Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00667
Acrónimo :
00667
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
2.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
12.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
12.0h/sem
Trabalho Autónomo :
38.0
Horas de Trabalho Total :
50.0h/sem

Área científica / Scientific area


Competências Transversais

Departamento / Department


Núcleo de Competências Transversais

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Ter acesso ao E-Learning do IUL; Conhecimentos de Excel Básico (ver FUC de Introdução ao Excel)

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os estudantes desenvolvam competências para uma utilização avançada de folhas de cálculo, como o Microsoft Excel, ou outras no formato open source, pois estas são uma ferramenta incrivelmente poderosa para todas as situações que requeiram análises quantitativas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Com esta unidade curricular o aluno deverá ficar apto a: 1. Utilizar funções para construção de modelos em folha de cálculo; 2. Construir modelos avançados aplicados à gestão em folha de cálculo; 3. Modelos de simulação

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Partilha e manutenção do livro: Importação e exportação de dados; 2. Funções Estatísticas 3. Funções Lógicas 4. Mensagens de erro e funções de informação 5. Aritmética de datas 6. Funções de texto 7. Funções de pesquisa e referência 8. Consolidação, tabelas e gráficos dinâmicos 9. Construção de modelos 10. Técnicas de simulação

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A interligação entre os conteúdos programáticos e os objectivos de aprendizagem (AO) realiza-se da seguinte forma: AO1. Utilizar funções para construção de modelos em folha de cálculo: P1, P2, P3, P4, P5, P6 e P7) AO2. Construir modelos avançados aplicados à gestão em folha de cálculo:P8 e P9 AO3. Modelos de simulação: P10

Avaliação / Assessment


1. Avaliação Contínua: - Assiduidade mínima de 70% (*) - Conclusão com sucesso do curso online [10%] - Assiduidade e participação [20%] - Exame 1ª Época (*) [70%] 2. Avaliação Periódica / Exame Final: - Conclusão com sucesso do curso online (obrigatório) - Exame Final (*) [100%] NOTAS: (*) Presencial ou online, conforme regime de avaliação em vigor - Para concluir com sucesso a avaliação contínua, os estudante não podem ter menos de 7 valores em nenhuma das componentes de avaliação

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas teórico-práticas e práticas laboratoriais (12h) Além da assiduidade às aulas espera-se do aluno um tempo de trabalho autónomo de cerca de 38h para consulta da bibliografia, realização curso online, revisão de matéria dada, resolução de exercícios propostos e resposta a problemas para avaliação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos de aprendizagem (OA): 1. Aulas Expositivas: AO1, OA2, OA3 2. Aulas Participativas: AO1, OA2, OA3 3. Aulas Ativas: AO1, OA2, OA3 4. Trabalho Autónomo: Transversal a todos os AO. O alinhamento entre cada instrumento de avaliação e os objectivos de aprendizagem é realizado da seguinte forma: 1. Curso online: OA1, OA2, OA3 2. Exame: OA1, OA2, OA3

Observações / Observations


- Esta Unidade, juntamente com a UC de Introdução ao Excel, cobre matéria da Microsoft Office Specialist Certification (MOS) - O curso online de Excel Avançado está disponível na plataforma Online Learning em https://online-learning.iscte-iul.pt/

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Alexander, A., and Kusleika, R. (2022). Excel 365 Bible - The Comprehensive Tutorial Resource. Indiana: John Wiley & Sons, Inc. Curto, J., and Gameiro, F. (2016). Excel para Economia e Gestão, 4ª Edição. Lisboa: Edições Sílabo

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Martins, António (2020). Excel Aplicado à Gestão, 5ª Edição. Lisboa: Edições Sílabo McFedries, P., and Harvey, G. (2022). Excel All-in-One For Dummies. New Jersey: John Wiley & Sons, Inc.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16