Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00668
Acrónimo :
00668
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
2.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
12.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
13.0h/sem
Trabalho Autónomo :
37.0
Horas de Trabalho Total :
50.0h/sem

Área científica / Scientific area


Competências Transversais

Departamento / Department


Núcleo de Competências Transversais

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


- Realizar uma introdução breve e sistemática aos principais conceitos na área de gestão de conflitos. - Gerar uma consciencialização acerca de como evitar os aspectos disfuncionais e como salientar os aspectos funcionais dos conflitos, utilizando a comunicação, as estratégias de resolução de conflitos e a negociação - Treino e exercício de competências de gestão de conflitos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1. Compreender a inevitabilidade do conflito e saber geri-lo adequadamente. OA2. Reconhecer os vários tipos de conflito e saber transformar os conflitos disfuncionais em conflitos funcionais. OA3. Utilizar a comunicação de forma eficaz para prevenir a escalada de conflito. OA4. Reconhecer as diferentes estratégias de resolução de conflitos, saber utilizá-las e adequá-las a diferentes situações. OA5.Compreender a interdependência e como integrar os contributos individuais de forma coordenada como algumas das características essenciais das equipas OA6. Utilizar esses conhecimentos e reconhecer os fatores que aumentam e estimulam a eficácia do trabalho em equipa.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. É inevitável haver conflito? CP1.1. Factores que conduzem ao conflito. CP1.2. Elementos de divergência nas situações de conflito. CP2. Os diferentes tipos de conflito nas equipas de trabalho: tarefa, processo e relação. CP3. A escalada de conflito CP3.1. Situações que levam à escalada de conflito. CP3.2. Utilização da Comunicação para prevenir ou estancar a escalada de conflito. CP4. Competências de gestão de conflitos CP4.1. Conhecer as competências de resolução de conflitos. CP4.2. Estratégias individuais na gestão de conflitos e adequação à situação CP5. Vantagens do trabalho em equipa CP5.1. Formas de reforço da interdependência, papéis relacionais e estilos de participação CP6. Tomada de Decisão em Equipa CP6.1. Particularidades das equipas virtuais; como utilizar as ferramentas de interação online

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os Objectivos de Aprendizagem (OA) são alcançados no Syllabus (S). Os segmentos relacionados demonstram essa coerência: OA1 (Compreender a inevitabilidade do conflito e aprender a geri-lo corretamente): CP1 OA2 (Reconhecer os vários tipos de conflito e aprender a transformar os conflitos disfuncionais em conflitos funcionais): CP2 OA3 (Utilizar a comunicação de forma eficaz para evitar a escalada do conflito): CP3 OA4 (Reconhecer as diferentes estratégias de resolução de conflitos, aprender a usá-las e adaptá-las a diferentes situações): CP4 OA5. (Compreender a interdependência e como integrar os contributos individuais de forma coordenada como algumas das características essenciais das equipas) CP5 OA6. (Utilizar esses conhecimentos e reconhecer os fatores que aumentam e estimulam a eficácia do trabalho em equipa.) CP6

Avaliação / Assessment


Exposição, exercícios em sala de aula (ou online), discussões em sala de aula (ou online), leituras, discussões de casos (em pequenos grupos), dinâmicas de grupo, questionários de auto-diagnóstico. Abordagem pedagógica: instrução, auto-exploração e experimental baseado em processo de aprendizagem O processo de avaliação ao longo do semestre é realizado ao longo do período de aulas e por uma avaliação final. 1.Ao longo das aulas, serão objeto de avaliação: - Assiduidade (5%): este ponto pressupõe a frequência de 80% das aulas - Participação nos exercícios das aulas (10%) - Trabalho autónomo - Trabalhos individuais (5) - 5%/cada (25%) 2. Trabalho final individual: - Análise de caso prático com passagem obrigatória por pontos-chave a indicar (60%) Avaliação por exame 1ª e 2ª época - 100% – Para concluir com sucesso a avaliação ao longo do semestre, os estudante não podem ter menos de 7 valores em nenhuma das componentes de avaliação assinaladas; – No caso de UC em que a Avaliação Final contemple um trabalho indicar: a atribuição da avaliação final poderá implicar uma discussão do trabalho final submetido nos prazos de avaliação previamente definidos.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Exposição, exercícios em sala de aula (ou online), discussões em sala de aula (ou online), leituras, discussões de casos (em pequenos grupos), dinâmicas de grupo, questionários de auto-diagnóstico. Abordagem pedagógica: instrução, auto-exploração e experimental baseado em processo de aprendizagem

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Para cumprir com os objectivos específicos de aprendizagem (OA), apresenta-se as suas principais interligações com as metodologias de ensino: - Aulas teórico-praticas Aplicação de conhecimentos teóricos sobre trabalho em equipa através de metodologias expositivas mas essencilamente participativas (realização de exercícios): OA1, OA2, OA3, OA4, OA5, OA6 - Trabalho autónomo: Transversal a todos os OA.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Neves, J., Carvalho Ferreira, J. M. (2001). Poder, Conflito e Negociação. In J. M. Carvalho Ferreira, J. Neves, & A. Caetano, Manual de Psicossociologia das Organizações (pp. 509 ? 529). Neves, J., Garrido, M. & Simões, E. (2015). Manual de competências pessoais, interpessoais e instrumentais: Teoria e prática (pp. 179 ? 232). Lisboa: Edições Sílabo. 3ª edção. Gallo, A. et al. (2020). Lidar com o Conflito ? Guia HBR. Atual Editora. ISBN 9789896943196 Robbins, S. P., & Hunsaker, P. L. (1996). Training in interpersonal skills: TIPS for managing people at work (2nd ed.) (pp. 217 ? 246). Upper Saddle River, N J: Prentice Hall. Thompson, L. (2004). Making the team ? a guide for managers. (pp. 156 ? 176). Saddle River, NJ: Prentice Hall.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


1. É inevitável haver conflito?/ Conflict is unavoidable... Deutsch, M., & Coleman, P. T. (2000). The Handbook of conflict resolution ? theory and practice. S. Francisco, CA: Jossey-Bass 2. Os diferentes tipos de conflito nas equipas de trabalho: tarefa, processo e relação / The different types of team conflict: task, process and relationship. De Dreu, C. K. W., & Weingart, L. R. (2003). Task versus relationship conflict, team performance, and team member satisfaction: A meta-analysis. Journal of Applied Psychology, 88, 741-749. Jehn, K. A. (1995). A multimethod examination of the benefits and detriments of intragroup conflict. Administrative Science Quarterly, 40, 256-282. 3. Escalada do Conflito/ Escalating conflict Kramer, R. M., & Morsella, E. (2000). Communication and Conflict. In M. Deutsch & P.T. Coleman (Eds.), The handbook of conflict resolution ? theory and practice (pp. 131 ? 144). S. Francisco, CA: Jossey-Bass. Rubin, J. Z., Pruitt, D. G., & Kim, S. H. (1994). Social conflict, stalement, and settlement (2nd ed.). N. York: McGraw-Hill. 4. Competências de Gestão de Conflitos/ Skills for conflict management Rahim, M. A. (2002). Towards a theory of managing organizational conflict. International Journal of Conflict Management, 13, 205 ? 235. Thomas, K. W. (1992). Conflict and negotiation processes in organizations. In M. D. Dunnette, & L. M. Hough (Eds.), Handbook of industrial and organizational psychology (Vol.3, pp. 651-717). Palo Alto: Consulting Psychologists Press. 5. A Negociação como uma estratégia essencial de resolução de conflitos / Negotiation as an essential strategy of conflict solution Thompson (2001). The mind and heart of the negotiator (2nd Ed.). Upper Saddle River, N. J.: Prentice Hall.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-29