Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00673
Acrónimo :
00673
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol, Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
2.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
12.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
13.0h/sem
Trabalho Autónomo :
37.0
Horas de Trabalho Total :
50.0h/sem

Área científica / Scientific area


Competências Transversais

Departamento / Department


Núcleo de Competências Transversais

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo geral da UC é contribuir para o reconhecimento da relevância dos métodos e técnicas de estudo no percurso académico e profissional dos estudantes. Pretende-se apoiar o desenvolvimento de competências de autorregulação da aprendizagem nos/as estudantes do ensino superior, promovendo o autoconhecimento enquanto aprendentes, a adoção de estratégias de estudo eficazes e a construção de hábitos positivos de organização académica. Visa-se a capacitação dos/as estudantes na identificação e superação de barreiras ao estudo, como a procrastinação, a má gestão do tempo e o uso de métodos e técnicas desajustados ao seu perfil, com vista à melhoria do desempenho académico, aumento da autonomia e construção de percursos de aprendizagem mais conscientes e motivadores. Valoriza-se o trabalho em equipa como instrumento de aprendizagem, promovendo a cooperação e a aplicação de técnicas que potenciem a eficácia do estudo colaborativo e o desenvolvimento de competências interpessoais.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. No final da UC, cada estudante deverá reconhecer a relevância dos métodos e técnicas de estudo para o percurso académico e profissional. OA2. Adquirir as competências necessárias para reconhecer os hábitos, desafios e estilos/perfis de aprendizagem; OA3. Analisar as barreiras ao estudo e aplicar diferentes estratégias para as mitigar; OA4. Refletir sobre a importância do trabalho em equipa e implementar estratégias que potenciem a comunicação, a gestão de conflitos e a eficácia do estudo colaborativo. OA5. Planear e organizar o tempo de estudo; OA6. Testar diferentes estratégias de estudo individuais e em equipa; OA7. Identificar e aplicar diferentes estratégias para lidar com tarefas académicas e para otimizar a preparação de avaliações.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1 – Métodos e técnicas de estudo: sua relevância no percurso académico e profissional. CP2 - Autoconhecimento na aprendizagem: hábitos, estilos e perfis de aprendizagem (autorregulação, perfis motivacionais). CP3 – Barreiras ao estudo (procrastinação, falta de motivação, ansiedade): causas, impactos e estratégias de superação (Pomodoro; objetivos SMART). CP4 – Metodologias colaborativas (Scrum; TBL; DT) e competências de trabalho em equipa (comunicação eficaz, escuta ativa, papéis e regras, mediação de conflitos). CP5 - Gestão e organização do tempo: análise do uso real do tempo, planeamento a longo, médio e curto prazo; organização de tarefas através de ferramentas digitais e/ou analógicas. CP6 – Perfis e técnicas de estudo individuais e em equipa. CP7 - Plano individual de estudo e preparação para as avaliações.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


CP1 e CP2 contribuem para os OA1 e OA2, alternando entre reflexões sobre a relevância dos MTE nos percursos académicos e profissionais, e momentos ativos e práticos de autodiagnóstico sobre hábitos, estilos e perfis de aprendizagem, procedidos da análise e discussão dos seus resultados. O OA3 é assegurado pelo CP3 que incentiva o autoconhecimento relativamente às diferentes barreiras ao estudo e estimula o desenvolvimento reflexivo de estratégias para as mitigar. O CP4 fundamenta o OA4 que visa o reconhecimento da importância do trabalho em equipa, o conhecimento e a aplicação de metodologias e ferramentas colaborativas com o objetivo de o otimizar. O OA5 e o OA7, suportados pelos CP5 e CP7, focam-se na gestão, organização e planeamento do tempo de estudo e o recurso à elaboração de planos individuais que visem a otimização dos resultados. Alinhado com o CP6, o OA6 procura o conhecimento e experimentação/aplicação de diferentes estratégias de estudo, individuais e em equipa.

Avaliação / Assessment


I - Avaliação ao longo do semestre A participação nas aulas (60%) será avaliada ao longo do semestre, através da realização e submissão dos seguintes exercícios realizados individualmente e em equipa: 1. Atividades individuais (20%) 1.1 Realização dos exercícios de autodiagnóstico (perfil de aluno; estilos de aprendizagem; estratégias de estudo; barreiras ao estudo). – 10% 1.2 Elaboração e implementação de um plano semanal de estudo. – 5% 1.3 Elaboração de um plano individual de melhoria. - 5% 2. Atividades em equipa (40%), constituídas de forma aleatória, com um número máximo de 5 elementos, que incluem: 2.2. Discussão de casos reais, participação em role play, no World Cafe e nos momentos de reflexão coletiva. – 10% 2.3. Preparação, dinamização e participação nas oficinas de estratégias de estudo individuais e em equipa. – 30% 4. Portefólio reflexivo individual final - 40% (a ideia aqui será que os/as estudantes construam esta ferramenta ao longo das aulas, a partir de todos os exercícios realizados, refletindo sobre as aprendizagens concretizadas). (deixamos ficar o texto da FCU anterior?) - Para finalizar com sucesso a avaliação ao longo do semestre, os estudantes não podem ter menos de 7 valores em nenhuma das componentes de avaliação assinaladas. Os estudantes devem, ainda, cumprir com uma assiduidade mínima a 70% das aulas e concluir o curso online da UC.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC visa dotar os/as estudantes das competências necessárias para a adoção de métodos e técnicas de estudo ajustadas ao seu perfil, identificando e mitigando barreiras, otimizando a sua experiência de aprendizagem através de estratégias e ferramentas de trabalho colaborativo. Para alcançar este objetivo geral, adota uma abordagem participativa e ativa, em consonância com o modelo pedagógico do Iscte, promovendo a centralidade do estudante, a aprendizagem significativa, a autonomia e a articulação entre a teoria e a prática. As metodologias mobilizadas são desenhadas para promover o envolvimento dos estudantes na construção do seu próprio percurso de aprendizagem, com foco no desenvolvimento de competências transversais essenciais para o sucesso académico. Utilizam-se as seguintes metodologias de ensino: 1. Exposição de conteúdos teóricos de forma sintética e clara para introdução de conceitos-chave, complementada com bibliografia de referência e recurso a exemplos e casos práticos. 2. Demonstração de ferramentas e técnicas a partir de exemplos reais e de momentos de aplicação e testagem. 3. Dinâmicas de trabalho apoiadas em atividades que estimulam a comunicação, o trabalho em equipa e a resolução de problemas; 4. Análise de cenários/ casos reais ou fictícios, envolvendo discussão, role playing e desenvolvimento de estratégias inovadoras, permitindo a aplicação de conhecimentos em situações práticas; 5. Aula invertida como forma de estimular a autonomia e a participação no processo de ensino-aprendizagem. Atendendo ao número limitado de horas de contacto, o trabalho autónomo dos/as estudantes é fundamental para consolidar as aprendizagens. Este trabalho inclui: 1. Leituras orientadas e artigos sobre métodos de estudo, autorregulação e motivação; 2. Visionamento dos vídeos do curso online da plataforma Iscte online learning; 3. Colaboração em equipa na realização dos trabalhos propostos (p. ex. reuniões, tarefas de preparação, dinamização das aulas, etc.); 4. Preparação de tarefas reflexivas e construção de planos individuais de estudo. Estas metodologias garantem a coerência com os princípios do modelo pedagógico do Iscte, promovendo uma aprendizagem ativa, reflexiva, centrada no estudante e relevante para o seu desenvolvimento académico, pessoal e profissional.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A coerência entre as metodologias de ensino, as estratégias de avaliação e os objetivos de aprendizagem resulta de um encadeamento intencional que garante que cada competência é trabalhada em aula, consolidada em atividades autónomas e verificada em momentos de avaliação. OA1 e OA2: Os momentos expositivos ativos introduzem a importância dos métodos e técnicas de estudo como competência transversal ao meio académico e profissional e exploram conceitos-chave relevantes para a sua compreensão e aplicação. A atividade 1 incide nos métodos e técnicas já utilizados pelos/as estudantes, enquanto as atividades 2 e 3 introduzem ferramentas de autodiagnóstico a partir das quais poderão refletir e aplicar novos métodos e técnicas. OA3: Nas barreiras ao estudo, atividade 1 é de autodiagnóstico, e a 2 incide nas experiências adquiridas, a partir de sondagens rápidas. A atividade 3, traz cenários fictícios ou reais e vai incentivar a discussão em equipa, a resolução de problemas e a aplicação de conhecimentos. OA4: a atividade 1 que compreende uma sondagem rápida; a atividade 2, em equipa, visa a construção de um padlet com as metodologias de trabalho em equipa que conhece; e a atividade 3, de autodiagnóstico ativa a autorreflexão individual e coletiva. A atividade 4, em equipa, é de aplicação de conhecimentos para a resolução de problemas e de discussão com role playing. OA5: A atividade 1 é individual e reflexiva, pede a definição de objetivos através da metodologia SMART. A atividade 2, visa a aplicação de conhecimentos de planeamento e gestão de tempo. A atividade 3, traz cenários reais para discussão e solicita a definição de um planeamento que permita alcançar objetivos predefinidos. Para este objetivo contribuirá, também, um momento de exposição ativa que pretende dar a conhecer e explorar a utilização de ferramentas digitais de gestão do tempo. A atividade 5 propõe a realização de um trabalho autónomo, no qual os/as estudantes são desafiados a criar e aplicar um plano de estudo para uma semana, utilizando os espaços disponíveis do Iscte para o efeito, com o registo das dificuldades sentidas e das conquistas. OA6: Para alcançar este objetivo, os/as estudantes serão desafiados a preparar, em equipas, mini oficinas/workshops de estratégias de estudo individuais e e em equipa, com exercícios práticos para os/as colegas poderem testar e explorar. Centrado na metodologia Aula Invertida, trabalha-se a autonomia dos/as estudantes, competências de organização e de trabalho em equipa. OA7: A atividade 1 com as sondagens rápidas convoca as experiências adquiridas e a sua partilha. A atividade 2 pretende a aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo das aulas, propondo uma atividade para resolver em aula e em equipa, com enfoque na descrição, reflexão e compreensão do processo seguido para a sua resolução. A atividade 3 supõe a elaboração de um plano pessoal de melhoria, mobilizando as estratégias e técnicas aprendidas.

Observações / Observations


O curso online encontra-se disponível na Plataforma Online Learning: https://online-learning.iscte-iul.pt/. Nesta UC será permitido que os/as estudantes utilizem ferramentas de Inteligência Artificial (IA). Entende-se que estas ferramentas podem apoiar a realização de algumas tarefas que visem a otimização da produtividade, nomeadamente na identificação de estratégias utilizadas para lidar com tarefas académicas, e/ou num planeamento e organização mais eficazes. Será incentivada a utilização em contexto de aula com o propósito de facultar um ambiente seguro e um acompanhamento pedagógico no sentido de orientar para as melhores práticas na utilização destas ferramentas em contexto académico.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Araújo, J. C. (2013). Como saber estudar. Plátano Editora. Brown, P. C., Roediger III, H. L., & McDaniel, M. A. (2014). Make it stick: The science of successful learning. Belknap Press Carrilho, F. (2013). Como Estudar Melhor: Um guia para o teu sucesso. Editorial Presença Carrilho, F. (2005). Métodos e técnicas de estudo. Editorial Presença. Credé, M., & Phillips, L. A. (2011). A meta-analytic review of the Motivated Strategies for Learning Questionnaire. Learning and Individual Differences, 21(4), 337–346. https://doi.org/10.1016/j.lindif.2011.03.002 Downing, S. (2017). On Course: Strategies for Creating Success in College and in Life. Cengage Learning. Estanqueiro, A. (2019). Saber Lidar com as Pessoas. Princípios da Comunicação Interpessoal. 25ª edição. Editorial Presença. Estanqueiro. A. (2009). Aprender a estudar. Edições Sílabo. Uelaine, L. A. (2009). Study Skills Strategies: Get The Most From Every Minute Of Learning. Axzo Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Cottrell, S. (2013). The Study Skills Handbook. Palgrave Macmillan. Fleming, N. and Baume, D. (2006) Learning Styles Again VARKing up the RIGHT Tree! Educational Developments, 7, 4-7. https://www.scirp.org/reference/ReferencesPapers.aspx?ReferenceID=1223937 Kennedy, J. (2004). Study Skills. Maximise Your Time to Pass Exams. Studymates. McIlroy, D. (2005). Exam Success. SAGE. Oliver, P. (2012). Succeeding with Your Literature Review. Open University Press. Pritchard, A. (2008). Studying and Learning at University Vital Skills for Success in Your Degree. SAGE. Pintrich, P. R. (2000). The role of goal orientation in self-regulated learning. In M. Boekaerts, P. R. Pintrich, & M. Zeidner (Eds.), Handbook of self-regulation (pp. 451–502). Academic Press. Steel, P. (2007). The nature of procrastination: A meta-analytic and theoretical review of quintessential self-regulatory failure. Psychological Bulletin, 133(1), 65–94. https://doi.org/10.1037/0033-2909.133.1.65 Tuckman, B. W. (2005). Relations of Academic Procrastination, Rationalizations, and Performance in a Web Course with Deadlines. Psychological Reports, 96(3_suppl), 1015-1021. https://doi.org/10.2466/pr0.96.3c.1015-1021 (Original work published 2005). Weinstein, Y., Madan, C. R., & Sumeracki, S. (2018). Teaching the science of learning. Cognitive Research: Principles and Implications, 3(1), 1–17. https://doi.org/10.1186/s41235-017-0087-y Wilson, E. & Bedford, D. (2009). Study skills for part-time students. Pearson Education Limited. Yockey, R. D. (2016). Validation of the Short Form of the Academic Procrastination Scale. Psychological Reports, 118(1).

Data da última atualização / Last Update Date


2025-07-17