)1: Conhecer os processos básicos da investigação científica; OA2: Saber resumir um artigo científico e identificar os elementos essenciais; OA3: Saber como organizar a escrita num trabalho de investigação ou num relatório técnico; OA4: Familiarizar-se com as normas de escrita científica.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Informação; a redacção; a revisão; a redacção final; 2. Estrutura de um texto técnico e científico; 2.1 Elementos pré-textuais; 2.2 Elementos textuais; 2.3 Elementos pós-textuais; 3. Utilização de elementos ilustrativos da argumentação técnica e científica ou de demonstração empírica; 3.1 Inserção de gráficos, quadros e outros elementos ilustrativos e a normalização dos respectivos títulos, fontes de informação e formas gráficas; 4. Normas de referenciação bibliográfica, citação e anotação; 4.1 Normas nacionais e internacionais. As normas adoptadas para a realização de trabalhos, dissertações e teses no ISCTE-IUL; 4.2 Utilização de software específico para a organização e gestão de bibliografias e produção de textos técnicos e científicos (Biblioscape, biblioexpress e End Note).

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA1: 1; 2; 2.1; 2.2; 2.3. OA2: 3; 4.2; OA3: 3; 3.1; OA4: 4; 4.1; 4.2.

Avaliação / Assessment


1. Expositivas: demonstração de casos reais. 2. Participativas: análise e resolução de exercícios práticos e discussão de casos práticos. 3. Activas: realização de trabalhos individuais e de grupo. 4. Auto-estudo: relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. 1) Avaliação contínua: a) Realização com sucesso do curso online da UC (obrigatório) - a avaliação do curso pressupõe que o estudante atinja 50% ou mais nas respostas aos quizs que tem que fazer em cada módulo. b Exercícios autónomos (inclui participação e feed-back de exercícios desenvolvido sob proposta da docente - 30% c) Elaboração de um trabalho final - 70% da nota final 2) Avaliação por exame: Realização de um trabalho de avaliação final - 100%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


1. Expositivas: demonstração de casos reais. 2. Participativas: análise e resolução de exercícios práticos e discussão de casos práticos. 3. Activas: realização de trabalhos individuais e de grupo. 4. Auto-estudo: relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


1. Expositivas: demonstração de casos reais: OA1 e OA2. 2. Participativas: análise e resolução de exercícios práticos e discussão de casos práticos: OA2 e OA3. 3. Activas: realização de trabalhos individuais e de grupo: OA2, OA3 e OA4. 4. Auto-estudo: relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas OA1, OA2, OA3 e OA4.

Observações / Observations


Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário"

Bibliografia Principal / Main Bibliography


American Psychological Association (2020). Publication manual of the American Psychological Association, 7 edição APA. Macagno, F. & Rapanta, C. (2021). Escrita académica: argumentação, lógica da escrita, ideias, estilo, artigos e papers. Pactor. Ribeiro, A. & Rosa, A. (2024). Descobrindo o potencial do CHATGPT em sala de aula: guia para professores e alunos. Atlantic Books.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Cottrell, S. (2005). Critical thinking skills: developing effective analysis and argument. Palgrave McMillan. Creswell, J. W., & Creswell, J. D. (2018). Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. SAGE Publications. D'Alte, P., & D'Alte, L. (2023). Para uma avaliação do ChatGPT como ferramenta auxiliar de escrita de textos académicos. Revista Bibliomar, 22 (1), 122-138. DOI: 10.18764/2526-6160v22n1.2023.6. Duarte, N. (2008). The art and science of creating great presentations. O'Reilly Media.Creswell, J. W., & Creswell, J. D. (2018). Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. SAGE Publications. Hofmann, A. (2016). Scientific writing and communication: papers, proposals, and presentations. Oxford University Press. Kuhn, Deanna (1991). The skills of argument. Cambridge University Press. Marcos, I.(2016). Citar e referenciar: o uso ético da informação. http://hdl.handle.net/10400.2/3929 Martínez, J. (2016). Cómo buscar y usar información científica: Guía para estudiantes universitários. Santander. http://hdl.handle.net/10760/29934 OIT. (2021). Ajustar as competências e a aprendizagem ao longo da vida para o futuro do trabalho. OIT Genebra. OIT. (2020). Guia sobre como e porquê recolher e utilizar dados sobre as relações laborais. OIT Genebra. Rapanta, C., Garcia-Mila, M., & Gilabert, S. (2013). What is meant by argumentative competence? An integrative review of methods of analysis and assessment in education. Review of Educational Research, 83(4), 483-520. Rodrigues, A. (2022). A Natureza da Atividade Comunicativa. LisbonPress. Rodrigues, A. D. (2005). A Partitura invisível. Para uma abordagem interacional da linguagem. Colibri. Swales, J. M., & Feak, C. B. (2012). Academic writing for graduate students: essential tasks and skills. University of Michigan Press. Umberto, E. (2016). Como se faz uma Tese em Ciências Humanas. Editorial Presença. Manuais: http://www.apastyle.org/ http://www.apastyle.org/learn/tutorials/index.aspx

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-15