Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00667
Acrónimo :
00667
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
2.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
12.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
12.0h/sem
Trabalho Autónomo :
38.0
Horas de Trabalho Total :
50.0h/sem

Área científica / Scientific area


Competências Transversais

Departamento / Department


Núcleo de Competências Transversais

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Recomenda-se que os alunos tenham conhecimentos de Excel Básico (ver FUC de Introdução ao Excel).

Objetivos Gerais / Objectives


A unidade curricular de Excel Avançado visa aprofundar os conhecimentos e competências dos estudantes na utilização do Excel, permitindo-lhes explorar funcionalidades avançadas para a análise e visualização de dados complexos. Pretende-se que os estudantes desenvolvam habilidades avançadas em importação e validação de dados, utilização de funções matemáticas e lógicas, manipulação de texto, criação de tabelas e gráficos dinâmicos e introdução às macros. Estes objetivos são fundamentais para capacitar os estudantes a resolver problemas complexos e a utilizar o Excel de forma eficiente em contextos profissionais exigentes.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de: OA1: Importar e validar dados eficazmente; OA2: Utilizar funções estatísticas e lógicas para análises complexas de dados; OA3: Identificar e corrigir mensagens de erro usando funções de informação; OA4: Manipular datas e texto para resolver problemas específicos; OA5: Aplicar formatação personalizada e filtros avançados para organizar dados; OA6: Utilizar funções de consulta e referência para consolidar dados de diferentes fontes; OA7: Criar e interpretar tabelas e gráficos dinâmicos para apresentar dados; OA8: Desenvolver e utilizar macros de comandos para automação de tarefas. Esses objetivos garantem que os estudantes adquirem conhecimentos avançados, aptidões práticas e competências técnicas para utilizar o Excel de forma eficaz em contextos profissionais exigentes.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Importação e validação de dados CP2. Funções estatísticas CP3. Funções lógicas CP4. Mensagens de erro e funções de informação CP5. Funções e aritmética de datas CP6. Funções de manipulação de texto CP7. Formatação personalizada e filtros avançados CP8. Funções de consulta e referência CP9. Consolidação, tabelas e gráficos dinâmicos CP10. Introdução às macros

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos (CP) estão alinhados com os objetivos de aprendizagem (OA): - CP1 contribui para OA1, assegurando que os estudantes importem e validem dados eficazmente; - CP2 e CP3, que exploram funções estatísticas e lógicas, estão associados ao OA2, permitindo análises complexas de dados; - CP4 está ligado ao OA3, permitindo a identificando e correção de erros; - CP5 e CP6, sobre funções de datas e manipulação de texto, contribuem para OA4; - CP7 contribui para OA5, priveligiando a capacidade de organização de dados, através de formatação personalizada e filtros avançados; - CP8, sobre funções de consulta e referência, está relacionado com OA6; - CP9 está associado ao OA7, através da criação de tabelas e gráficos dinâmicos; - CP10 introduz os alunos às macros de comandos e está relacionado com OA8, permitindo a automatização de tarefas. Cada CP contribui para, pelo menos, um OA, garantindo a aquisição de competências práticas e aplicáveis.

Avaliação / Assessment


O processo de avaliação na unidade curricular de Excel Avançado segue as orientações do Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências (RGACC). As modalidades de avaliação previstas no RGACC são a avaliação ao longo do semestre e a avaliação por exame: 1. Avaliação ao Longo do Semestre: Esta modalidade é regular durante o período curricular, utilizando diferentes instrumentos de avaliação contínua e formativa: 1.1. Participação e Assiduidade (20%): 1.1.1. Assiduidade (30%): A assiduidade mínima é de 80% (5 aulas). É da responsabilidade do aluno efetuar o registo automático da sua presença com o seu cartão de estudante, no início de cada aula. 1.1.2. Participação (70%): - Exercícios práticos individuais a realizar em aula (50%), tais como, quizzes online no Moodle e/ou exercícios com recurso ao Excel; - Exercícios práticos individuais a realizar em casa (50%), e com recurso ao Excel. 1.2. Curso Online (10%): Conclusão do curso online de Excel Avançado, incluindo quizzes após cada módulo. O aluno deve completar o curso online até às 23h59 do dia que antecede a 6ª aula do turno em que o aluno está inscrito, incluindo a resposta ao inquérito, disponível após a conclusão do curso online. 1.3. Teste de Avaliação Individual (70%): Realizado na 6ª aula, com questões de escolha múltipla e/ou exercícios com recurso ao Excel. Caso o teste seja disponibilizado via Moodle, este deverá ser realizado nos computadores disponíveis em sala de aula. 2. Avaliação por Exame: A avaliação por exame ocorre durante o período de avaliações, incidindo sobre toda a matéria lecionada na UC. O aluno pode optar pela 1ª ou 2ª época de exames, ou a época de exame especial para alunos elegíveis. Esta modalidade pressupõe apenas o seguinte elemento de avaliação: 2.1. Prova Escrita (100%): Exame final escrito, abrangendo todos os conteúdos programáticos, composto por questões de escolha múltipla e/ou exercícios com recurso ao Excel. Caso o exame seja disponibilizado via Moodle, este deverá ser realizado nos computadores disponíveis em sala de aula. Requisitos para a Realização do Exame: - Conclusão do curso online, conforme descrito no ponto 1.b., até às 23h59 do dia anterior ao exame. A conclusão do curso online é obrigatória, mas não tem ponderação na nota final, na modalidade de avaliação por exame; - Inscrição prévia para o exame até 48h antes da data , junto dos SGE ou plataformas disponíveis. Observações Gerais: - Na modalidade de avaliação ao longo do semestre, o aluno não pode ter uma classificação inferior a 7,0 valores em qualquer um dos elementos de avaliação ou terá de passar para a modalidade de avaliação por exame; - O docente reserva-se no direito de requerer a realização de uma prova oral a qualquer aluno, independentemente da modalidade de avaliação, sempre que se considere necessário adicionar como complemento dos restantes elementos de avaliação.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As metodologias de ensino e aprendizagem (ME) para a unidade curricular de Excel Avançado foram desenvolvidas para garantir que os estudantes adquirem as competências necessárias de forma eficiente e eficaz. Estas consistem maioritariamente em sessões práticas laboratoriais para utilização do software para a experimentação de novas funcionalidades e para a realização de exercícios. Estas sessões práticas são intercaladas por pequenos momentos expositivos e complementadas por trabalho autónomo. Metodologias de Ensino e Aprendizagem: ME1. Aulas Expositivas: Estas aulas são utilizadas para apresentar os conceitos teóricos e funcionais do Excel, cobrindo desde os fundamentos até técnicas mais avançadas. Os conteúdos programáticos são apresentados de forma estruturada, com exemplos práticos que ilustram a aplicação das teorias discutidas. ME2. Prática Laboratorial: As sessões práticas em laboratório são essenciais para a consolidação dos conhecimentos. Os estudantes trabalham com o Excel em computadores, realizando exercícios que simulam situações reais de utilização do software. Esta abordagem prática permite a aplicação imediata dos conceitos teóricos, facilitando a compreensão e retenção do material. ME3. Realização de Exercícios: Os exercícios são integrados tanto nas aulas teóricas quanto nas práticas. Estes exercícios são projetados para reforçar os conteúdos abordados e para desenvolver a capacidade dos estudantes de resolver problemas utilizando o Excel. A prática regular ajuda a identificar e corrigir dificuldades individuais, garantindo que todos os estudantes acompanham o progresso do curso. ME4. Trabalho Autónomo: - O trabalho autónomo é uma componente crucial da aprendizagem, permitindo aos estudantes aprofundar os conhecimentos adquiridos e desenvolver uma capacidade de autoaprendizagem; - Os estudantes terão de completar curso online de Excel Avançado, que inclui vídeos tutoriais seguidos de quizzes. Cada quiz deve ser concluído com sucesso para que os estudantes possam avançar para os módulos seguintes. Este curso online serve como uma preparação para as aulas presenciais, oferecendo uma flexibilidade adicional e um ritmo de aprendizagem individualizado. Deste modo, torna-se possível reduzir a componente mais expositiva, dando maior ênfase à prática laboratorial; - Adicionalmente, são fornecidos exercícios e leituras recomendadas para serem realizadas fora do horário de aula. Estas atividades são desenhadas para reforçar os conteúdos lecionados e para promover a aplicação prática do conhecimento em novos contextos. Esta abordagem integrada e coerente garante que os estudantes adquirem conhecimentos teóricos e práticos, essenciais para a utilização eficaz do Excel em contextos académicos e profissionais exigentes. O foco no trabalho autónomo prepara os estudantes para uma aprendizagem contínua e para a aplicação das suas competências em novos desafios e contextos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino e aprendizagem (ME) adotadas na unidade curricular de Excel Avançado foram planeadas para assegurar a coerência com os objetivos de aprendizagem (OA). Cada metodologia combina teoria e prática, garantindo que os estudantes desenvolvem as competências necessárias de forma eficiente e eficaz. ME1. Aulas Expositivas | OA1 e OA2: As aulas expositivas são fundamentais para a apresentação dos conceitos teóricos e funcionais do Excel. Estas sessões cobrem desde os fundamentos até técnicas mais avançadas, proporcionando a base teórica necessária para que os estudantes possam importar e validar dados (OA1) e utilizar funções estatísticas e lógicas para análise de dados (OA2). Exemplos práticos são utilizados para ilustrar a aplicação das teorias discutidas, facilitando a compreensão e a retenção dos conteúdos. ME2. Prática Laboratorial | OA3, OA4, OA5 e OA6: As sessões práticas em laboratório são essenciais para a consolidação dos conhecimentos teóricos adquiridos. Os estudantes trabalham diretamente com o Excel, realizando exercícios que simulam situações reais de utilização do software. Esta prática permite a aplicação imediata dos conceitos teóricos, facilitando a identificação e correção de mensagens de erro (OA3), a manipulação de datas e texto (OA4), a aplicação de formatação personalizada e filtros avançados (OA5), e a utilização de funções de consulta e referência (OA6). Esta abordagem prática reforça a aprendizagem ativa, promovendo a aquisição de competências práticas fundamentais. ME3. Realização de Exercícios | OA1 a OA8: Pretendem reforçar conteúdos teóricos e práticos, bem como desenvolver a capacidade de resolver problemas utilizando o Excel, desde a importação de dados, até à sua apresentação através de ferramentas dinâmicas, garantindo que todos acompanham o progresso do curso e alcançam os objetivos de análise, manipulação e organização de dados. ME4. Trabalho Autónomo | OA1 a OA8: O trabalho autónomo é uma componente crucial da aprendizagem, permitindo aos estudantes aprofundar os conhecimentos adquiridos e desenvolver habilidades de autoaprendizagem. O curso online de Excel, que inclui vídeos tutoriais seguidos de quizzes, prepara os estudantes para as aulas presenciais e oferece uma flexibilidade adicional para o ritmo de aprendizagem individualizado. Este curso online contribui diretamente para todos os objetivos de aprendizagem, desde a importação e validação de dados (OA1) até a criação e interpretação de gráficos dinâmicos (OA7) e o desenvolvimento e utilização de macros (OA8). Adicionalmente, os exercícios e leituras recomendadas realizados fora do horário de aula reforçam os conteúdos lecionados e promovem a aplicação prática do conhecimento em novos contextos.

Observações / Observations


- Esta Unidade, juntamente com a UC de Introdução ao Excel, cobre matéria da Microsoft Office Specialist Certification (MOS) - O curso online de Excel Avançado está disponível na plataforma Online Learning em https://online-learning.iscte-iul.pt/

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Alexander, A., and Kusleika, R. (2022). Excel 365 Bible - The Comprehensive Tutorial Resource. Indiana: John Wiley & Sons, Inc. Curto, J., and Gameiro, F. (2023). Excel para Economia e Gestão, 5ª Edição. Lisboa: Edições Sílabo

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Martins, A., e Alturas, B. (2022). Aprenda Excel com Casos Práticos, 2ª Edição. Lisboa: Edições Sílabo Martins, A. (2020). Excel Aplicado à Gestão, 5ª Edição. Lisboa: Edições Sílabo McFedries, P., and Harvey, G. (2022). Excel All-in-One For Dummies. New Jersey: John Wiley & Sons, Inc.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-08-01