Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Competências Transversais
Departamento / Department
Núcleo de Línguas
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Os alunos devem ter uma compreensão muito básica do inglês, com alguma familiaridade com frases simples e vocabulário comum. Esta unidade curricular foi elaborada para principiantes que estão a iniciar a sua experiência académica com a língua inglesa e necessitam de competências básicas para a comunicação quotidiana.
Objetivos Gerais / Objectives
O principal objetivo desta unidade curricular é desenvolver competências básicas em Inglês Geral ao nível A1. Os alunos desenvolverão capacidades básicas para ler e compreender textos simples, escrever frases simples e parágrafos curtos, participar em conversas básicas e fazer pequenas apresentações orais. O curso tem como objetivo introduzir a gramática e o vocabulário básicos, preparando os alunos para níveis mais avançados de aprendizagem de inglês.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1: Os alunos serão capazes de ler e compreender textos simples, identificando as ideias principais e a informação-chave. OA2: Os alunos desenvolverão a capacidade de organizar as suas ideias em frases simples e parágrafos curtos, privilegiando a clareza e a coerência. OA3: Os alunos melhorarão a sua capacidade de participar em conversas básicas, apresentando os seus pontos de vista de forma clara e respondendo aos outros. OA4: Os alunos adquirem competências para preparar e fazer apresentações curtas e estruturadas usando uma linguagem simples. OA5: Os alunos expandirão o seu vocabulário básico e melhorarão o uso de estruturas gramaticais fundamentais. OA6: Os alunos aprenderão a compreender o inglês falado em contextos quotidianos simples, identificando informação chave e ideias principais.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Competências de leitura: Técnicas para compreender ideias principais, identificar informação chave e resumir textos simples. (OA1) Competências de escrita: Instrução sobre a estrutura das frases, desenvolvimento de parágrafos simples e organização básica da escrita. (OA2) Competências de fala: Prática de técnicas básicas de conversação, habilidades de apresentação curta, pronúncia e o uso de linguagem simples. (OA3, OA4) Competências de Audição: Estratégias para uma audição eficaz, identificação de pontos-chave em conversas e instruções simples e resumo do conteúdo falado. (OA1, OA6) Gramática: Revisão e prática de estruturas gramaticais básicas, incluindo tempos simples, artigos, preposições e padrões básicos de frases. (OA5) Vocabulário: Foco no vocabulário básico para uso diário, colocações comuns e termos essenciais para construir um vocabulário fundamental. (OA5)
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
As competências de leitura estão alinhadas com o OA1, melhorando a compreensão de textos simples. As competências de escrita apoiam o OA2, melhorando a capacidade de escrever frases e parágrafos claros e coerentes. As competências de expressão oral abordam os OA3 e OA4, desenvolvendo competências básicas de conversação e apresentação. As competências de audição contribuem para o OA6, melhorando a capacidade de compreender e resumir conteúdos simples falados. A gramática alinha-se com o OA5, aumentando a precisão nas estruturas gramaticais básicas. O vocabulário apoia o OA5 ao expandir a proficiência linguística fundamental.
Avaliação / Assessment
A avaliação contínua ao longo do semestre (100%): - Assiduidade e Participação (15%) Assiduidade regular e participação ativa nas atividades das aulas. - Atividade 1: Teste de Compreensão da Leitura (25%) Objetivo: Avaliar a capacidade dos alunos para compreender, identificar ideias principais e resumir textos simples, refletindo a sua capacidade de compreensão (OA1). - Atividade 2: Trabalho de escrita (30%) Objetivo: Avaliar a capacidade dos alunos de produzir frases e parágrafos básicos com organização e coerência claras (OA2). - Atividade 3: Apresentação Individual (30%) Objetivo: Avaliar a capacidade dos alunos de falar sobre um tema simples, preparar uma apresentação curta e estruturada e comunicar eficazmente as suas ideias utilizando convenções linguísticas básicas (OA3, OA4). Para concluir com sucesso a avaliação contínua ao longo do semestre, os estudantes não podem ter menos de 7 valores em nenhuma das componentes de avaliação assinaladas.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A unidade curricular utilizará uma combinação de aulas interativas, atividades de grupo, exercícios práticos e recursos multimédia. A ênfase será colocada na aprendizagem ativa através de: Aulas: Introdução às competências e conceitos básicos da língua, fornecendo conhecimentos fundamentais e estruturas para a comunicação quotidiana. Atividades de grupo: Melhoria das capacidades de falar e ouvir através de conversas estruturadas, interações entre pares e exercícios de colaboração. Exercícios de escrita: Atividades práticas de escrita de frases e parágrafos, incluindo redação, análise pelos pares e revisões para melhorar a qualidade da escrita. Apresentações: Os alunos preparam e fazem pequenas apresentações para desenvolver as suas capacidades de falar em público, utilizando recursos visuais simples e respeitando as convenções linguísticas básicas. Recursos online: Utilização de plataformas educativas para prática adicional, feedback e módulos de aprendizagem autónoma para reforçar a instrução em sala de aula.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As aulas e as actividades de grupo estão em conformidade com os OA3, OA4 e OA6, promovendo a participação ativa e melhorando as competências de comunicação oral, essenciais para conversas básicas e pequenas apresentações. Os exercícios de escrita apoiam o OA2, proporcionando experiência prática de escrita, feedback iterativo e oportunidades de melhoria, essenciais para o desenvolvimento de frases e parágrafos claros e coerentes. As apresentações estão diretamente relacionadas com o OA4, oferecendo experiência prática em falar em público e competências de apresentação, essenciais para uma comunicação eficaz. Os testes de compreensão de leitura estão alinhados com o OA1, avaliando a compreensão e as competências analíticas dos alunos relativamente a textos simples. As tarefas de escrita avaliam diretamente o OA2, exigindo que os alunos demonstrem a sua capacidade de escrever frases e parágrafos simples, claros e coerentes. As apresentações individuais avaliam o OA4 e o OA3, testando a capacidade dos alunos para pesquisar eficazmente e apresentar as suas ideias de forma estruturada.
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Murphy, R. (2019). English Grammar in Use. Cambridge University Press. Redman, S. (2017). English Vocabulary in Use. Cambridge University Press. Nunan, D. (2015). Practical English Language Teaching. McGraw-Hill Education. Swan, M. (2016). Practical English Usage. Oxford University Press. Soars, J., & Soars, L. (2017). New Headway: Beginner Student's Book. Oxford University Press.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-25