Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00677
Acrónimo :
00677
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
2.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
12.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
13.0h/sem
Trabalho Autónomo :
37.0
Horas de Trabalho Total :
50.0h/sem

Área científica / Scientific area


Competências Transversais

Departamento / Department


Núcleo de Competências Transversais

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Sem pré requisitos

Objetivos Gerais / Objectives


O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA*1- Analisar argumentos tendo em conta a sua estrutura e conteúdo; OA2 - Argumentar face a uma temática; OA3 - Identificar a validade dedutiva de proposições; OA4 - Questionar argumentos, identificando os seus pontos fracos. * Objectivo de aprendizagem

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


- Compreender a importância do pensamento crítico na vida académica e profissional; - Identificar os elementos de um argumento simples e complexo; - Analisar argumentos simples e argumentos complexos; - Reconhecer erros no discurso quotidiano; - Avaliar a qualidade de argumentos e textos argumentativos; -Criar argumentos simples e complexos em debate oral e produção escrita.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP*1 Importância do pensamento crítico CP2 - Discurso argumentativo CP3 - Tipos de argumentos e estrutura de argumentos CP4 - Qualidade dos argumentos e falhas na argumentação * CP. Conteúdoprogramático

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A demonstração de coerência decorre da interligação de conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (AO) explicita-se da forma seguinte: OA1 - CP1, CP2 OA2 - CP2 OA3 - CP3,CP4

Avaliação / Assessment


Exposição, exercícios debate, leituras, discussões de casos (em pequenos grupos). A participação activa nos trabalhos a realizar nas aulas práticas é expectável. Av. Continua TPCs- 15% (1 TPC - 5% + 1 TPC - 10%) Assiduidade/participação - Exercicios em aula + debate grupos- 25% Trab. Final (60%) Épocas de Exames Trabalho Escrito -100% – Para concluir com sucesso a avaliação contínua, os estudante não podem ter menos de 7 valores em nenhuma das componentes de avaliação assinaladas; – No caso de UC em que a Avaliação Final contemple um trabalho indicar: a atribuição da avaliação final poderá implicar uma discussão do trabalho final submetido nos prazos de avaliação previamente definidos.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A metodologia de ensino é teórico/prática com vários exercicios/dinâmicas em sala de aula e trabalho autónomo

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O processo de ensino-aprendizagem compreende aulas teórico/práticas (TP). Para além de exposições breves, introduzindo modelos e conceitos chave, nas aulas são debatidos casos de estudo e analisados textos com vista ao desenvolvimento das campetências de pensamento crítico. Pretende-se desta forma consolidar os conceitos leccionados com a discussão de exemplos e esclarecimento de dúvidas. O trabalho autónomo é apresentado em conjunto com o documento de Planeamento de UC, detalhado para cada aula.

Observações / Observations


-Caso haja necessidade o ensino pode ter que ser feito online e o modelo de avaliação segue as indicações do modelo Hibrido O docente pode solicitar avaliação oral em situações que considere necessário

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bowell, T., & Kemp, G. (2002). Critical thinking: a concise guide. London: Routledge. Weston, A. (2005). A arte de argumentar. Lisboa: Gradiva Cottrell, S. (2005). Critical Thinking Skills: Developing effective analysis and argument. New York: Palgrave McMillan.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Brookfield, S. (1987). Developing critical thinkers: challenging adults to explore alternative ways of thinking and acting. San Francisco: Jossey-Bass. Morgado, P. (2003). Cem argumentos: A lógica, a retórica e o direito ao serviço da argumentação. Porto: Vida Económica. Paul, R., & Elder, L. (2001). The miniature guide to critical thinking: concepts and tools. Foundation for Critical Thinking. Thayer-Bacon, B.J. (2000). Transforming critical thinking: thinking constructively. New York: Teachers College Press.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16