Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00670
Acrónimo :
00670
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
2.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
12.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
12.0h/sem
Trabalho Autónomo :
38.0
Horas de Trabalho Total :
50.0h/sem

Área científica / Scientific area


Competências Transversais

Departamento / Department


Núcleo de Línguas

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


1) Compreender e utilizar expressões quotidianas de uso muito frequente, assim como orações simples destinadas a satisfazer necessidades de tipo imediato. 2) Apresentar-se a si próprio e aos outros; pedir e dar informação pessoal básica sobre a morada, os pertences e as pessoas que conhece, assim como descrevê-los. 3) Perguntar e responder questões sobre si próprio, as pessoas que conhece e sobre as coisas que tem ou necessita e o rodeiam, de forma simples. 4) Escrever frases e orações muito simples enlaçadas com conectores simples. 5) Ler e compreender textos breves, fáceis e de conteúdo predizível formados por palavras de uso frequente.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1) O aluno ser capaz de compreender e usar expressões familiares e quotidianas, assim como enunciados muito simples, que visam satisfazer necessidades concretas. Poder apresentar-se e apresentar outros e ser capaz de fazer 2) perguntas e dar respostas sobre aspectos pessoais como, por exemplo, o 3) local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que tem. 4) Poder comunicar de modo simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente e se mostrar cooperante.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1- O alfabeto 2- Presentes: ser, estar, trabajar, llamarse. 3- Números 0-101 4- Os demonstrativos: 5- Género e número dos adjectivos. 6- Interrogativos: ¿Cómo?¿De dónde? ¿Cuántos? 7- Presentes regulares: -ar, -er- ir-. 8- Usos tú/usted 9- Género e numero dos adjectivos e substantivos. 10- Uso artigo determinao e indeterminado. 11- Interrogativos: ¿Dónde?¿Qué? ¿Quién? 12- Contraste: hay/está(n) 13- Adjectivos 14- Uso comparativos com adjectivos. 15- Presente indicativo, verbos irregulares 16- Verbos reflexivos. 17- Advebios e expressões de frequência. 18- Verbos gustar, encantar, doler... 19- Adbervios: también/tampoco

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os objetivos da UC estão articulados com o programa do seguinte modo: OA 1 - T1 T2 T3 T4 T5 T6 T7 OA 2 - T1 T2 T3 T4 T5 T6 T7 OA 3 - T7 T8 T9 T10 T11 T12 T13 T14 T15 T16 T17 OA 4 - T9 T10 T11 T12 T13 T14 T15 T16 T17 T18 T19

Avaliação / Assessment


1) Avaliação continua: a) Presença e Participação nas aulas - 20% da nota final; b) Prova de avaliação individual (teste escrito e prova oral) - 80 % da nota final 2) Avaliação final Realização de uma prova de avaliação final - 100% da nota final (esta avaliação final pode ser complementada com prova oral quando solicitado pelo docente.) Nota: Os campos da avaliação aplicam-se a todas as modalidades de ensino que vigorem (presencial, misto, online).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Será utilizado um conjunto de métodos de ensino que visam promover a capacidade de aprender do aluno, de uma forma autónoma e contínua, e orientados para a concretização dos objectivos de aprendizagem já referidos. Nomeadamente as aulas incluem exposições, realização de exercícios de aplicação na sala de aula, análise e discussão de textos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objetivos da UC estão articulados com a Metodologia de Ensino do seguinte modo: i) expositiva, para apresentação de materia de referência sobre as tematícas: Todos os OA ii) participativa, com análise e resolução de exercícios práticos: OA 2, 3 e 4 iii) activa, com realização de trabalhos individuais e de grupo: OA 2, 3, e 4 iv) auto-estudo, relacionada com o trabalho autónomo do aluno: Todos os OA.

Observações / Observations


Para alem dos conteúdos gramaticais o aluno toma conhecimento dos aspectos culturais do curso : - Nomes e apelidos em Espanha. - Formas de cortesia em Espanha. - A família Real Espanhola. - O transporte em Espanha. - Horários, costumes e estereótipos sobre Espanha e os Espanhóis. - Gastronomia Espanhola. - Bares e restaurantes. - Lazer e juventude Espanhola.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Prisma A1 - ejercicios - Método de Español para Extranjeros 2010 , Edinumen Prisma A1 - Método de Español para Extranjeros, 2010 Edinumen.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Gramatica De Uso De Español Para Extranjeros: Teoria Y Practica (2003) Ed. SM

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16