Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00677
Acrónimo :
00677
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol, Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
2.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
12.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
13.0h/sem
Trabalho Autónomo :
37.0
Horas de Trabalho Total :
50.0h/sem

Área científica / Scientific area


Competências Transversais

Departamento / Department


Núcleo de Competências Transversais

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Sem pré requisitos

Objetivos Gerais / Objectives


- Compreender a importância do pensamento crítico na vida académica e profissional; - Identificar os elementos de um argumento simples e complexo; - Analisar argumentos simples e argumentos complexos; - Reconhecer erros no discurso quotidiano; - Avaliar a qualidade de argumentos e textos argumentativos; -Criar argumentos simples e complexos em debate oral e produção escrita.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Obj de Aprendizagem OA1: Explorar como o PC é essencial em decisões informadas, resolução de problemas e desenvolvimento de argumentos sólidos no contexto académico e profissional. Identificar situações onde é aplicado. OA2: Estudar os componentes básicos de um argumento e como se combinam em argumentos complexos. Distinguir entre tipos de argumentos. OA3: Desenvolver habilidades para decompor argumentos, analisando criticamente textos e discursos, identificando pontos fortes e fracos. OA4: Aprender a identificar falácias lógicas e erros comuns do dia a dia. Reconhecer e corrigir erros em argumentos, melhorando a precisão do discurso. OA5: Desenvolver critérios para avaliar a qualidade de argumentos e textos argumentativos, considerando coerência, relevância, evidência e eficácia em diversos contextos. OA6: Praticar a construção de argumentos sólidos em debates orais e textos escritos. Formular e apresentar argumentos claros e estruturados, adaptando-os ao público e contexto.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Definição e importância do pensamento crítico (PC) • Aplicações do PC na vida académica e profissional • Benefícios do PC para a tomada de decisões e resolução de problemas CP2. Estrutura básica de um argumento: premissas e conclusão • Diferença entre argumentos simples e complexos • Ex de argumentos simples e complexos CP3. Métodos de análise de argumentos • Avaliação da validade das premissas • Identificação de pressupostos e implicações CP4. Falácias Lógicas e Erros Comuns • Definição de falácias lógicas • Tipos comuns de falácias (ex: apelo à autoridade, falsa dicotomia) • Reconhecimento de falácias em discursos quotidianos • Estratégias para evitar falácias CP5. Critérios para avaliar a qualidade de argumentos • Coerência, relevância e evidência • Análise crítica de textos CP6. Construção de Argumentos • Criar argumentos sólidos e persuasivos • Prática de construção de argumentos em diferentes contextos CP7. Aplicações Práticas do PC • Exercício de debate

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Demonstração de Coerência CP1-OA1 -A introdução ao PC e aplicações práticas fornecem a base teórica e exemplos concretos que ajudam os alunos a entender a relevância do PC em diferentes contextos. CP2-OA2- O estudo da estrutura básica de um argumento, permite aos alunos identificar e diferenciar entre argumentos simples e complexos. CP3-OA3 - A análise de argumentos, avaliação da validade e solidez das premissas, capacita os alunos a decompor e examinar argumentos de diferentes níveis de complexidade. CP4-OA4 -O estudo de falácias lógicas e erros comuns em argumentos ajuda os alunos a identificar e corrigir a clareza precisão dos argumentos. CP5-OA5- O desenvolvimento de critérios para avaliar a qualidade de argumentos e textos argumentativos permite aos alunos aplicá-los em diferentes contextos. CP6/CP7-OA6- A prática de construção de argumentos sólidos, tanto em debates orais quanto em textos escritos, capacita os alunos a formular e apresentar argumentos claros e bem estruturados.

Avaliação / Assessment


A avaliação ao longo do semestre é feita através da exposição, exercícios debate, leituras, discussões de casos (em pequenos grupos). A participação ativa nos trabalhos a realizar nas aulas práticas é expectável e obedece aos seguintes critérios: Assiduidade/participação - Exercicios em aula + debate em grupo (com um minimo de 80% de presenças) assiduidade 5%, participação 5%, debate 15% (total 25%) TPCs- 15% (1 TPC - 5% + 1 TPC - 10%) = 15% Trab. Final (60%) – Para concluir com sucesso a avaliação ao longo do semestre os estudante não podem ter menos de 7 valores em nenhuma das componentes de avaliação assinaladas Épocas de Exames Trabalho Escrito -100% Ainda que não seja recomendado, é possível optar pela avaliação por exame, esta a avaliação pode ainda implicar, por decisão do/a docente, uma discussão oral (a realizar-se, esta componente oral tem um peso na avaliação final de 40%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A metodologia de ensino é teórico/prática com vários exercicios/dinâmicas em sala de aula e trabalho autónomo Metodologia de Ensino • Aulas teóricas e práticas • Discussões em grupo e debate • Análise de casos e exemplos reais • Exercícios de redação e apresentação • Feedback e avaliação formativa

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O processo de ensino-aprendizagem compreende aulas teórico/práticas (TP). Para além de exposições breves, introduzindo modelos e conceitos chave, nas aulas são debatidos casos e analisados textos com vista ao desenvolvimento das competências de pensamento crítico. Pretende-se desta forma consolidar os conceitos lecionados com a discussão de exemplos e esclarecimento de dúvidas. O trabalho autónomo é apresentado em conjunto com o documento de Planeamento de UC, detalhado para cada aula.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Haber, J., (2020). Critical Thinking, MIT Press Bowell, T., & Kemp, G. (2002). Critical thinking: a concise guide. London: Routledge. Weston, A. (2005). A arte de argumentar. Lisboa: Gradiva Cottrell, S. (2005). Critical Thinking Skills: Developing effective analysis and argument. New York: Palgrave McMillan.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Brookfield, S. (1987). Developing critical thinkers: challenging adults to explore alternative ways of thinking and acting. San Francisco: Jossey-Bass. Morgado, P. (2003). Cem argumentos: A lógica, a retórica e o direito ao serviço da argumentação. Porto: Vida Económica. Paul, R., & Elder, L. (2001). The miniature guide to critical thinking: concepts and tools. Foundation for Critical Thinking. Thayer-Bacon, B.J. (2000). Transforming critical thinking: thinking constructively. New York: Teachers College Press.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-26