Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Competências Transversais
Departamento / Department
Núcleo de Competências Transversais
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Sem pré requisitos
Objetivos Gerais / Objectives
- Compreender a importância do pensamento crítico na vida académica e profissional; - Identificar os elementos de um argumento simples e complexo; - Analisar argumentos simples e argumentos complexos; - Reconhecer erros no discurso quotidiano; - Avaliar a qualidade de argumentos e textos argumentativos; -Criar argumentos simples e complexos em debate oral e produção escrita.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA*1- Analisar argumentos tendo em conta a sua estrutura e conteúdo; OA2 - Argumentar face a uma temática; OA3 - Identificar a validade dedutiva de proposições; OA4 - Questionar argumentos, identificando os seus pontos fracos. * Objectivo de aprendizagem
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP*1 Importância do pensamento crítico CP2 - Discurso argumentativo CP3 - Tipos de argumentos e estrutura de argumentos CP4 - Qualidade dos argumentos e falhas na argumentação * CP. Conteúdoprogramático
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A demonstração de coerência decorre da interligação de conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (AO) explicita-se da forma seguinte: OA1 - CP1, CP2 OA2 - CP2 OA3 - CP3,CP4
Avaliação / Assessment
Exposição, exercícios debate, leituras, discussões de casos (em pequenos grupos). A participação activa nos trabalhos a realizar nas aulas práticas é expectável. Av. Continua TPCs- 15% (1 TPC - 5% + 1 TPC - 10%) Assiduidade/participação - Exercicios em aula + debate grupos- 25% Trab. Final (60%) Épocas de Exames Trabalho Escrito -100% – Para concluir com sucesso a avaliação contínua, os estudante não podem ter menos de 7 valores em nenhuma das componentes de avaliação assinaladas; – No caso de UC em que a Avaliação Final contemple um trabalho indicar: a atribuição da avaliação final poderá implicar uma discussão do trabalho final submetido nos prazos de avaliação previamente definidos.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A metodologia de ensino é teórico/prática com vários exercicios/dinâmicas em sala de aula e trabalho autónomo
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O processo de ensino-aprendizagem compreende aulas teórico/práticas (TP). Para além de exposições breves, introduzindo modelos e conceitos chave, nas aulas são debatidos casos de estudo e analisados textos com vista ao desenvolvimento das campetências de pensamento crítico. Pretende-se desta forma consolidar os conceitos leccionados com a discussão de exemplos e esclarecimento de dúvidas. O trabalho autónomo é apresentado em conjunto com o documento de Planeamento de UC, detalhado para cada aula.
Observações / Observations
-Caso haja necessidade o ensino pode ter que ser feito online e o modelo de avaliação segue as indicações do modelo Hibrido O docente pode solicitar avaliação oral em situações que considere necessário
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Bowell, T., & Kemp, G. (2002). Critical thinking: a concise guide. London: Routledge. Weston, A. (2005). A arte de argumentar. Lisboa: Gradiva Cottrell, S. (2005). Critical Thinking Skills: Developing effective analysis and argument. New York: Palgrave McMillan.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Brookfield, S. (1987). Developing critical thinkers: challenging adults to explore alternative ways of thinking and acting. San Francisco: Jossey-Bass. Morgado, P. (2003). Cem argumentos: A lógica, a retórica e o direito ao serviço da argumentação. Porto: Vida Económica. Paul, R., & Elder, L. (2001). The miniature guide to critical thinking: concepts and tools. Foundation for Critical Thinking. Thayer-Bacon, B.J. (2000). Transforming critical thinking: thinking constructively. New York: Teachers College Press.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-15