Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00673
Acrónimo :
00673
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
2.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
12.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
13.0h/sem
Trabalho Autónomo :
37.0
Horas de Trabalho Total :
50.0h/sem

Área científica / Scientific area


Competências Transversais

Departamento / Department


Núcleo de Competências Transversais

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhuns.

Objetivos Gerais / Objectives


OA1. Conhecer e utilizar os principais métodos e técnicas de estudo. OA2. Aprender a lidar com os momentos de avaliação. OA3. Elaborar planos individuais de estudo.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Promover o autoconhecimento e a autonomia dos estudantes no processo de aprendizagem através da aquisição de métodos e técnicas de estudo mais eficientes e eficazes.

Programa / Syllabus


1 - Identificação de barreiras ao estudo 2 - Estratégias e estilos de aprendizagem 3 - Estabelecer objetivos SMART 4 - Planeamentos: Gestão do tempo na Universidade 5 - Organização do estudo e do local de estudo 6 - Técnicas para promover a concentração 7 - Importância das fontes de informação 8 - Aprender lendo, ouvindo e escrevendo 9 - Elaboração de trabalhos individuais e em grupo 10 - Preparação para os momentos de avaliação

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1: CP 1, 2, 8 OA2: CP 6, 7, 9, 10 OA3: CP 3, 4, 5

Avaliação / Assessment


1 - Avaliação continua: Realização com sucesso do curso online da UC (obrigatório) 20% - Participação nas aulas e 10% exercícios autónomos 70% - Trabalho final (individual) Para concluir com sucesso a avaliação contínua, os estudante não podem ter menos de 7 valores em nenhuma das componentes de avaliação assinaladas. 2 - Avaliação final (1ª Época; 2ªÉpoca; Época Especial) 100% - Trabalho final (individual) A avaliação final pode ser complementada com prova oral quando solicitado pelo docente.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA1: Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência. MEA2: Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos. MEA3: Activas, com realização de trabalhos individuais. MEA4: Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem nos estudantes que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem. As aulas estão em articulação com todos os objetivos de aprendizagem.

Observações / Observations


O curso online encontra-se disponível na Plataforma Online Learning: https://online-learning.iscte-iul.pt/ Os campos da FUC aplicam-se a todas as modalidades de ensino que vigorem.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Blerkom, D.L. (2009). College Study Skills: Becoming a Strategic Learner. Boston,USA: Wadsworth Cengage Learning Carrilho, F. (2013). Como Estudar Melhor: Um guia para o teu sucesso. Lisboa: Editorial Presença Carrilho, F. (2005). Métodos e técnicas de estudo. Lisboa: Editorial Presença. Martin, L. S. (2013). Estudar Sem Stress. Carcavelos: Self. Uelaine, L. A. (2009). Study Skills Strategies: Get The Most From Every Minute Of Learning. USA: Axzo Press. Wilson, E. & Bedford, D. (2009). Study skills for part-time students. Essex, England: Pearson Education Limited.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Boulay, D. (2009). Study Skills For Dummies. West Sussex, England: John Wiley & Sons, Ltd. Claire, C. (2009). Study Skills for Health and Social: Care Students. London: SAGE Publications Ltd. Cottrell, S. (2013) The Study Skills Handbook. Uk: PalgraveMacmillan. Creme, P & Lea, M., R. (2008). Writing at University. Berkshire, England: Open University Press. Downing, S. (2017). On Course: Strategies for Creating Success in College and in Life. Boston, USA: Cengage Learning. Kennedy, J. (2004). Study Skills. Maximise Your Time to Pass Exams. UK: Studymates. McIlroy, D. (2005). Exam Success. London: SAGE Publications Ltd. Neves, J., Garrido, M., & Simões, E. (2006). Manual de competências pessoais, interpessoais e instrumentais: Teoria e prática. Lisboa: Edições Sílabo. Neville, C. (2010). The complete guide to referencing and avoiding plagiarism. Berkshire, England: Open University Press. Oliver, P. (2012). Succeeding with Your Literature Review. Berkshire, England: Open University Press. Pritchard, A. (2008). Studying and Learning at University Vital Skills for Success in Your Degree. London: SAGE Publications Ltd. Talbot, C. (2010). Studying at a distance. Berkshire, England: Open University Press. Whetten, D. A., & Cameron, K. S. (2004). Developing management skills . New York: HarperCollins.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16