Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00677
Acrónimo :
00677
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol, Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
2.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
12.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
13.0h/sem
Trabalho Autónomo :
37.0
Horas de Trabalho Total :
50.0h/sem

Área científica / Scientific area


Competências Transversais

Departamento / Department


Núcleo de Competências Transversais

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Sem pré requisitos

Objetivos Gerais / Objectives


- Compreender a importância do pensamento crítico na vida académica e profissional; - Identificar e analisar os elementos de um argumento simples e complexo; - Reconhecer erros no discurso quotidiano e avaliar a qualidade de argumentos e textos argumentativos; -Criar argumentos simples e complexos em debate oral e produção escrita; -Desenvolver capacidades de pensamento crítico e criativo, estruturado em torno da análise de argumentos, da tomada de decisão reflexiva e da gestão de perspetivas divergentes, através das abordagens tradicionais da lógica informal com a metodologia dos Seis Chapéus do Pensamento de Edward de Bono, promovendo uma prática metacognitiva centrada no pensamento paralelo como estratégia de organização do raciocínio individual e colaborativo.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC, o/a estudante deverá ser capaz de: OA1: Identificar estruturas argumentativas e reconhecer falácias informais. OA2: Aplicar a metodologia dos Seis Chapéus do Pensamento a situações de análise crítica e resolução de problemas. OA3: Mobilizar pensamento divergente e convergente, integrando dados, emoções, riscos, oportunidades e criatividade. OA4: Trabalhar colaborativamente em tarefas de pensamento paralelo, gerindo diferentes modos de raciocínio. OA5: Avaliar criticamente decisões e argumentos com base numa abordagem estruturada e multidimensional do pensamento.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Definição e importância do pensamento crítico (PC) CP2. Estrutura básica de um argumento: premissas e conclusão • Ex de argumentos simples e complexos CP3. Métodos de análise de argumentos CP4. Falácias Lógicas e Erros Comuns CP5. Critérios para avaliar a qualidade de argumentos CP6. Construção de Argumentos CP7. Aplicações Práticas do PC CP8. O pensamento lateral e os fundamentos do modelo dos Seis Chapéus. CP9. Aplicações práticas de cada chapéu: dados (branco), emoções (vermelho), riscos (preto), benefícios (amarelo), criatividade (verde), gestão do pensamento (azul). CP10. Dinâmicas de pensamento paralelo em contexto académico, profissional e ético e Integração das metodologias argumentativas e dos Seis Chapéus em simulações, debates e exercícios escritos.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


A estrutura programática revela uma forte coerência com os objetivos de aprendizagem definidos, assegurando uma progressão lógica e integrada no desenvolvimento do pensamento crítico (PC). A abordagem inicial à definição e relevância do PC (CP1) responde ao OA1, contextualizando a sua aplicabilidade académica e profissional. A exploração da estrutura argumentativa (CP2), dos métodos de análise (CP3) e das falácias (CP4) permite atingir os OA2, OA3 e OA4, promovendo competências analíticas e de avaliação crítica. Os critérios de qualidade (CP5) e a prática de construção de argumentos (CP6) alinham-se com os OA5 e OA6, reforçando a capacidade de expressão argumentativa eficaz. A introdução ao pensamento lateral e ao modelo dos Seis Chapéus (CP8-CP10) complementa esta formação, oferecendo ferramentas práticas para a gestão do pensamento e a criatividade, aplicáveis em simulações, debates e contextos éticos, académicos e profissionais.

Avaliação / Assessment


A avaliação ao longo do semestre é feita através da exposição, exercícios debate, leituras, discussões de casos (em pequenos grupos). A participação ativa nos trabalhos a realizar nas aulas práticas é expectável e obedece aos seguintes critérios: Assiduidade/participação - Exercicios em aula + debate em grupo (com um minimo de 80% de presenças) assiduidade 1. Participação ativa nas sessões práticas e nos exercícios de grupo (20%) 2. TPCs- 15% (1 TPC - 5% + 1 TPC - 10%) = 15% 3. Ensaio individual aplicado aos Seis Chapéus do Pensamento sobre um dilema ou situação real (30%). 4. Reflexão crítica individual final, integrando as dimensões da UC e articulando pensamento argumentativo e pensamento paralelo (35%) – Para concluir com sucesso a avaliação ao longo do semestre os estudante não podem ter menos de 7 valores em nenhuma das componentes de avaliação assinaladas Épocas de Exames Trabalho Escrito -100% Ainda que não seja recomendado, é possível optar pela avaliação por exame, esta a avaliação pode ainda implicar, por decisão do/a docente, uma discussão oral (a realizar-se, esta componente oral tem um peso na avaliação final de 40%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A metodologia de ensino é teórico/prática com vários exercicios/dinâmicas em sala de aula e trabalho autónomo Metodologia de Ensino • Aulas teóricas e práticas • Discussões em grupo e debate • Análise de casos e exemplos reais • Exercícios de redação e apresentação A UC adota uma abordagem ativa e experiencial, combinando exposições teóricas com exercícios práticos e trabalho em grupo. As aulas intercalam momentos de análise de textos, debate estruturado, simulações com os chapéus, mapeamento visual de argumentos e resolução de dilemas. Serão utilizadas técnicas de role-playing e dinâmicas de grupo para operacionalizar o pensamento paralelo. Cada chapéu será tematizado em sessões específicas com tarefas dirigidas (ex.: uso exclusivo do chapéu verde para gerar alternativas criativas para um problema ético). O trabalho autónomo incluirá leituras críticas, fichas de análise de argumentação e reflexões escritas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O processo de ensino-aprendizagem compreende aulas teórico/práticas (TP). Para além de exposições breves, introduzindo modelos e conceitos chave, nas aulas são debatidos casos e analisados textos com vista ao desenvolvimento das competências de pensamento crítico. Pretende-se desta forma consolidar os conceitos lecionados com a discussão de exemplos e esclarecimento de dúvidas. O trabalho autónomo é apresentado em conjunto com o documento de Planeamento de UC, detalhado para cada aula. A avaliação formativa contínua e os instrumentos diversificados (ensaio, projeto, participação) asseguram que os estudantes desenvolvem e demonstram competências de pensamento crítico, criativo e colaborativo.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


De Bono, E. (2016). Os Seis Chapéus do Pensamento. Lua de Papel. Facione, P. A. (2011). Critical Thinking: What It Is and Why It Counts. Insight Assessment. Fisher, A. (2011). Critical Thinking: An Introduction. Cambridge University Press. Haber, J., (2020). Critical Thinking, MIT Press Paul, R., & Elder, L. (2014). The Miniature Guide to Critical Thinking: Concepts and Tools. Foundation for Critical Thinking.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Brookfield, S. (1987). Developing critical thinkers: challenging adults to explore alternative ways of thinking and acting. San Francisco: Jossey-Bass. Bowell, T., & Kemp, G. (2002). Critical thinking: a concise guide. London: Routledge. Cottrell, S. (2005). Critical Thinking Skills: Developing effective analysis and argument. New York: Palgrave McMillan. Morgado, P. (2003). Cem argumentos: A lógica, a retórica e o direito ao serviço da argumentação. Porto: Vida Económica. Thayer-Bacon, B.J. (2000). Transforming critical thinking: thinking constructively. New York: Teachers College Press. Weston, A. (2005). A arte de argumentar. Lisboa: Gradiva

Data da última atualização / Last Update Date


2025-07-23