Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00673
Acrónimo :
00673
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
2.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
12.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
13.0h/sem
Trabalho Autónomo :
37.0
Horas de Trabalho Total :
50.0h/sem

Área científica / Scientific area


Competências Transversais

Departamento / Department


Núcleo de Competências Transversais

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhuns.

Objetivos Gerais / Objectives


Promover o autoconhecimento e a autonomia dos estudantes no processo de aprendizagem através da aquisição de métodos e técnicas de estudo mais eficientes e eficazes.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Conhecer e utilizar os principais métodos e técnicas de estudo. OA2. Aprender a lidar com os momentos de avaliação. OA3. Elaborar planos individuais de estudo.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1 - Identificação de barreiras ao estudo 2 - Estratégias e estilos de aprendizagem 3 - Estabelecer objetivos SMART 4 - Planeamentos: Gestão do tempo na Universidade 5 - Organização do estudo e do local de estudo 6 - Técnicas para promover a concentração 7 - Importância das fontes de informação 8 - Aprender lendo, ouvindo e escrevendo 9 - Elaboração de trabalhos individuais e em grupo 10 - Preparação para os momentos de avaliação

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1: CP 1, 2, 8 OA2: CP 6, 7, 9, 10 OA3: CP 3, 4, 5

Avaliação / Assessment


Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA1: Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência. MEA2: Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos. MEA3: Activas, com realização de trabalhos individuais. MEA4: Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. | 1 - Avaliação continua: Realização com sucesso do curso online da UC (obrigatório) 30% - Participação nas aulas e exercícios autónomos 70% - Trabalho final (individual) 2 - Avaliação final (1ª Época; 2ªÉpoca; Época Especial) 100% - Trabalho final (individual) A avaliação final pode ser complementada com prova oral quando solicitado pelo docente (ex. situações de plágio).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem nos estudantes que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem. As aulas estão em articulação com todos os objetivos de aprendizagem.

Observações / Observations


O curso online encontra-se disponível na Plataforma Online Learning: https://online-learning.iscte-iul.pt/ Os campos da FUC aplicam-se a todas as modalidades de ensino que vigorem.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Wilson, E. & Bedford, D. (2009). Study skills for part-time students. Essex, England: Pearson Education Limited. Uelaine, L. A. (2009). Study Skills Strategies: Get The Most From Every Minute Of Learning. USA: Axzo Press. Martin, L. S. (2013). Estudar Sem Stress. Carcavelos: Self. Carrilho, F. (2005). Métodos e técnicas de estudo. Lisboa: Editorial Presença. Carrilho, F. (2013). Como Estudar Melhor: Um guia para o teu sucesso. Lisboa: Editorial Presença Blerkom, D.L. (2009). College Study Skills: Becoming a Strategic Learner. Boston,USA: Wadsworth Cengage Learning

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Whetten, D. A., & Cameron, K. S. (2004). Developing management skills . New York: HarperCollins. Talbot, C. (2010). Studying at a distance. Berkshire, England: Open University Press. Pritchard, A. (2008). Studying and Learning at University Vital Skills for Success in Your Degree. London: SAGE Publications Ltd. Oliver, P. (2012). Succeeding with Your Literature Review. Berkshire, England: Open University Press. Neville, C. (2010). The complete guide to referencing and avoiding plagiarism. Berkshire, England: Open University Press. Neves, J., Garrido, M., & Simões, E. (2006). Manual de competências pessoais, interpessoais e instrumentais: Teoria e prática. Lisboa: Edições Sílabo. McIlroy, D. (2005). Exam Success. London: SAGE Publications Ltd. Kennedy, J. (2004). Study Skills. Maximise Your Time to Pass Exams. UK: Studymates. Downing, S. (2017). On Course: Strategies for Creating Success in College and in Life. Boston, USA: Cengage Learning. Creme, P & Lea, M., R. (2008). Writing at University. Berkshire, England: Open University Press. Cottrell, S. (2013) The Study Skills Handbook. Uk: PalgraveMacmillan. Claire, C. (2009). Study Skills for Health and Social: Care Students. London: SAGE Publications Ltd. Boulay, D. (2009). Study Skills For Dummies. West Sussex, England: John Wiley & Sons, Ltd.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16